0

Lectina: Uma arma secreta contra os vírus escondida na banana

Posted by Cottidianos on 21:40
Quarta-feira, 11 de novembro


Na banana, quem diria, pode estar a esperança de cura para o vírus da gripe, hepatite C e AIDS. É o que afirmam pesquisadores norte-americanos da Universidade de Michigan. Porém, calma, não adianta sair por aí comendo cachos e mais cachos de bananas, pois você pode apenas explodir de tanto comê-las. É que os estudos ainda estão no início e a proteína encontrada na banana que pode combater esses males precisa ser modificada em laboratório para que tenha o poder de matar vírus resistentes e perigosos como os citados acima.

Estudos arqueológicos apontam indícios de que o cultivo da banana, provavelmente, remonte a 5000 a.C, ou 8000 a.C.

É isso, o consumo de bananas fez bem aos  nossos ancestrais e suas propriedades nutricionais continuam nos sendo benéficas até hoje. Rica em vitaminas e minerais  a saborosa fruta é um dos alimentos mais completos do mundo. Por essa e outras, você nem precisa esperar os estudos dos pesquisadores americanos para se beneficiar das propriedades da fruta, pode consumir banana que os benefícios para a saúde são garantidos.

Abaixo, compartilho uma matéria publicada no site Voiceof America, em 11 de setembro do corrente ano. A matéria tem por título, Proteína da banana pode ser Vírus Assassino (Banana Protein May Be Virus Killer), e dela fiz uma tradução livre, a qual agora apresento a vocês.

***



Proteína da banana pode ser vírus assassino

Bananas são, frequentemente, chamadas de alimento perfeito.

Elas contêm nutrientes e uma boa fonte de todos os tipos de vitaminas e minerais. Elas podem ajudar na luta contra a depressão e afastar câimbras musculares. Podem baixar a pressão arterial e proteger contra ataques do coração.

Para a maioria das pessoas, bananas são saborosas. Elas acrescentam açúcar natural a alguns produtos assados e bebidas saudáveis. Elas vêm em uma própria embalagem protetora, biodegradável.

Então, há muitas razões para comer bananas.

E agora há mais uma.

Bananas, ao que parece, têm uma arma secreta. E esta arma secreta poderia proteger contra vírus.

Cientistas estão extraindo uma proteína encontrada nas bananas e transformando-a em uma droga que algum dia poderá combater infecções virais.

A arma secreta da banana é chamada lectina, ou BanLec. BanLec é uma proteína que ataca as moléculas de açúcar e mantém o vírus fora das células. Um vírus não pode infectar aquilo que ele não pode penetrar.

A equipe de pesquisadores publicou o estudo no jornal Cell. No artigo, os pesquisadores que isso pode ser o primeiro agente antiviral para tratar uma ampla gama de vírus. Estes vírus incluem HIV, hepatite e até mesmo, o vírus comum da gripe.

O veterano co-autor do estudo é David Markovitz,  da Universidade de Michingan, em Ann Arbor. Ele adverte que não se pode adquirir os benefícios do BanLec simplesmente comendo um cacho de bananas.

Ácidos estomacais , ele explica, absorvem as vitaminas antes que elas tenham a chance de combater infecções no corpo. BanLec é uma proteína alterada, modificada.

“Lembre-se de que quando você está comendo uma banana, a proteína que, a propósito, não é nossa proteína modificada, é uma proteína real; então, ela, provavelmente, vai ser devorada pelo ácido estomacal. Então nós duvidamos muito que comer bananas ajudará você”. Markovitz explica.

Descoberta por acidente

Markovitz diz que os pesquisadores investigavam a proteína da banana para um uso muito especial. Mulheres poderiam usar um tipo de proteína antes da relação sexual para protegê-las contra o vírus HIV. Mas os pesquisadores descobriram que aquela proteína combatia um número maior de vírus. Vírus simples morriam se eles não conseguiam infectar células.

Neste ponto, Markovitz diz, que não há planos de testar a o BanLec em humanos. Ele diz que ele e outros pesquisadores são ambiciosos, o que significa que eles querem ser bem-sucedidos com o medicamento.

Porém, Markovitz acrescescenta que eles também precisam ser cuidadosos e cautelosos, para evitar causar qualquer dano. É cedo, diz ele.

“Nós estamos tentando ajudar as pessoas com a saúde delas, não prejudicá-las. Então, é bom sermos cautelosos com o que estamos fazendo. Você sabe, nós temos muitas ambições em fazer com que as coisas funcionem bem, mas ainda não chegamos lá. Nós ainda estamos no início”.

Pode ser cedo, mas estes pesquisadores tem motivos para se apressar. O fornecimento mundial de bananas, atualmente, enfrenta sérios problemas.

Um fungus mortal, chamado Tropical Race 4, tem exterminado colheitas de bananas ao redor do mundo. O TR4 começou na Malásia, em 1990 e, em 2013, mudou-se do sudeste asiático para a Austrália. Agora, o vírus mudou-se para a África e está destruindo colheitas em Moçambique.

Atualmente, as bananas estão presentes em mais de 100 países. A partir de 2013, muitos sites passaram a classificar a Índia como o maior produtor mundial de bananas.

Bananas estão classificadas em quarto lugar entre as culturas alimentares de maior valor econômico do mundo.

Autoridades moçambicanas dizem que as bananas proporcionam um lucro de 70 milhões de dólares por ano.

Nós americanos comemos mais bananas que maçãs e laranjas juntas. 

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates