0

Terror em Brasília na Véspera da noite de Natal

Posted by Cottidianos on 22:47

Domingo, 25 de novembro



Prezados leitores e leitoras,

Desejo um Feliz Natal a todos e todas vocês!

Não importa se você mora no Brasil ou em outros países, o fato é que todos nós vivenciamos tempos complicados ultimamente. Ainda vivemos sob a ameaça do coronavírus, embora a vida tenha quase voltado ao normal. Também ainda testemunhamos a guerra na Ucrânia, guerra estúpida e sem sentido provocada por um tirano chamado Vladimir Putin.

Aqueles da Ucrânia ainda vivem pesadelo maior que imaginamos, pois lá o inverno é rigorosíssimo, e ainda estão tendo que racionar energia, isso quando tem energia para racionar. Imaginem o que é passar o inverno com temperaturas baixíssimas sem banho quente e sem aquecimento. Que sofrimento deve ser para todos, principalmente, para idosos e crianças. A gente vê as bombas caindo pelos noticiários, se revolta, as vezes nem raciocinamos que aquilo é apenas mais um prego nas mãos e nos pés de quem vive tal martírio.

Outro povo que tem passado maus bocados são os Estados Unidos da América. Os americanos enfrentam a pior tempestade de inverno em décadas que até agora vitimou 30 pessoas, e fez com que milhares de casas ficassem sem energia em plena noite de Natal. As nevascas e temperaturas de até 48 graus negativos obrigaram aeroportos a cancelar milhares de voos e várias estradas ficaram interditadas. O Natal por lá deve estar sendo, no mínimo, de muito transtorno, preocupação e tristeza para milhares de pessoas.

Países como Afeganistão e Iran, não vivem fenômenos climáticos tão devastadores, mas lá existe os regimes brutais que promovem retrocesso após retrocesso, sendo a principal vítimas desses regimes, as mulheres. Semana passada o Taliban determinou que as mulheres estão impedidas de frequentar universidades. No Irã, o jogador de futebol Amir Nars Azadani foi condenado à morte. O crime que ele cometeu? Participar de manifestações pelos direitos das mulheres no Irã. Regime político? De jeito nenhum. Regime de brutamontes, isso sim. Acho que os homens das cavernas conseguiam ser mais civilizados dos que os líderes desses regimes.

E aqui no Brasil, temos muita gente vivendo o melhor dos Natais com mesa e comida farta, e outros muitos mais sem tem o que comer. É assim o país da desigualdade.

Uma cena que chamou a atenção nesse ano foi o amontoado de gente em frente aos quarteis protestando contra o resultado das últimas eleições presidenciais. Quando será que esse povo vai se dar conta de que está fazendo papel de idiota? Parte das Forças Armadas foi e está sendo coniventes com esses fanáticos, e nem percebem que estão a criar ninhos de monstrengos terroristas. Nesses acampamentos em frente aos quarteis já chegaram a se realizar casamentos, e até funerais. Um absurdo sem tamanho. E eles ainda acreditam que estão defendo a Pátria. Defendendo a Pátria de que inimigos, pergunto eu?

Neste sábado, 24, a Polícia Civil de Brasília prendeu o bolsonarista George Washington de Oliveira Souza, 54 anos. Ele foi autuado em flagrante por ato de terrorismo. George confessou aos policiais que montou um artefato que foi instalado em um caminhão carregado de combustível estacionado em uma via de acesso ao aeroporto de Brasília.

Ele disse aos policiais que o objetivo era dar início ao caos na capital do país, forçando, dessa forma, a decretação de um estado de sítio. Durante um estado de sítio os poderes do Legislativo e do Judiciário ficam reduzidos, dessa forma, abrindo caminho para que as Forças Armadas assumissem o controle e recolocassem o capitão derrotado deles, Jair Bolsonaro, de volta ao poder. O objetivo de tamanha violência? Nas palavras do próprio detido “impedir a instalação do comunismo no Brasil”.

O plano era explodir o caminhão, na véspera da noite de Natal, depois fazer denúncias anônimas dizendo que havia mais bombas montadas na área de embarque do aeroporto. Eles também planejaram instalar mais uma bomba na subestação de energia elétrica de Taguatinga, instalando de vez o caos. A bomba só não foi levada até a subestação elétrica porque uma das integrantes que apresentou a ideia e que participava do plano não conseguiu carro para levar o artefato até lá.

E a bomba que foi colocada no caminhão só não explodiu por pura falta de experiência dos planejadores. A sorte foi que o motorista do caminhão, que nada tem a ver com história, percebeu algo estranho no veículo, e chamou a polícia.

A polícia foi lá, desarmou o artifício, e desbaratou o plano dos terroristas. George Washington nem de Brasília é. Ele chegou à capital em 12 de novembro, especialmente, para se juntar aos bolsonaristas acampados em frente ao quartel.

Em depoimento à polícia ele disse que em outubro do ano passado, tirou licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). A partir daí, passou a comprar pistolas, revólveres, fuzis, carabinas, e muita munição. No apartamento onde a polícia o encontrou, havia um verdadeiro arsenal. Porém, os documentos estavam irregulares, e ele foi autuado por porte e posse ilegal de armas de fogo e de uso restrito.

Ele trouxe as armas no próprio carro quando veio de Xinguá. Se os policiais o parassem no caminho, ele diria que iria participar de um concurso de tiros. George também disse aos policiais que foi a Brasília para aguardar a ordem para pegar em armas, e que distribuiria as armas entre os outros manifestantes.

George, que se diz gerente de um posto de gasolina na cidade onde mora, disse que resolveu tirar certificado de Colecionador de CACs por influência dos discursos de Jair Bolsonaro: “O que me motivou a adquirir as armas foram as palavras do presidente Bolsonaro que sempre enfatizava a importância do armamento civil”.

Uma das coisas interessantes que ele disse à polícia foi que ele participou dos atos terroristas em Brasília, dia 12 deste mês, e que teria conversado com os PMs que lá estavam, e os PMs haviam dito a ele que não iriam coibir os atos de vandalismo, desde que os manifestantes não agredissem os policiais.

Para ele, aquilo foi uma senha: A PM e os bombeiros estavam ao lado do presidente, e que, em breve seria decretada a intervenção militar que eles tanto desejavam e desejam. Como isso não ocorreu, então eles resolveram agir por conta própria e provocar um estado de sítio para forçar as FA a agirem.

Na manhã deste domingo, 25, a Justiça do Distrito Federal resolveu converter a prisão em flagrante de George em prisão preventiva, quando não há data para soltura.

Robson Candido, delegado da Polícia Civil do DF, disse em entrevista coletiva que “[O suspeito] veio justamente para participar das manifestações lá no QG, né, que é assim que eles se intitulam. Ele faz parte desse movimento de apoio ao atual presidente. E eles estão aí nessa missão ideológica, mas que saiu do controle. E as autoridades policiais, principalmente aqui em Brasília, nós iremos tomar todas as providências. Iremos prender qualquer um que atente contra o Estado Democrático de Direito, principalmente com ameaças e, principalmente agora, com bombas”.

Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, disse, neste domingo, que os acampamentos de bolsonaristas em frente aos quartéis se tornaram “incubadoras de terroristas”. “Os graves acontecimentos de ontem em Brasília comprovam que os tais acampamentos ‘patriotas’ viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas, com a velocidade possível

Após certa demora o ministro da Justiça Anderson Torres disse, neste domingo, que o ministério oficiou a PM para acompanhar as investigações sobre o ato terrorista planejado pelos bolsonaristas para ser acionado na véspera da noite de Natal.

Quem não se pronunciou sobre o acontecido foi o presidente Jair Bolsonaro. Até aí, nenhuma novidade. Acho até que Bolsonaro se pudesse se manifestar publicamente sobre o fato diria a seu apoiador terrorista: “Muito bem, patriota! Só estou bravo contigo porque o plano não deu certo”.

Neste domingo, nas redes sociais, o presidente se limitou a publicar um vídeo natalino no qual entrega presentes a crianças e diz: “Um feliz Natal com muita paz, ao lado daqueles que vocês mais amam!”. Até frases feitas como essas, na boca de Bolsonaro, viram pura falsidade.

Por causa do que aconteceu em Brasília neste fim de semana, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse, neste domingo, que os procedimentos para a posse de Lula, dia 1o de janeiro, serão reavaliados.

Pois é, amigos e amigas, o pesadelo ainda não acabou! Mas vai acabar! Faltam pouco dias para a posse do novo presidente, e é nosso desejo que tudo transcorra em paz.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates