0

Guerreiros da informação

Posted by Cottidianos on 00:35
Sexta-feira, 01 de maio
Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima
(Volta por Cima – Paulo Vanzolini)








Esta pode ser uma postagem simples, de poucas palavras, mas muito especial. Nela, este blog Cottidianos faz uma homenagem aos veículos da imprensa brasileira que tem recebido, injustamente, muitos ataques e pedradas verbais, e que também, eles, veículos de grande credibilidade na imprensa nacional e internacional, tem sido vítimas constantes de ataques de bandidos virtuais que espalham fake news. A homenagem vai especialmente, para dois deles, os mais atacados: a Folha de São Paulo e a Rede Globo de Televisão.
Então vocês poderiam perguntar: A Folha e Globo acertaram sempre na cobertura dos fatos jornalísticos? Não, nem sempre. Como na vida ninguém é perfeito, também esses dois veículos já erraram em suas coberturas jornalísticas, em algum momento da história, mas, corrigiram seus erros, buscaram não repeti-los, e, mostraram que, na vida, quando se erra, ou quando se cai, não tem que ficar envergonhado ou enfiar a cabeça no buraco como faz um avestruz. Muito pelo contrário, fizeram como aconselha Paulo Vanzolini, na letra da canção Volta por Cima. Nela o genial compositor dá um conselho a quem cai: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Estes dois veículos, em especial, já apanharam no governo do PT e continuam apanhando no atual governo de Jair Bolsonaro. Isso apenas mostra a sua isenção, e que não estão a serviço de governos, mas sim, à serviço da sociedade brasileira e da boa informação.
Nesta quinta-feira, 30, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a Globo, chamando a emissora de lixo e ameaçando não renovar a concessão da emissora em 2022.  É a mesma coisa quando eu falei o “e daí?” e a deturpação por parte da Globo. Essa imprensa lixo chamada Globo. Ou melhor, lixo dá para ser reciclado. Globo nem lixo é, porque não pode ser reciclada. Entrou no “e daí” e insistiram em fazer perguntas idiotas, e eu cai na deles”. E acrescentou: “Essa imprensa lixo, porcaria. Não vou dar dinheiro para vocês. E, em 2022, não é ameaça não, assim como faço com todo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade para que possa ter a concessão renovada. Se não estiver tudo certo, não renovo a de vocês e nem a de ninguém”.
Tudo isso porque a Globo, assim como outras emissoras, reproduziram, textualmente, a reposta do presidente a uma jornalista. No início da semana, o Brasil bateu o recorde no número de mortos por Covid-19 em 24 horas. Foram 474 novas vítimas, somando um total de 5.017 mortos, ultrapassando a China, berço da pandemia, que registrou um número de 4.637 mortos. A repórter apenas indagou ao presidente o que ele achava disso, ao que o presidente respondeu: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre”.
A fala provocou reações nos profissionais de saúde e em diversos setores da sociedade.
Assim é o presidente: fala sem pensar, age sem pensar, e depois fica jogando a mídia contra a população. O pior é que os mais incautos acreditam. O que é ainda pior é que o presidente tem uma legião de incautos que o seguem e que compartilham de seus devaneios.
Então, pelas pedradas, pela resistência, e pelo esmero na informação, este blog gostaria de parabenizar a Globo e Folha pelo brilhante trabalho de informação que produz e entrega a população brasileira que se recusa a consumir o lixo das fake news produzidos pelos gabinetes do ódio espalhados país afora. Vai os aplausos deste blog a todos os outros veículos nos quais são injustamente jogados pedras apenas por retratar a realidade tal que ela é, e os fatos tais quais eles se apresentam, sem diminuir ou acrescentar nada ao que foi dito.
Os dados atualizados até esta quinta-feira, 30, informam que, no Brasil, já são 85.380 casos confirmados de Covid-19 e 5.901 mortes em decorrência da doença.
Salve imprensa brasileira! Parabéns pelo trabalho realizado. A crise é grande, mas como tem se dito muito nesses tempos de coronavírus: Vai passar.




0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates