0

2017: O ano das incertezas

Posted by Cottidianos on 00:17
Terça-feira, 17 de janeiro



Na cabeça de todos nós ainda está o estourar dos fogos na passagem do ano, o beber o vinho, o champagne, ou uma gelada cerveja. Em nossos paladares ainda está o gosto do delicioso jantar. Em nossos corações ainda estão os votos de esperança, e felicidade que desejamos aos amigos, e os que deles recebemos. Em nossa lembrança ainda está o aconchego da família, o carinho dos filhos, do marido, ou esposa.

Depois de toda essa festa, fomos dormir. Alguns sóbrios, outros não, porém tudo faz parte da festa, faz parte do maravilhoso show da vida.

Foi tudo muito bom. Foi tudo muito bem. Claro, nem em todos os lares houve alegria, por motivos diversos. Enfim, 2016 ficou para trás. Faz parte da história de nossas vidas. Os raios da alvorada trouxeram o ano de 2017 nos braços, mas ele não veio da forma como todos nós esperávamos, envolto em radiantes raios de um sol glorioso.

Ao contrário, ele chegou envolto em nevoas de incerteza. E o que está envolto em nevoas não dá para dizer por onde caminhará. E a todos nós resta caminhar em meio a todo esse nevoeiro com prudência e sabedoria. E esse clima de incerteza para o qual a meteorologia não é competente para fazer previsões não é um privilégio do Brasil, mas do mundo como um todo.

Todo mundo já está cansado de saber da crise que assola o Brasil, da falta de vergonha na cara de nossa elite política, da crise ética que atravessa o país. Estamos ansiosos, e, ao mesmo tempo, temerosos pelo terremoto que ameaça sacudir o Brasil com as delações da Odebrecht... mas que venha o terremoto. Pois não dizem que após a tempestade vem a bonança? Então que venha a bonança, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar as tormentas.

No mundo a incerteza é geral quanto a um governo Trump. Não se esperava que ele fosse ser eleito... e, para surpresa geral, ele foi. Dizem que com ajuda da Rússia, as bocas e os documentos dizem isso... mas isso é briga de gente grande... e vamos ver no que vai dar. Talvez Trump construa muros. Talvez derrube o legado de Obama. Mas deixemos o sol brilhar com mais intensidade em 2017 para ter certeza de todas essas coisas. De uma coisa não podemos duvidar: Trump ainda nem entrou na Casa Branca, mas já traz consigo um rastro de explosivas polêmicas que, pelo jeito, prometem se arrastar por todo o seu governo.

Na Europa, temos a questão dos refugiados que não param de chegar. E o que fazer com eles? Fazer uma espécie de inquisição com todos eles, ou seja, fazer uma grande fogueira e queimar a todos? Mas isso já não feito com tanta gente santa e pecadora, pela santa e pecadora Igreja Católica Romana? Para essa última, restou uma mancha na história religiosa, e o arrependimento... mas arrependimento tardio não apaga o mal feito. Fica uma dica para Europa.

Por falar em fogueira, e ainda falando de Europa, os atentados terroristas na Alemanha, no final do ano passado, jogaram a chefe de governo daquele país, na fogueira. Logo ela que vinha adotando uma política de acolhida aos imigrantes, se tornou alvo fácil de críticas para os críticos desse sistema, e de seu governo. Como ficará Merkel em toda essa história? Isso veremos ao longo do ano.

E nós todos, o que fazer em meio a todo esse nevoeiro, e em meio às poderosas forças que permeiam nosso mundo material? Resta-nos caminhar com prudência e sabedoria...  e rezar para não tropeçarmos em pedra alguma... e, se tropeçar, não quebrar o nariz.

Abaixo, este blog compartilha artigo do jornalista, Antonio Navalón, publicado no jornal El Pais Brasil, nesta segunda (16). 


***


Donald Trump, presidente eleito dos EUA/  EFE

***

Morrer por nada

Oito anos depois da crise de 2008, não há modelo, não há solução, não há culpados e ninguém sabe para onde ir

ANTONIO NAVALÓN

Tenho muita pena dos governantes atuais. Velhos tempos aqueles em que ser um bom líder era sinônimo de boa gestão econômica. Velhos tempos aqueles em que os políticos ganhavam nas urnas para que depois o carniceiro das finanças de plantão oferecesse o sacrifício da sociedade no altar do FMI ou do Banco Mundial, segundo o princípio da política moderna que dita que saudável é a economia e doente, a população. Agora, para além do som e da fúria, do insulto e das contas pendentes que cada um temos com nosso país, onde está o grande bolsão da desesperança? Em todo o mundo, no mesmo lugar, nas pessoas castigadas porque ninguém quer confessar que o modelo que nasceu em Bretton Woods em 1944 já morreu.

Ninguém quer confessar que o Estado de bem-estar —conquista sem precedentes na história da humanidade— era feito para países ricos, pouco povoados, e cujo principal êxito consiste em que alguém se aposente do trabalho aos 55 anos e ainda aspire a 30 anos de golfe e sexualidade plena. Mas simplesmente se tornou inviável. Além disso, à medida que se avançou em conquistar espaços e territórios de liberdade individual, o senso coletivo de responsabilidade —por exemplo, dar filhos à pátria— foi caindo. E assim deparamos com o fato de que os Estados têm muitas obrigações e pouca gente para cumpri-las.

Como se não fosse suficiente, nos metemos na maior revolução de todos os tempos em relação aos critérios de produção, ao mudar uma economia de coisas concretas, como pontes, estradas, aeroportos e trabalho, por uma economia de especulação financeira, colonização tecnológica e equilíbrio do terror baseado na quantidade de bombas nucleares fabricadas para despachar o resto do universo.

E assim fomos avançando até deparar com uma realidade: um Ocidente que não trabalha e um Oriente que monopoliza grande parte dos postos de trabalho. No meio, o papel ridículo e terrível dos governantes. Nesse sentido, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, leva uma grande vantagem já que, como se dedica ao cimento, seu conceito de política e de economia é muito realista. Por isso, choca tanto.

No entanto, é uma pena que alguém bem-sucedido como ele — de “rei do tijolo” a conquistador da Casa Branca— não tenha tido mais curiosidade pelo equilíbrio humano. Seu Governo vai parecer o regime absolutista de Maria Antonieta, formado por milionários que não compreendem as necessidades de quem está abaixo e que se contentam em reproduzir aquela frase célebre, atribuída à Rainha da França, que acabou perdendo a cabeça: “Se têm fome, que comam brioches”. Apesar de que, pelo menos, Trump é realista, não como esses líderes que continuam com planos de austeridade selvagens, enquanto o mundo arde e eles queimam sua sociedade na pira de alguma ortodoxia econômica desaparecida.

A crise de 2008 foi desencadeada porque os políticos chegaram a níveis de cobiça, roubo e falta de vergonha similares aos de Sodoma e Gomorra. Desde então, ninguém foi capaz de enfrentar a realidade de que o modelo econômico ao qual estávamos acostumados chegou ao fim. Agora os governantes —sejam os mexicanos com seu “gasolinazo”, os espanhóis que apertam os mais frágeis com o pagamento dos remédios ou os que prometem mais austeridade para cumprir as metas econômicas da União Europeia— estão servindo ao passado, descuidando do presente e colocando em ação uma gigantesca revolução social que não será primavera, mas outono ou incêndio de verão que queimará tudo.

Oito anos depois da crise não há modelo, não há solução, não há culpados e ninguém sabe para onde ir. Enquanto isso, acabado o Welfare State, a mensagem não é só que o mundo será muito pior para nossos filhos, mas a constatação de que o que os ensinamos não teve muita serventia. Desse ponto de vista, o aventureirismo político, a loucura e a repetição das cenas de O grande ditador, de Chaplin, têm mais sentido do que nunca. A ficção cinematográfica tornou-se realidade e os únicos que perdem são os cinemas de bairro que cobram entrada para mostrar a seus espectadores que todos os seus sacrifícios não serviram de nada.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates