0

Harmonioso encontro

Posted by Cottidianos on 23:45
Domingo, 11 de dezembro

Diretoria da OAB-Campinas

Existem diversas entidades de classe no Brasil, tais como; médicos, engenheiros, jornalistas, e outras, mas nenhuma delas tem um alcance junto à sociedade tão vasto quanto a Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo o site do jusbrasil, entidade de classe é: “Uma sociedade de empresas ou pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita a falência, constituída para prestar serviços aos seus associados. Toda entidade de classe tem em comum a gratuidade do exercício de cargos eletivos. São alguns exemplos de entidades de classe, as confederações, as federações, as associações, os sindicatos, as cooperativas e as entidades profissionais entre outros”.

Apesar de existir para prestar serviços aos seus associados, representá-los, defendê-los, e cuidar para que ajam sempre dentro de uma conduta ética e profissional adequadas, a Ordem dos Advogados vai mais além: ela estende seus braços em direção à sociedade, amparando-o, acolhendo-a, mediando conflitos, e construindo pontes entre a sociedade e o poder público. A entidade também é decisiva em momentos de grande conflito como o são os do nosso atual cenário político brasileiro.

Também é papel da Ordem cuidar da defesa da Constituição Brasileira, do bom funcionamento do Estado Democrático de Direito, e zelar pela aplicação dos direitos humanos e da aplicação da justiça social.

A Ordem dos Advogados do Brasil, 3a Subseção Campinas, não foge a essa essência que é inerente aos objetivos da instituição.



No último dia 06 do corrente mês, a OAB-Campinas, realizou em encontro com todos os presidentes, vice-presidentes, e membros de suas comissões. O encontro aconteceu no belíssimo auditório de sua Subseção, localizada no bairro, Jardim Santana.

Em clima de harmonia, o encontro foi um agradecimento da diretoria da instituição — formada pelos diretores: presidente Daniel Blikstein, vice-presidente Luciana Cunha; secretário geral, Paulo Braga; secretário Geral-Adjunto, Cláudio Vieira e o diretor Tesoureiro, Ivan Castrese — aos advogados e advogadas presentes ao encontro. Também nele se traçou diretrizes para as atividades que se desenvolverão no ano que vem.

E porque é tão importante para a diretoria reunir os integrantes dessas comissões? Em primeiro lugar porque elas ajudam e muito na gestão da diretoria, e segundo porque atuam como pontes entre a OAB-Campinas e a sociedade campineira.

Na ocasião, este blog realizou duas entrevistas com o presidente, o advogado Daniel Blikstein, e vice-presidente, a advogada Luciana Cunha. Respectivamente apresentadas abaixo.

***
Daniel Blikstein

Cottidianos - Qual o balanço que o Sr. faz desse primeiro ano de sua segunda gestão?

Dr. Daniel Blikstein - Nós temos feito um trabalho interessante em conjunto com a diretoria, advogados e voluntários, que participam de nossas comissões e, com esse trabalho nós temos podido nos posicionar, enquanto instituição, perante os assuntos relevantes da cidade, e do país, e ao mesmo tempo internamente perante os advogados e para os advogados, com melhoria da nossa infraestrutura e por intermédio de nossas comissões, o trabalho de atendimento ao público, em Direitos Humanos, na nossa comissão de Assistência Judiciária, atuações nos conselhos municipais, e também palestras de capacitação profissional, eventos, cursos, palestras, todos gratuitos, os advogados podem frequentar, e discutir, debater os mais diversos assuntos, e isso é bom e muito proveitoso para todos.

Em que o trabalho das comissões ajuda no seu trabalho como presidente?

Os presidentes, vice-presidentes e membros de nossas comissões são a mola propulsora da nossa subseção, incluindo os nossos funcionários que trabalham com as comissões, porque eles que possibilitam que a gente traga à nossa instituição a discussão, o debate de assuntos e temas que são de relevância nacional, local, e também do dia-a-dia do advogado, ou seja, capacitação profissional, melhorias nos trabalhos, e na atuação dos advogados, então tudo isso tá ligado ao trabalho das comissões. Então o trabalho das comissões é fundamental, é importantíssimo, e é essencial para o funcionamento da subseção, não só a diretoria trabalhar com a gestão propriamente dita, mas trabalhar com mais do que isso: com tudo aquilo que ela pode fazer pelo advogado, que vem muito por intermédio das comissões.

***

Luciana Cunha


Cottidianos - Há quantos anos a Sra. Advoga?

Dra. Luciana Cunha - Advogo há 20 anos, aqui em Campinas.

Atuando nos Fóruns, nas audiências…

Atuando sempre. Faço direito de família já há bastante tempo, frequentando os Fóruns, fazendo as audiências, tocando processos, encostando a barriga no balcão.

E porque escolheu direito de família?

Porque Direito de Família me tocou muito. Comecei a atuar nessa área e, consequentemente, a gente vai formando uma carteira de clientes que nos indicam para a área que a gente atua. Então acabei me firmando como advogada na área de família.

Durante esse tempo todo atuando nos Fóruns, e agora como Vice-Presidente da OAB-Campinas, o que mudou na sua visão em relação à OAB. Que dificuldades e desafios a Sra. encontrou?

Os desafios são grandes. Administrar, ajudar uma instituição como é a OAB, e o porte da OAB de Campinas, é realmente uma tarefa que exige muita responsabilidade. Estou tendo o contato nesse primeiro ano, findando quase o primeiro ano de gestão, tem sido muito gratificante encontrar os colegas, auxilia-los, atendê-los na medida do que a gente pode fazer. Então é uma experiência que pode ser um desafio, mas ao mesmo tempo é muito gratificante.

O que mudou na sua visão em relação à visão que a Sra. tinha da OAB-Campinas?


Mudou a correria, os horários, porque eles ficam mais apertados ainda, porque se eu resolvi assumir esse cargo, logicamente que eu quero ter a disposição também pra conseguir vir aqui, ficar um tempo aqui, ajudar os colegas, ajudar os funcionários, no que eu puder ajudar, então o tempo fica mais tomado ainda, mas é por um motivo justo e bom, então a gente releva.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates