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Acidente, sequestro? Afinal, o que aconteceu com o voo MH370 da Malásia Airlines?
Posted by Cottidianos
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00:26
Terça-feira,
11 de março
Imagem: http://tribunadonorte.com.br/noticia/malasia-investiga-possivel-ataque-terrorista-em-desaparecimento-de-aviao/276238 |
Uma
aeronave, com 239 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulantes, partiu
no último sábado, do Aeroproto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, com
destino a Pequim, na China. Passava das 0h41 de sábado quando a aeronava
decolou. O avião sobrevoava o golfo da Tailândia, próximo ao sul do Vietnã, à
1h30 da madrugada, quando os controladores de trafego áereo perderam contato
com o Boing. Os radares não registraram ocorrências de mau tempo na rota que a
aeronave fazia em direção à capital chinesa. Outro fato que chama atenção é que
o avião já estava em velocidade de cruzeiro, ou seja, quando as condições de
vôo são consideradas normais, para aquele percurso, sendo considerado,
portanto, no mundo da aviação, como o momento de maior segurança no vôo. A
maioria dos passageiros – 153 - era chinesa.
A
aeronave em questão, um Boing 777-200 é dos modelos mais seguros do mundo. Pode
transportar até 440 passageiros e consegue voar até 950 quilometros por hora.
Quase não se tem notícias de acidentes com vitímas fatais envolvendo esse tipo
de Boing. O único registro aconetceu nos Estados Unidos, no aeroporto de São
Francisco, quando um avião da companhia Asiana, perdeu as rodas, o motor e a cauda.
O acidente aconteceu em Julho do ano passado e provocou a morte de três
pessoas.
A
companhia aera pela qual os passageiros viajavam era a Malásia Ayrlines, uma
empresa com forte tradição de vôos e com históricos de pouquíssimos acidentes.
Na
verdade o que tem surgido até agora são pistas falsas. Primeiro aviões
vietnamitas avistaram uma grande mancha de óleo e pensou-se que ela tivesse
relação com o desaparecimento do avião, Azharuddin Abdul Rahman, diretor do
Departamento de Aviação Civil da Malásia, disse que a mancha de óleo no mar não
tinha relação com o acidente. Falou-se também que haviam sido encontradas peças
do avião, fato também dementido por Azharuddin. Especula-se ainda que a
aeronave tenha sido sequestrada por grupos terroristas.
A
cada dia surgem novas informações uma delas foi à divulgação, pelo governo da
Malásia, de que, pelo menos dois passageiros, embarcaram com passaporte falso. Essa
informação fez com que fosse reforçada a suspeita de terrorismo. Porém, supondo
que os passageiros que embarcaram com passaportes falsos não sejam terroristas,
ainda assim revela-se uma falha de segurança pela polícia da Malásia, considerando-se
que os dados constavam da página da Interpol e que deveriam ter sido
consultados pela polícia. O fato de que cinco passageiros terem feito chek in e
não terem embarcado também está sendo investigado. Os cinco passageiros
passaram pelos controles individuais, mas não se apresentaram no portão de
embarque, tendo sido as bagagens deles, removidas antes da decolagem.
O
episódio ocorrido com o avião da frota da Malásia Airlines possui certa
semelhança com o acidente acontecido com o vôo Air France 447 que seguia do Rio
de Janeiro com destino Paris, ocorrido entre a noite de 31 de maio e o dia 1 de
Junho de 2009. O avião transportava 228 passageiros, sendo 216 passageiros e 12
tripulantes. A aeronave partiu do Aeroporto Internacional do Rio às 19h29min da
noite de 31 de maio e deveria chegar a Paris 10h34min depois. O último contato
feito com os operadores do trafego aéreo brasileiro ocorreu três horas após o
início do vôo. Quando o avião cruzava o Atlântico e seguia em direção a costa
senegalesa, na África, desapareceu dos radares. Os destroços do avião foram
avistados pelas equipes de buscas no dia 02 de junho. Entretanto, no caso da vôo
447 da Air France, foram enviadas mensagens automáticas indicando problemas elétricos
e perda de pressurização da cabine. As condições metrológicas não eram
favoráveis a realização de um vôo perfeito, o que não é o caso do vôo MH370 da
Malásia Airlines.