0

Com enredo sobre velocidade e homenagem a Ayrton Senna, Unidos da Tijuca é a grande campeã do carnaval carioca.

Posted by Cottidianos on 19:07
Quinta-feira, 05 de março

O desfile das escolas de samba foi emocionante, porém, a apuração dos votos na tarde desta quarta-feira, foi ainda mais. Os jurados foram muito rigorosos no julgamento dos quesitos. Para quem estava acostumado ao número abundante de notas 10 dos anos anteriores, a predominância de notas entre 9,5 e 9,9, surpreendeu a quem assistiu a decisão, seja em casa, seja no local onde estavam sendo apurados os votos. As escolas conseguiram dez em alguns quesitos, mas não foi tão fácil convencer os jurados de que mereciam uma nota dez. O desfile foi comovente desde o início, com várias escolas se alternando na liderança, porém, ao final, a disputa pelo primeiro lugar ficou na alternância entre as escolas Salgueiro e Unidos da Tijuca, seguidos pela Portela.

O quesito, Bateria, veio, enfim, colocar um fim à disputa, sendo a campeã revelada somente após a leitura da notas do último jurado. Haja coração! A Unidos da Tijuca recebeu o título de campeão do carnaval carioca, ficando apenas a décimo da segunda colocada. A Portela que fazia tempos não conseguia um bom resultado no desfile das escolas de samba, terminou a disputa em terceiro lugar.

Após o anúncio da vencedora, a emoção dominou os dirigentes da escola e os integrantes que acompanhavam a apuração através de telões montados na quadra da escola. Tamanha emoção vem do fato de que, para fazer aquele belíssimo espetáculo na Avenida Marques de Sapucai, no Rio de Janeiro, é necessário um ano de muito trabalho, perseverança, dedicação e muitas horas de ensaio. 

A escola campeã foi a última escola a desfilar, na madrugada de segunda para terça-feira e trouxe para a avenida o enredo “Acelera, Tijuca” que falava do tema da velocidade, tendo como grande homenageado, o mito do mundo automobilismo: Ayrton Senna. Mais uma vez, o criativo carnavalesco da escola, Paulo Barros, trouxe vida para a Sapucai, através de suas invenções, ou criações, como preferirem chamar. Paulo é um homem que admiro pela sua criatividade, pois, de onde menos se espera, ele faz brotar imaginação. Na festa de hoje,  a Unidos da tijuca comemora seu quarto título e, Paulo Barros, o terceiro, no grupo especial do carnaval do Rio.

O Salgueiro, segunda colocada, levou para a avenida o enredo “Gaia, a vida em nossas mãos” que tratava da relação do home com a natureza. O Jornal O Globo concede um prêmio aos melhores do carnaval, e o Salgueiro foi o vencedor deste prêmio.


A Portela, terceira colocada também fez um belo desfile com um enredo que falava da história do Rio de Janeiro, mais precisamente, da Avenida Rio Branco, a via mais representativa do centro do Rio, os arredores dessa região e as transformações pela qual passou essa região dos séculos 16 ao 21.


Em São Paulo a grande campeã do carnaval foi a escola de samba Mocidade Alegre, que conquistou o título pela terceira vez. O enredo escolhido pela vencedora do carnaval paulista foi "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar!" O desfile emocionou o público ao falar desse tema tão especial.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates