0

E o Oscar vai para... Os brancos?

Posted by Cottidianos on 00:45
Terça-feira, 26 de janeiro


Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã,
ainda assim plantaria a minha macieira.
O que me assusta não é a violência de poucos,
mas a omissão de muitos.
Temos aprendido a voar como os pássaros,
a nadar como os peixes,
mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos”.

Martin Luther King


Com data marcada para o dia 28 de fevereiro deste ano, a grande premiação dos melhores do fantástico mundo do cinema no ano de 2015, o Oscar, promete. Promete muita controvérsia.

Tapete vermelho, flashes, muitos flashes, muita badalação, uma constelação de astros e estrelas, e fãs que se espremem e se apertam como frutas num liquidificador, apenas para ver — mesmo que um breve momento — bem de pertinho seus atores e atrizes favoritos. A cobertura que a imprensa empresta ao evento é gigantesca. Junto com todo esse glamour o Oscar sempre veio acompanhado de muitas polêmicas, discussões. Esse ano não será diferente. Apenas que muito mais que polêmicas, este ano está sendo tocada numa ferida que insiste em não sarar: a questão do racismo.

A não indicação de negros ao prêmio, pelo segundo ano consecutivo, está incendiando as discussões em Hollywood. A hegemonia branca tem sido contestada por grandes astros da capital do cinema. Mais uma vez, nenhum artista ou diretor negro figura entre os indicados. E isso soa muito estranho num meio cinematográfico repleto de negros talentosos e merecedores da estatueta dourada.

Eu estou envergonhada e frustrada com a falta de diversidade”, disse Cheryl Boone Isaacs, presidente da academia. Junto à dela, outras vozes se levantaram contra essa estranha decisão da academia de não colocar artistas negros entre os indicados. Entre essas vozes de protesto estão Spike Lee, Will Smith, e sua esposa, Jada Pinkett Smith, David Oyelowo, Don Cheadle e Cuba Gooding Jr. Os artistas negros prometem boicotar o Oscar ao não participarem da cerimônia.

Em minha modesta opinião, mais uma vez nos deparamos com o incomodo monstro do racismo. Não é a academia que é racista, é a sociedade que é racista, ou seja, é uma academia inserida numa sociedade racista que toma decisões de cunho racista. Nisso tudo eu pergunto, e a luta de Martin Luther King Jr., onde fica nisso tudo?

Roxane Gay
Como já disse a vocês, não domino a língua inglesa, mas por curiosidade, às vezes, passeio pelas páginas do The New York Times, e, encontrando algo interessante, faço uma tradução livre, e compartilho com vocês. Como é o caso do artigo abaixo. O texto foi publicado na última sexta-feira (22), e tem por título, O Oscar e o Problema Racial de Hollywood, o artigo, da seção Opinião do NY Times, é de autoria de Roxane Gay. Roxane é professora associada na Universidade de Purdue. É autora de “An Untamed State” e “Bad Feminist”, ambos os livros sem tradução oficial para a língua portuguesa. Roxane contribui para o NY Times escrevendo na coluna Opinião.

***



O Oscar e o Problema Racial de Hollywood


Quando falamos sobre a diversidade, ou a falta dela, nós nos referimos a ela como “um problema”. Este ou aquele setor, organização ou grupo tem um problema de gênero ou um problema de raça ou algum outro tipo de problema relacionado com a diversidade. Nós identificamos o problema e o discutimos, de forma exaustiva, muitas vezes contenciosamente, porque o problema é significativo, penetrante, e para aqueles de nós que são os mais afetados, o problema é pessoal.

Outro ano, outro grupo de indicados ao Oscar. Por dois anos consecutivos, nenhum ator negro foi indicado. Esta profunda ausência é agravada pela robusta história de negligência da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para com o trabalho dos atores, escritores, diretores e outros profissionais do cinema que são negros.

Hollywood tem um problema racial. Hollywood sempre teve um problema racial. A indústria do cinema continua a ignorar o público negro, em seu próprio detrimento, dado o sucesso de bilheterias de filmes que apresentam diversos elencos. Eles continuam a ignorar o fato de que os negros querem ver suas vidas refletidas nos filmes a que assistem. Essa representação não é pedir muito.

Descaradamente, eu amo filmes. Sempre tenho um. As garras do espetáculo cinematográfico me seguram o tempo todo. Han Solo congelado em carbonita, e a princesa Leia asfixia Jabba, o Hut, enforcando-o com a corrente que a prendia a ele. O desafio de Private Trip em busca de dignidade em Glory (Glória). Julia Roberts como Vivian Ward em Uma Linda Mulher triunfante volta para Rodeo Drive, boutique que a esnobou, repleta de sacolas de compras de outras lojas — grande erro, enorme. Monica Wright-McCall, no centro da quadra, enquanto seu marido e sua filha a encorajam, em Love and Basketball (Amor e Basketball). O salto de paraquedas feito com carros de um avião de carga, em Velozes e Furiosos 7.

Quando estou no cinema, eu me perco. Há eletricidade correndo pelo meu corpo. Quando eu vi The Hunger Games, eu queria pular e gritar, porque eu não conseguia conter a emoção que estava sentindo. Durante Whiplash Eu fiquei sem palavras. Nostalgia e, em seguida, tristeza tomaram conta de mim quando eu assisti The Best Man Holiday, não uma, mas três vezes. Estou impressionada com o que é preciso para fazer um filme, por isso muitas pessoas e práticas que têm que vir juntos. Filmes, o melhor e o pior deles, me oferecem lembranças indeléveis e muito prazer. Eles oferecem fuga. Eles são uma forma de arte em que eu, como escritora, aspiro.

Essa aspiração é contrariada, no entanto, porque os filmes não costumam apresentar pessoas que se parecem comigo. Eu não estou interessada em escrever filmes sobre uma sílfide à procura de amor, vivendo em Nova York, em um improvável apartamento grande, com uma grande quantidade de luz natural que nunca parece passar muito tempo em um trabalho real. Eu não estou interessada em escrever filmes sobre um homem branco que está em algum tipo de viagem para encontrar a si mesmo ou vingar uma injustiça, seja no Brooklyn ou os confins de Montana e Dakota do Sul. Parece não haver lugar para pessoas que se parecem comigo na produção de filmes que não me impedem de escrever ou trabalhar, mas eu estou constantemente ciente do teto de ferro acima de mim.

Desde 2012, 94 por cento dos eleitores da academia são brancos e 77 por cento desses eleitores são homens. A demografia de quem faz, escreve, edita, ou produz filmes, e estrelas de cinema, é igualmente gritante. De acordo com um relatório 2014 feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, sobre diversidade em Hollywood, apenas 10,5 por cento dos atores principais em filmes de 2011 eram negros, e apenas 7,6 por cento dos filmes a partir desse mesmo ano foram escritos por negros.

Quando indicações ao Oscar deste ano foram divulgadas, eu não fiquei surpresa. Eu estava cansada. Eu fiquei, apesar do meu cansaço, decepcionada ao ver Ryan Coogler ignorado como melhor diretor e Michael B. Jordan esquecido como melhor ator por seu trabalho em “Creed”. Eu fiquei tão frustrada que, mesmo que estes homens tivessem sido indicados, as indicações ao Oscar ainda teriam sido, insuportavelmente, brancas.

Novamente, os negros foram informados, de maneira implícita e explícita, de que as nossas histórias e formas de ver o mundo não são tão valiosas. Foi dito a nós que devemos estar satisfeitos com os restos de reconhecimento recebidos no ano passado.

Há, talvez, alguma esperança. Pouco mais de uma semana após a ardósia toda branca de nomeados serem revelada, o Conselho de Administração da academia anunciou, sexta-feira, que fará mudanças que possam resolver o problema. O Conselho disse que está comprometido com a duplicação do número de mulheres e membros negros da academia até 2020. Os membros terão o seu estado de votação revisto a cada 10 anos, e esse status pode ser revogado se um membro não for ativo no grupo dentro dessa década. Estas não são soluções imediatas e eles pouco podem fazer para melhorar a situação, mas, pelo menos, a academia reconhece o problema. Enquanto isso, ainda temos que enfrentar o problema racial de Hollywood na sua forma atual.

No debate que seguiu as indicações ao Oscar de 2016, há os costumeiros escândalos, nojo e, em algumas partes, indiferença ou desprezo velados. Robert Redford, durante o festival de Sundance, disse: “Eu não estou focado nessa parte. Para mim, é sobre o trabalho, e qualquer recompensa que vem disso, é ótima. Mas eu não penso sobre isso”. O Sr. Redford, é claro, já tem seu Oscar e ele não pensa sobre essa questão porque pode se dar ao luxo de não precisar pensar nela.

Charlotte Rampling, indicada ao Oscar de melhor atriz deste ano, sugeriu que toda essa conversa de Hollywood e da diversidade é racismo contra os brancos . “Mas nós temos que deduzir, a partir deste caso, que deve haver cotas para minorias em todos os lugares”? Perguntou ela.

Michael Caine também teve um insight, quando pediu aos atores negros para ser pacientes, porque, bem, ele levou um longo tempo para ganhar seu primeiro Oscar. Ele também observou: “Afinal, você não pode votar num ator, porque ele é negro. Você não pode dizer, ‘Eu vou votar nele, ele não é muito bom, mas ele é negro, eu vou votar nele”. Mr. Caine quis dizer com essa declaração absurda que o desejo de diversidade é o desejo de elevação à mediocridade.

Aqui temos três veteranos do grupo que parecem colocar sua pele branca como norma, como a de qualquer um que recebe consideração merece mérito, como um marcador de pessoas cujas experiências devem ser representadas.

Em consequência dos anúncios de indicação, o cineasta Spike Lee, a atriz Jada Pinkett Smith, e seu marido, Will Smith, afirmam que eles planejam não comparecer à cerimônia de premiação no próximo mês, em protesto.

A coisa sobre um boicote é que não precisa ser algo em jogo. Eu não estou inteiramente certa de que se o que está em jogo é ignorar o Oscar. A raiz do problema não é a academia, que seleciona os indicados ao Oscar, embora, certamente, devamos voltar o nosso olhar crítico para os eleitores que parecem favorecer os cineastas brancos, e que tendem a premiar apenas uma espécie de filme “diversificado” que se centra a luta como o esteio da experiência negra. Eles são apenas uma parte de outra muito maior, da, inteiramente doente, indústria.

A raiz do problema é que, simplesmente, não há suficiente produção de filmes por negros. Não há trabalho suficiente no oleoduto. E não são apenas atores negros e cineastas negligenciados pela academia, há artistas de outras raças e etnias. Todas as vezes que conversamos sobre este problema, a conversa continua a ser desesperadamente estreita. Há um grande número de nós exigindo um lugar legítimo no mundo do cinema, enquanto o fardo de manter “problema” conversas animadas, e a carga de soluções que oferecem, também recai sobre nós.

Atores e cineastas negros podem e devem tomar as arquibancadas que eles escolhem, mas as pessoas brancas na indústria do cinema precisam se intensificar e gastar menos tempo, complacentemente, deleitando-se com o seu privilégio. Atores e cineastas brancos precisam fazer mais do que oferecer algumas palavras atenciosas em entrevistas. Eles precisam reconhecer inequivocamente os reais problemas de diversidade que continuam sem solução. Eles também precisam ficar em casa para ver o Oscar. Eles precisam recusar projetos que são monocromáticos tanto na frente, como atrás das câmeras. Eles precisam assumir este problema como seu próprio problema.


Se nós vamos boicotar o Oscar, também precisamos boicotar os estúdios de cinema, determinados a ignorar o sucesso de bilheteria de filmes com atores negros. Precisamos boicotar as pessoas que relutam em produzir filmes feitos por negros. Precisamos boicotar esse sistema que se recusa a reconhecer que há vida além da experiência branca como regra e não como exceção. Como uma amante do cinema, eu não tenho prazer na perspectiva de demarcar uma linha tão dura para que os negros possam ser ouvidos e, finalmente, representados na telona, mas Hollywood nos deixou com pouca escolha.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates