0

Copa 2022: A consagração do rei

Posted by Cottidianos on 21:39

 Segunda-feira, 19 de dezembro

  

Domingo, meio dia, horário de Brasília. Para quem acompanhou os jogos da Copa do Mundo no Qatar, não havia outro programa a ser feito senão assistir a grande final entre dois grandes do futebol: França e Argentina.

Eu também estava nessa ansiedade desde o dia anterior, quando Croácia e Marrocos disputaram a 3ª colocação, tendo a Croácia ficado com a vaga. A Croácia vem fazendo boas campanhas desde 1998 quando participou do torneio pela primeira vez, e já chegou bem. Ficou com a 3ª colocação na ocasião. Nada mal para quem havia acabado de chegar. Nas Copas de 2002, 2006, e 2014, os Croatas nem chegaram a passar da fase de grupos. Em 2010 nem passou da fase eliminatória.

Em 2018 foi para a final com a França e ficou com o vice-campeonato. Este ano ficou com a terceira colocação.

Já a seleção de Marrocos também merece os parabéns. Foi a primeira vez que uma seleção do continente europeu chega a uma semifinal de Copa do Mundo. A seleção Marroquina jogou muito bem nessa Copa.

Mas o grande duelo mesmo ficou reservado para a final. E que final! De um lado o francês Kylian Mbappé e o do outro, o Argentino Lionel Messi. Não dava para dizer quem ganharia a competição. O nível das duas seleções foi muito bom durante toda a Copa.

Na estreia, a seleção argentina havia perdido de virada para a Arábia Saudita, mas conseguiu se formar no campeonato, graças a habilidade de seus jogadores e a inteligência do técnico, que escalou um time diferente a cada jogo, conforme as caraterísticas do adversário. Muitos pensaram: É louco. Mas ao final, venceu o louco.

O jogo foi quente do começo ao fim. Na metade do primeiro, Messi abriu o placar com gol de pênalti. Ainda no primeiro tempo, Di Maria fez outro para a Argentina. Soou o apito indicando o final do primeiro tempo. E a impressão que se tinha era a de que a Argentina já havia ganhado o jogo.

Mas, não esqueçamos que, do outro lado, havia um tal de Mbappé. Os times voltaram à campo para o segundo tempo e, apesar da melhora da França, a seleção Argentina ainda parecia mandar no jogo. A partida seguia, os torcedores argentinos gritavam olé, e faziam aquela festa. Cantar vitória antes do tempo nunca é bom. Principalmente quando se joga com a campeão da edição anterior do torneio ao qual se disputa.

Aos 35 minutos do segundo tempo, Mbappé abriu o placar para a França com gol de pênalti, e, menos de dois minutos depois, fez outro no canto esquerdo do goleiro Emiliano Martinez.

A seleção francesa, graças à habilidade de sua jovem estrela, conseguiu levar o jogo para a prorrogação. O jogo ficou ainda mais equilibrado na prorrogação com ataques e chances de gol perdidas dos dois lados. Para alívio da torcida, Messi fez mais um gol. Mbappé não podia deixar barato foi lá e fez um de pênalti. Perto do final da prorrogação, Emiliano Martinez, goleiro argentino, fez uma defesa heroica, não fosse isso, quem estaria celebrando o título de tricampeã era a França.

Veio a batalha dos pênaltis, e nela os argentinos se deram melhor e levaram o título de seleção campeã da Copa do Mundo do Qatar. Os argentinos tornaram-se tricampeões mundiais, quebrando um jejum de 36 anos de espera para colocar a terceira estrela no uniforme.

Na verdade, a seleção argentina estava com sede de títulos havia 28 anos, e esse sede foi satisfeita na Copa América. Em julho deste ano, disputando a Copa América, no Maracanã, a Argentina derrotou o Brasil pelo placar de 1 a 0. Acho que isso deu a eles a sensação de "nós podemos". E realmente estavam certos.

Para falar da vitória da seleção da Argentina tem que falar de quem estava por trás dela, pensando táticas, armando jogadas, observando adversários: Lionel Scaloni. Scaloni nunca havia assumido cargo de técnico principal. Em 2016-2017, ele atuou como auxiliar de Jorge Sampaoli no Sevilla, e em 2017-2018, na própria seleção argentina estava junto com Sampaoli desempenhando a mesma função.

Após a péssima campanha da seleção argentina na Copa de 2018, Sampaoli saiu da seleção e o cargo ficou vago. Por absoluta falta de opções, Scaloni assumiu o cargo como técnico interino, até encontrar alguém capaz de conduzir a seleção. Os resultados foram acontecendo e Scaloni acabou sendo efetivado. Outro feito importante do técnico foi aproximar a seleção do povo argentino que andava um pouco decepcionado com os jogadores devido às péssimas campanhas.

Scaloni já havia jogado como titular na seleção argentina, inclusive na de 2006. Messi também fez parte desse time, juntamente com dois outros jogadores que hoje auxiliam Scaloni na comissão técnica: Ayala e Pablo Aimar.

Quanto a Messi, quem disse que o sete vezes vencedor do prêmio de melhor do mundo precisa de apresentações? Messi é o cara. Essa foi a Copa dele. Um líder de seu grupo. Basta ver a fila de jogadores e membros da comissão técnica que se formou para poder abraça-lo depois da conquista do título.

Nem sempre essa relação foi assim tão amistosa. Os dias de Messi na seleção já foram um inferno. Depois da Copa de 2014, ele chegou a se afastar da seleção, deixou, inclusive, de participar de vários jogos, mas depois, mudou de ideia e voltou.

A situação não mudou depois da Argentina perder para a França nas oitavas de final, a ideia de deixar a seleção ainda rondava sua cabeça. Depois tudo mudou. Scaloni entrou e deu sangue novo aos jogadores argentinos, e o resultado vimos na tarde de ontem: a vitória da Argentina sobre a França e a consagração de Leonel Messi. Esse um menino que nasceu pobre, em dos subúrbios de Rosário, baixinho, com problemas de crescimento, viria a se tornar um predestinado, um gênio da bola.  

Neste domingo o Fantástico mostrou uma reportagem especial mostrando os lugares os lugares por onde Lionel Messi viveu antes de sair de Rosário há 28 anos. Na reportagem, Antonio Enrique Domínguez, último treinador de Messi em Rosário, diz: "Ele tinha uns sete anos quando chegou". Eu começo a treiná-lo aos 11, na última categoria do infantil. E ele já sabia tudo de futebol. Leo aprendeu o que sabe na rua, no quintal de casa. Ele chegou com um nível de conhecimento que os garotos demoravam cinco, seis, sete anos para alcançar".

Mas apesar de mesmo pequeno já mostrar tanto talento, o pequeno Messi tinha um problema. Na hora de correr ele não era o mais rápido.

"Avisaram que iam me mandar a joia da divisão infantil de Rosário. Eles falaram 'Olha ele é muito baixinho. Precisamos ajuda-lo a crescer", diz Diego Schwartzstein, médico endocrinologista.

E qual foi o diagnóstico? Quis saber o repórter.

"Ele tinha um déficit de hormônio do crescimento. Decidi fazer o tratamento que permite repor esse hormônio em falta para que a criança cresça normalmente e atinja a altura que sua genética permite", disse o médico.

Todo o tratamento era coberto pela situação financeira do pai de Messi. A situação na Argentina se tornou caótica. As famílias ficaram sem dinheiro. O pai de Messi também. E agora, seria o fim? Foi nessa hora que apareceu um personagem importantíssimo na carreira de Messi: O Barcelona.

O clube propôs pagar todo o tratamento com a condição de que o pequeno fosse para a Europa, jogar pelo Barcelona. Messi foi para a Europa e o resto da história a gente já sabe.

Porém, o espetáculo dessa grandiosa final não teria sido tão belo se do outro lado não estivesse uma França de cheia de talentos e com uma vontade danada também de ser tricampeã. Se a Argentina tinha Messi, a França tinha Mbappé.

A França fez uma campanha excelente nesta Copa, apesar dos problemas internos que enfrentou com jogadores lesionados. Terminou o primeiro tempo perdendo o jogo por 2 x 0, mas teve sangue frio para ir buscar o empate e levar o jogo para a prorrogação. Quase vencia a prorrogação não fosse a defesa salvadora do goleiro argentino.

Na França podemos destacar a atuação de Mbappé autor dos dois gols na final. O jovem de 22 anos é um fenômeno do futebol. É artilheiro no Paris Saint-Germain, onde tem Messi como companheiro de time, e foi artilheiro desta Copa. Estreou na seleção francesa, em março de 2017, aos 18 anos e, aos 22 anos, é um dos melhores jogadores do mundo, e logo de chegada fez parte da França campeã de 2018. Certamente dará muito trabalho aos adversários nas copas vindouras.

A nota que destoa de toda essa festa e que relato aqui nesse texto que é a atitude racista de alguns torcedores argentinos em diversos momentos da Copa, inclusive na final.

Primeiro os torcedores, alguns deles, fizeram ataques racistas aos jogadores da África do Sul após venceram o time argentino ainda na primeira fase da competição. Torcedores argentinos foram às redes sociais e fizeram postagens do tipo: “Desde quando o escravo aprendeu a jogar futebol?” Nesta final, os alvos dos ataques racistas dos argentinos foi Mbappé.

Infelizmente, em pleno século da tecnologia, ainda temos de aturar pessoas de pensamento pequeno, e que não tem a consciência de que somos todos iguais. A cor da pele não é nenhum indicativo de superioridade por parte deste ou daquele povo. E ainda mais nas Américas cujo sangue negro escorre em cada veia de corpo, em cada paralelepípedo de cada cidade, ser racista, é ser no mínimo, ignorante.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates