0

Nico domina Hamilton e faz a pole em Interlagos. Massa supera Bottas e é 3º

Posted by Cottidianos on 16:24
Sábado, 08 de novembro

Amanhã os motores da Formula 1 roncam no circuito de Interlagos. A briga pela disputa do título entre Hamilton e Rosberg fica cada vez mais emocionante.

Abaixo, compartilho matéria publicada pelo site Globo.com

***



Nico domina Hamilton e faz a pole em Interlagos. Massa supera Bottas e é 3º

Mais rápido em todos os treinos livres, alemão da Mercedes lidera Q1, Q2 e Q3 e alcança a 10ª pole position no ano. Inglês chega a ficar em primeiro, mas leva troco

Por Felipe Siqueira e Túlio Moreira

No que depender da habilidade de Nico Rosberg em treinos classificatórios, a disputa com o companheiro Lewis Hamilton pelo título mundial ainda está longe do fim. Após dominar todos os treinos livres do GP do Brasil, o alemão manteve a supremacia na pista de Interlagos e garantiu o direito de largar na posição de honra do grid na corrida deste domingo. Líder do campeonato, Hamilton completa a primeira fila. Felipe Massa confirmou o bom momento da Williams e terminou em terceiro, na frente de Valtteri Bottas, que terminou em quarto.

Apesar de estar há sete etapas sem vencer, Rosberg continua sendo quase imbatível quando o assunto é classificação. O alemão acumula 10 pole positions, enquanto Lewis Hamilton largou na frente em sete corridas, e Felipe Massa encabeçou o grid no GP da Áustria. Com o melhor tempo no treino de Interlagos, Nico garantiu o troféu Pole, novidade introduzida nesta temporada. Em número de vitórias, no entanto, Hamilton ganha de lavada, com 10 triunfos contra quatro do companheiro. 

O GP do Brasil será disputado neste domingo, às 14h (de Brasília). A TV Globo abre a transmissão ao vivo da corrida uma hora antes e terá a participação especial de Felipe Nasr, piloto brasileiro que assinou contrato por duas temporadas para correr pela Sauber em 2015, além de Reginaldo Leme e Luciano Burti. Mas desde o Esporte Espetacular, que será ao vivo de Interlagos, mostra toda a preparação para o GP do Brasil de Fórmula 1. Já o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real todas as movimentações desde às 9h.

Adrian Sutil abriu os trabalhos no Q1. Ele foi seguido pelo companheiro de Sauber Esteban Gutiérrez, além de Daniel Ricciardo (RBR) e a dupla da STR, Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat. O último a deixar os boxes foi Sebastian Vettel. Rosberg, Hamilton, Massa e Bottas pularam para a ponta assim que completaram suas voltas. Alonso, apesar de reclamar da falta de potência do motor, se meteu momentaneamente entre as Mercedes e Williams e apareceu em terceiro. Em seguida foi a fez das McLarens mostrarem força e aparecerem no top 5

Assim que o cronômetro zerou, estavam na zona de corte Grosjean, Vergne, Pérez e Maldonado. Mas o mexicano havia aberto volta antes e tinha mais uma chance de passar ao Q2. No entanto, Checo não conseguiu melhorar seu tempo e foi eliminado. Rosberg ficou com o melhor tempo do Q1, com 1m10s347, seguido de Hamilton, 0s110 atrás. Massa e Bottas ainda melhoraram suas marcas e pularam para terceira e quarta posições.

Classificados: 1-Rosberg, 2-Hamilton, 3-Massa, 4-Bottas, 5-Button, 6-Magnussen, 7-Raikkonen, 8-Kvyat, 9-Gutiérrez, 10-Alonso, 11-Ricciardo, 12-Hulkenberg, 13-Vettel e 14-Sutil
Eliminados: 15-Grosjean, 16-Vergne, 17-Pérez e 18-Maldonado

Hulkenberg foi o primeiro a marcar tempo no Q2. E logo foi superado pela dupla da Mercedes, novamente com Rosberg à frente de Hamilton. Mais uma vez, Massa apareceu na terceira colocação, mas foi desbancado por Bottas na sequência.

Ainda sem tempo, Sutil, Ricciardo e Kvyat apareciam nas últimas posições nos minutos finais. Junto com eles aparecia Gutiérrez, com o pior da parte do treino. Ricciardo completou sua volta e empurrou Hulk para a zona de corte. Gutiérrez e Sutil não melhoram seus tempos e também caíram fora. Kvyat sequer saiu dos boxes. Para alívio de Alonso, que ficou com a última vaga do Q3. Massa e Bottas encaixaram boas volta e avançaram à superpole com o segundo e o terceiro tempos, respectivamente, à frente de Hamilton. Era uma mostra de que a Williams poderia brigar com a Mercedes pela pole.

Classificados: 1-Rosberg, 2-Massa, 3-Bottas, 4-Hamilton, 5-Button, 6- Vettel, 7-Raikkonen, 8-Ricciardo, 9-Magnussen, 10-Alonso

Eliminados: 11-Gutiérrez, 12-Hulkenberg, 13-Sutil, 14-Kvyat

Superado por Rosberg durante todo o fim de semana, Hamilton foi o primeiro a deixar os boxes no Q3 determinando a dar a volta por cima justamente no momento onde mais importava. Nico não perdeu tempo e foi para a pista logo a seguir.

E o britânico anotou um ótimo tempo: 1m10s195. Mas o alemão estava inspirado e cravou 1m10s166 na sequência, assumindo a ponta. Bottas se aproximou das Mercedes, com 1m10s305. Massa, por sua vez, emplacou 1m10s247, tomando a terceira posição do companheiro.  Com metade do Q3 completado, apareciam na sequência as duplas da McLaren e da RBR. Os pilotos da Ferrari ainda não haviam marcado tempos.

Como de costume, os pilotos foram para os boxes para colocar pneus novos, para suas últimas tentativas na superpole. Em um fim de treino emocionante, Hamilton anotou 1m10s056 e tomou a ponta de Rosberg. Mas o alemão deu o troco com 1m10s023 e garantiu a pole position. Felipe Massa vinha bem após ter feito a melhor parcial do dia no primeiro setor, mas o brasileiro errou em seguida e com a terceira posição garantida resolveu abortar a volta para poupar os pneus. Pouco antes, Valtteri Bottas também havia falhado e desistido da última tentativa. Os pilotos da Williams ficaram na terceira e quarta posições do grid de largada.


Após o terceiro lugar, Felipe Massa deixou a Williams e foi bastante aplaudido pelo público. O piloto brasileiro agradeceu e foi até próximo à arquibancada acenar para os fãs.


* Daniil Kvyat fez o 14º tempo, mas tinha posições a cumprir por penalidade no GP dos EUA

** Sergio Pérez fez o 17º tempo e larga em último por ter sido punido com  com sete posições no grid em razão da batida em Adrian Sutil, nos EUA

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates