0

Oito sobreviventes: confira análise das quartas de final da Copa

Posted by Cottidianos on 23:56
Quinta-feira, 03 de Julho

Abaixo, compartilho, matéria do site da rádio Jovem Pan, analisando os jogos das quartas de final

***


Oito sobreviventes: confira análise das quartas de final da Copa

Por Lucas Tomazelli/Jovem Pan

Restaram apenas quatro campeões do mundo nas oito equipes que chegaram vivas às quartas de final da Copa do Mundo. Argentina, Alemanha, Brasil e França tentam levantar novamente a taça, enquanto a Holanda ainda sonha com o título inédito depois de três vice-campeonatos. Colômbia, Bélgica e Costa Rica correm por fora nessa disputa pelo posto mais alto do mundo do futebol.

Depois de confrontos muito intensos pelas oitavas de final, algumas equipes chegam desgastadas por longas prorrogações e até nervosas dispusta de pênaltis. Quem não teve muitas dificuldades para avançar foram Colômbia e França que eliminaram Uruguai e Nigéria, respectivamente.

Confira a análise, jogo por jogo, dos confrontos das quartas de final da Copa do Mundo:

França x Alemanha (04/07 - 13h - Maracanã)

Tida como uma das principais favoritas para a conquista do título, a Alemanha passou longe de encantar o mundo com o futebol jogado até o momento no Mundial disputado no Brasil. Os comandados de Joachim Low confirmaram a classificação apenas na última rodada da fase de grupos e precisaram de prorrogação para bater a Argélia, país sem grande tradição no esporte, na fase de oitavas. Com grandes nomes como Schweinsteiger, Muller, Nuer e Ozil, os alemães esperam chegar a sua 13ª semifinal na história dos Mundiais.

Com currículo mais modesto e sem grandes nomes como Ribery e Nasri, a França chega mais confiante para o confronto. Liderados por Benzema, que já anotou três gols nesta atuação edição, os Blues esperam se aproveitar do menor desgaste físico para seguir em busca do bicampeonato.

As duas equipes tem números muito parecidos no Mundial. Na fase de grupos são duas vitórias e um empate para cada, com os franceses marcando oito e os alemães sete. Ambos sofreram apenas dois gols na primeira fase. Já nas oitavas, os franceses bateram os nigerianos por 2 a 0 ainda no tempo normal e os alemães suaram para vencer os argelinos por 2 a 1.

França 3x0 Honduras - Suíça 2x5 França - Equador 0x0 França - França 2 x 0 Nigéria

Alemanha 4x0 Portugal - Alemanha 2x2 Gana - Estados Unidos 0x1 Alemanha - Alemanha 2 x 1 Argélia

Brasil x Colômbia (04/07 - 17h - Castelão)

Dono da casa e maior favorito para ficar com o título, o Brasil definitivamente não convenceu sua torcida e os críticos com as quatro atuações até o momento na competição. Depois de uma fase de grupos regular, o time de Felipão precisou dos pênaltis para superar o valente Chile nas oitavas de final. Com alguns jogadores muito abaixo do esperado (caso de Daniel Alves, Oscar e Fred, por exemplo), a única seleção pentacampeã do mundo aposta no talento de Neymar para vencer os colombianos, que são debutantes nas quartas de final. A ausência de Luiz Gustavo, suspenso por dois cartões amarelos, pode fazer a diferença no confronto.

Apontado por alguns críticos como a seleção que jogou o futebol mais bonito na competição, a Colômbia chega com 100% de aproveitamento e confiante para enfrentar os donos da casa. Os colombianos contam com o inspirado James Rodrigues, principal artilheiro da Copa com cinco gols em quatro partidas. O time de José Pekerman eliminou o Uruguai sem muitas dificuldades pelas oitavas de final e enfrentará seu maior desafio até o momento para seguir fazendo história na atual edição do Mundial.

Na fase de grupos, o Brasil teve duas vitórias e um empate [sete gols marcados e dois sofridos], enquanto a Colômbia teve três vitórias [nove gols marcados e dois sofridos]. Nas oitavas, os brasileiros empataram com o Chile por 1 a 1 no tempo e se mantiveram vivos nos pênaltis. Os colombianos, por sua vez, superaram os uruguaios por 2 a 0 dentro dos 90 minutos.

Brasil 3x1 Croácia - Brasil 0x0 México - Camarões 1x4 Brasil - Brasil 1 x 1 Chile

Colômbia 3x0 Grécia - Colômbia 2x1 Costa do Marfim - Japão 1x4 Colômbia - Colômbia 2 x 0 Uruguai

Argentina x Bélgica (05/07 - 13h - Mané Garrincha)

Conquistar o tricampeonato na casa dos arquirrivais é o objetivo dos argentinos desde o início da competição. Sem jogar tudo o que se espera de um time com nomes como Messi, Di María, Aguero e Higuain, os comandados de Sabella chegam como favoritos para as quartas de final. A equipe apresentou evolução durante o torneio, tendo disputado sua melhor partida diante da Suíça nas oitavas de final, mesmo que os argentinos ainda tenham precisado da prorrogação para despacharem os suíços. Messi, vice-artilheiro da competição com quatro gols, pode ser novamente o diferencial no confronto.

A Bélgica já cumpriu sua obrigação no torneio. Os europeus desembarcaram no Brasil como a responsabilidade de provar que um time que tem nomes como Hazard, Mertens, Fellaini, Courtois e Lukaku não faria feio entre os melhores do mundo. Mesmo sem ter encatando na fase de grupo, os belgas avançaram em primeiro em sua chave e travaram heroico confronto com os EUA para chegarem às quartas de final. Sem o peso do favoritismo, os europeus querem surpreendem a contestada zaga argentina com seus rápidos homens de ataque.

Ambas as equipes venceram seus três jogos na fase de grupos. A Argentina marcou seis vezes e foi vazada em três oportunidades, enquanto a Bélgica anotou quatro gols e sofreu apenas um. Nas oitavas, depois de empates por 0 a 0 no tempo normal, os argentinos superaram os suíços por 1 a 0 e os belgas bateram os norte-americanos por 2 a 1.

Argentina 2x1 Bósnia - Argentina 1x0 Irã - Nigéria 2x3 Argentina - Argentina 1 x 0 Suíça

Bélgica 2x1 Argélia - Bélgica 1x0 Rússia - Coreia do Sul 0x1 Bélgica - Bélgica 2 x 1 EUA


Costa Rica x Holanda (05/07 - 17h - Arena Fonte Nova)

A Costa Rica é, sem dúvida nenhuma, a imensa surpresa da Copa do Mundo de 2014. Após despachar dois campeões mundiais e classificar em primeiro lugar no "grupo da morte", os centro-americanos foram valentes e despacharam os gregos nos pênaltis pelas oitavas de final. A Holanda será o terceiro adversário europeu dos costarriquenhos na competição, contabilizando uma vitória [1 x 0 sobre a Itália] e dois empates [0 x 0 com a Inglaterra e 1 x 1 com a Grécia]. O goleiro Navas e o atacante Campbell são os dois grandes nomes da seleção na competição.

Depois de encantar na fase de grupos, a Holanda sofreu demais diante do México nas oitavas de final, mas manteve vivo o sonho do título mundial inédito. Os atuais vice-campeões mundiais, golearam a Espanha e bateram o forte chile com facilidade. Contudo, no momento de encarar os mexicanos, precisaram de um inspirado Robben e de um gol salvador de Snejider para conseguirem a vaga no finalzinho. Com Robben entre os melhores atletas da competição, a equipe de Van Gaal aguarda melhores exibições de Van Persie e Sneijder. A baixa da equipe será o experiente volante De Jong que está fora da competição por lesão na virilha.

Na fase de grupos, a Holanda venceu suas três partidas [10 gols marcados e três sofridos], já a Costa Rinca teve duas vitórias e um empate [quatro gols marcados e um sofrido]. Nas oitavas, após empate por 1 a 1, os costarriquenhos superaram os gregos nos pênaltis. Com os dois gols depois dos 40 minutos da etapa final, os europeus eliminaram os mexicanos nas oitavas de final.

Espanha 1x5 Holanda - Holanda 3x2 Austrália - Holanda 2x0 Chile - Holanda 2 x 1 México

Uruguai 1x3 Costa Rica - Itália 0x1 Costa Rica - Costa Rica 0x0 Inglaterra - Costa Rica (5) 1 x 1 (3) Grécia




0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates