0

Da ignorância política, livrai-nos Senhor

Posted by Cottidianos on 00:12
Terça-feira, 01 de novembro

Perdão, Senhor, tantos erros cometi
Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti
Perdão, Senhor pelos males que causei
Pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei
Perdão, Senhor, pelos males que causei
Pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei
(Perdão Senhor – do cancioneiro católico)


Mais uma vez, os leitores de 57 municípios brasileiros, divididos em 20 Estados, foram votaram neste domingo (30), para a escolha dos seus prefeitos. Dentre esses 57 municípios, 18 capitais estaduais voltaram às urnas.

O resultado foi uma repetição, uma confirmação, para ser mais preciso, daquilo que já havia  acontecido no primeiro turno; milhões de votos em brancos e nulos, que, de certo modo, demonstram o grande descontentamento do brasileiro para com a classe política; o avanço do PSDB, que, com o resultado destas eleições, sai com o pé na frente na corrida presidencial de 2018; Geraldo Alckmin saí, mais do que nunca favorito nessa corrida, e por último, é preciso destacar a derrocada do PT. 

Diante de tantos escândalos, alguns brasileiros ainda se perguntavam: O que acontecerá com o Partido dos Trabalhadores depois que as urnas forem abertas, depois de todos esses escândalos envolvendo importantes lideranças do partido? O resultado para o PT foi uma escancarada derrota.

O partido perdeu, inclusive, em São Bernardo do Campo (SP), berço que o viu nascer. Juntando o resultado dos primeiro e segundo turnos, o PT desponta como o maior perdedor dessa eleição. Conseguiu eleger apenas 254 prefeitos, quantia bem inferior, se comparada aos 638 que conseguiu alçar ao poder nas eleições de 2012. No ranking das prefeituras, o PT ocupava a terceira posição entre os partidos com maior número de prefeitos, agora, no último pleito, caiu vertiginosamente para décimo. É a irresponsabilidade na gerencia da coisa pública, e o descaso de seus governantes pagando um alto preço.

Já o PSDB viu a sua fatia do bolo crescer. O partido conseguiu eleger 803 prefeitos. Está rindo à toa, e não é pra menos.

Um fato interessante a destacar, um não, dois fatos interessantes a destacar, é que o ex-presidente Lula, e a ex-presidente Dilma não compareceram em suas seções eleitorais, em suas cidades para votarem nos candidatos de sua preferência. Lula, em São Bernardo, e Dilma, em Porto Alegre, respectivamente. Eles que, em áureas épocas, andavam tão impolutos e confiantes quanto pavões, recolheram-se à sua vergonha. Isso é um fato bastante significativo para quem há bem pouco tempo atrás cantava de galo.

Outro fato bastante significativo nestas eleições foi a eleição do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, para a prefeitura da segunda maior cidade brasileira: o Rio de Janeiro. Crivella, que já provocou católicos, umbandistas, candomblecistas, o movimento LGBT, e sabe-se lá mais quais minorias, adotou um discurso mais acolhedor, de um Estado laico que acolhe a todos. Será que um governo evangélico acolherá mesmo a todos?

A bancada evangélica na Câmara, por exemplo, não nos trouxe nenhum avanço em termos de direitos humanos. Por falar nela, nessa bancada BBB, bancada do boi, da bala, e da bíblia, é contraditório que ela jogue pedra na minoria, como os hipócritas no tempo de Cristo lançavam pedras nos pecadores, e jogue flores nos corruptos — sim pois eles não são apenas privilégio de nossa época — assim como faziam os fariseus no daquela época.

Não precisa ser vidente para vislumbrar o futuro de nosso cenário político, basta apenas, como profetas, ficarmos atentos aos sinais dos tempos. E para que haja mudanças, também como o exemplo dos profetas, não bastas que fiquemos de braços cruzados. É preciso subir aos montes e gritar a nossa verdade. É preciso percorrer os desertos de nossa existência levando água da mudança às mentes ressequidas pela ignorância. E dessa terrível ignorância política, livrai-nos, Senhor. 

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates