0

Rio de felicidade, Bahia

Posted by Cottidianos on 16:43
Domingo, 02 de março


Apresento a vocês um pouco de poesia em meio à folia do carnaval... Em homenagem a duas belas capitais: Rio de Janeiro e Salvador.

Imagem: http://www.iabrj.org.br/conselho-da-uia-reconhece-candidatura-do-rio-para-sediar-congresso-de-2020/rio-de-janeiro

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Salvador,_Bahia


Rio de felicidade, Bahia

Hoje eu quero sair por aí
E do alto dos montes, do topo das colinas
Gritar que a vida é bela e vale a pena ser vivida.

Hoje eu quero te telefonar e te convidar
Para, num bar no Leblon, tomar aquela “loira” gelada
Ouvindo a Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto,
Tão bem cantada na voz de Leila Pinheiro.

Hoje eu quero ser mais rio, mais riso, mais brasileiro.
Não quero nem ouvir falar de violência.
Nem da droga das drogas.

Quero sair por aí e nem ser do morro nem do asfalto.
Quero ser da vida, da liberdade, da alegria.
Viajar nas asas da emoção,
Emocionar-me a cada sorriso de criança.

Quero comer um pão de queijo no alto do Pão de Açúcar
E me derreter na maciez do teu beijo doce,
Caramelado de paixão.
Sem me tornar, eu mesmo,  um cara melado,
Enjoativo, doce de mais, nem de menos, mas na medida certa.

Tiros de metralhadora? Nem pensar!
Quero mesmo é ouvir ainda em meus ouvidos
O estourar dos fogos do réveillon de Copacabana.
Acho que todo dia deveria ser réveillon,
Como promessa do que se faz sempre novo,
Da esperança que se renova
Em cada chuva de fogos coloridos, brilhantes.

Quero ouvir o alegre som das baterias
Das escolas de samba na Marques de Sapucaí.
Encantar meus olhos com o colorido das fantasias.
Quero deixar-me envolver pela batida forte e envolvente
Dos tambores do Olodum nas ruas
Da Bahia de todos os "santos, encantos e axés".

Quero ouvir o teu riso sereno e gostoso
Como as canções que o rio canta
Enquanto leva para longe suas águas claras e límpidas,
Indo vales adentro, pelas aldeias e povoados.

Na cadência bonita do samba que faço,
Sinto-me renovado vendo teu rebolado
Que as falsas baianas invejam
E se envergam para fazer igual,
Mas tu não lhes denegas tais trejeitos.

Hoje, quero fazer amor contigo
Na lagoa Rodrigo de Freitas
Ou nas ruas estreitas de São Salvador
Ou, até mesmo, descendo nos bondinhos
Do Cristo Redentor,
Pois teu amor é salvador, redentor.
Lava minha alma,
Como as baianas lavam as escadarias do Bonfim:
Com fé devota e perfumes deliciosos.
Hoje eu peço com súplica e devoção
Ao Senhor do Bonfim e ao Cristo Redentor:
Abençoai nosso rio de felicidade,
Na Bahia, no Rio, ou em qualquer lugar.





0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates