0

Morre, em São Paulo, o empresário Antônio Ermírio de Moraes

Posted by Cottidianos on 08:49
Segunda-feira, 25 de agosto

“Ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos”, assim se expressou o Grupo Votorantim comunicando a morte de seu grande líder. Antonio Ermírio, era um rico empresário e, acima de tudo, não se esqueceu de vivenciar valores fundamentais na construção de uma sociedade mais justa. 

Antonio Ermírio formou-se como engenheiro metalúrgico na Colorado School of Mines, nos Estados Unidos. Começou a carreira no grupo Votorantim em 1949 e ajudou a consolidar o império iniciado em 1918. O empresário também gostava de escrever e a atividade como escritor o levou a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Mas era no teatro que encontrava o seu hobby predileto. “Acorda Brasil”, “Brasil S.A” e “SOS Brasil”, peças teatrais escritas por ele têm como temas centrais, os problemas brasileiros. A frase: Teoria não é solução para os problemas sociais do Brasil. O que se precisa fazer é arregaçar as mangas, melhorar a administração das verbas e aplicá-las diretamente onde a questão é mais urgente, é um dos pensamentos do empresário a respeito da questão social.


Com grande senso humanitário, Antonio Ermírio dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento de atividades filantrópicas, dentre elas, a Cruz Vermelha a Sociedade Beneficiência Portuguesa de São Paulo.

Abaixo compartilho, texto publicado pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

***



Morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes

Presidente de honra do Grupo Votorantim morreu aos 86 anos


O empresário Antônio Ermírio de Moraes, 86 anos, morreu por insuficiência cardíaca na noite deste domingo em São Paulo. Moraes era presidente de honra do Grupo Votorantim e morreu em casa, no bairro Morumbi, zona sul da capital paulista.

O corpo será velado a partir das 9h desta segunda no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa. O sepultamento será no Cemitério do Morumbi. Antônio Ermírio de Moraes deixa a mulher, Maria Regina de Moraes, e nove filhos.

Nascido em São Paulo em 1928, o empresário se formou em Engenheiro Metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA) e começou sua carreira no grupo em 1949. Ele foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.

Moraes lançou-se candidato pelo PTB ao governo de São Paulo, em 1986, mas acabou perdendo para o ex-governador Orestes Quércia (PMDB).

O empresário publicou livros e foi colunista do jornal A Folha de São Paulo por mais de 15 anos. As atividades como escritor foram responsáveis pela conquista da cadeira 23 da Academia Paulista de Letras. Moraes também se dedicou à filantropia, atuando em instituições como a Cruz Vermelha Brasileira e a Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Em nota, a Votorantim informou que "o grupo perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito, empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde, e educação de qualidade para todos".

Confira a íntegra da nota da Votorantim:

"É com grande pesar que o Grupo Votorantim comunica o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, aos 86 anos, na noite deste domingo, 24 de agosto, em São Paulo.

Presidente de honra do Grupo Votorantim, Dr. Antônio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.

Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos.

Dr. Antônio deixa a esposa, Dona Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos. O corpo será velado a partir das 9h desta segunda-feira no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e o cortejo sairá às 16h rumo ao Cemitério do Morumbi, onde o corpo será enterrado".


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates