0

Uma aula de cidadania

Posted by Cottidianos on 01:17
Quarta-feira, 23 de outubro

Imagem: G:\Eleições Cidadania\Blog Junior Mattos Eleitora de 102 anos dá exemplo de cidadania comparecendo ao recadastramento em Natal.mht


102 anos! Para quem consegue chegar a essa idade, é hora de sentar em uma cadeira de balanço, na varanda de casa, e ficar vendo a vida passar... Relembrando os momentos vividos ao longo da vida... Alegrando-se por uns e lamentando-se por outros. Funciona assim para a maioria das pessoas nessa idade. Mas não para norte-rio-grandense, Maria Francisca da Conceição. Logo que soube que em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, estava sendo realizado o recadastramento biométrico, pediu aos dois filhos que a acompanhassem até lá, para que também pudesse cumprir seus deveres de cidadã brasileira. Ao adentrar no ambiente, causou uma grande surpresa aos eleitores que por lá estavam, com a mesma finalidade, e aos próprios servidores do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

_ A senhora não precisa mais fazer esse recadastramento. A partir de 70 anos o eleitor não é mais obrigado a votar. Explicou Karla Ferreira, uma das funcionárias do TRE.

Quem disse que conseguiram fazer a anciã desistir da ideia. Como todos os outros eleitores, e com muita lucidez, ela realizou o cadastramento biométrico com sucesso. Nascida em 1911, Maria Francisca da Conceição, deu um belo exemplo de cidadania. Mostrando que ainda está em plenas condições de exercer os direitos civis, políticos e sociais. Para esta aula ficar ainda mais completa e bela, resta aos candidatos, nos quais a anciã irá votar, a contrapartida de que os direitos que ela tem, também sejam postos em prática. Parabéns a dona Maria Francisca, e um abraço a todos os potiguares.


Apesar do grande número de eleitores brasileiros, em torno de 141 milhões de pessoas, as eleições no Brasil são uma referência mundial pela rapidez e eficiência com que são realizadas. Isso se deve ao sistema de votação eletrônico implantada gradativamente no país desde o ano de 1986, quando a Justiça Eleitoral fez o recadastramento de, aproximadamente, 70 milhões de eleitores. Nas eleições de 1996, começou a votação através de urnas eletrônicas, inicialmente, em 57 cidades do país. No ano 2.000 a votação eletrônica foi implantada na totalidade do território brasileiro. Todo esse processo de informatização na Justiça Eleitoral é fruto de sérios estudos e ações que objetivam a segurança e a transparência de todo o processo eleitoral. Isso fortaleceu a democracia do país, a prova é que, desde que esse sistema foi implantado no país, não houve notícias de fraudes em eleições. Atualmente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promove também, de modo gradativo, o recadastramento biométrico. – sistema no qual o processo de identificação dos eleitores ocorre pelo modo digital.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates