0

Rainha, rei, e bobo da corte

Posted by Cottidianos on 23:59

Quinta-feira, 22 de setembro


Elizabeth II e Pelé - Rio de Janeiro, 1968

Era dia 11 de novembro de 1968. No gramado do Maracanã jogavam as seleções do Rio e São Paulo. Em um jogo disputado, os paulistas venceram a partida por 3 a 2. Em campo estava um rei: Pelé, então com 28 anos.

Na Tribuna de Honra do Estádio Mário Filho, estava uma sorridente rainha. Elizabeth II assistia ao jogo ao lado do marido, o Príncipe Philip (1921-2021), e do governador da Guanabara, Negrão Lima. Os olhos da rainha estiveram o tempo todo em cima dos jogadores. Ela usava um binóculo. Ao final da partida, os jogadores subiram a Tribuna de Honra para cumprimentar o casal real.

 Majestade, esse é o jogador Pelé, famoso mundialmente! Lael Soares, chefe de cerimonial do Palácio Guanabara, sede oficial do governo do Rio de Janeiro.

Ah, eu sei! Disse a rainha com um sorriso nos lábios, e estendendo a mão para cumprimentar o craque.

Entre Pelé o interprete que acompanhava a rainha travou-se o seguinte diálogo:

Diz pra ela eu estou muito emocionado por ter participado de um jogo com a presença dela.

Ao que a rainha respondeu:

Diga pra ele que a felicidade é minha!

Em 1968 fazia 16 anos que Elizabeth II havia sido coroada rainha da Inglaterra. A rainha estava no Brasil para uma visita de 11 dias.  Durante esse tempo ela visitou 16 cidades. Ela havia chegado ao Brasil no dia 1 de novembro e a ida ao Maracanã marcava sua despedida do Brasil.

A primeira e única visita da rainha Elizabeth ao Brasil poderia ter se dado em meio a águas tranquilas, porém ela se deu em mares turbulentos. Estávamos em plena ditadura militar. As ruas do país eram cenário de revoltas políticas e manifestações estudantis. Porém, com sua elegância, simpatia, e diplomacia, a rainha tirou tudo isso de letra.

Porém, destoando de todo aquela alegria e orgulho com que os brasileiros recebiam a rainha. Um grupo de crianças de uma escola carioca ficou bastante decepcionada com a visita dela ao local onde estudavam. Eles esperavam que a rainha aparecesse por lá com vestes reais, cetro e coroa. E ela apareceu com roupas comuns. As crianças ficaram realmente frustradas.

A roda do tempo correu. A rainha foi testemunha ocular de grandes fatos que marcaram nosso mundo. Muita água rolou por baixo da ponte nos anos de reinado de Elizabeth.

Porém, com seu girar constante a roda da vida também nos lembra que estamos aqui de passagem. Chega o peso dos anos, as limitações da idade e, por mais que a gente ache que certas pessoas não morrem nunca, elas nos surpreendem, e morrem.

Foi com muita tristeza que, neste dia 19 de setembro de 2022, o mundo, e em especial o Reino Unido, se despediu de uma grande mulher, grande líder, e um ser humano espetacular. Nunca via rainha pessoalmente. Quando ele esteve no Brasil, em 1968, eu ainda nem tinha nascido, mas posso dizer que era um ser humano espetacular.

Afirmo isso, tendo por base as palavras de Jesus Cristo no evangelho de Lucas, 6-44, que diz: “Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos. Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas”.

Porém o dia da partida chega para todos, nobres e plebeus. E chegou o dia rainha voltar para casa, deixar o plano material. Quando o Palácio de Buckingham anunciou a morte da rainha, imediatamente, o Reino Unido mergulhou em luto. Homenagens e mais homenagens foram feitas. Homenagens foram feitas em metrôs, nas ruas, em pubs, em abadias, e em diversos outros lugares.

No funeral da monarca filas quilométricas se formaram. Nem sol, nem chuva, nem frio, nem cansaço, nem exaustão impediram que milhares de pessoas aguardasse horas e horas na fila apenas para passar pelo hall do Palácio de Westminster, local onde estava sendo velado o corpo da rainha.

Depois de quatro dias de velório público, o corpo da rainha foi sepultado na segunda-feira,19, no castelo de Windsor nos arredores de Londres. O corpo da rainha desceu à sepultura, mas não sem antes o filho, o agora rei Charles III, colocar o último recadinho para mãe deixado em forma de bilhete em uma das coroas de flores dedicados a ela. Não há como ignorar a curiosidade em saber o que tinha escrito naquele simples bilhetinho, mas enfim, isso são segredos entre mãe e filho.

E essa coisa de família nos mostra ainda mais a sensibilidade de Elizabeth II, pois ela, como mulher, tinha que cuidar das coisas de governo e das coisas de família. E harmonizar essas duas coisas sem deixar de lado uma ou outra é coisa para pessoas de alta nobreza de coração.

Que a rainha seja recebida no mundo espiritual com a mesma pompa e circunstância com que seus súditos se despediram dela aqui na vida terrena.

Muitos líderes mundiais foram à Inglaterra se despedir da rainha. E o presidente brasileiro também foi lá, a nossa vergonha mundial. Confesso que fiquei surpreso quando o Palácio do Planalto anunciou a ida do presidente ao funeral da rainha. Fiquei pensando em como um homem que não possui o dom da compaixão no coração ia fazer num funeral.

Me veio à mente os milhares de pessoas mortas no Brasil durante a pandemia de Covid. Do presidente não se ouviu nenhum gesto de compaixão, nenhuma visita a um hospital, nenhuma palavra de conforto aos familiares das vítimas. Muito pelo contrário, Bolsonaro fez troça de pacientes atingidos pela doença, minimizou o problema, e criticou as vacinas.

Mas enfim, lá foi ele para Londres, acompanhado de uma comitiva da qual fazem parte a mulher do presidente, Michelle, o pastor Silas Malafaia, e o filho Eduardo Bolsonaro. E a primeira coisa que Bolsonaro fez ao chegar a Londres foi fazer discurso político para os seus apoiadores da janela da embaixada brasileira.

Após o discurso de presidente, os seguidores dele hostilizaram jornalistas que cobriam a visita do presidente. O gado presidencial chegou ao cúmulo de discutir com um britânico que pedia respeito ao sentimento de luto dos britânicos pela rainha. A outros que também reclamaram do clima de campanha do presidente brasileiro em meio ao funeral da rainha, eles diziam para eles irem para Cuba ou Venezuela. Como papagaios de pirata é essa a mesma ladainha que eles repetem em qualquer lugar: esquerda, Cuba, Venezuela. O presidente foi recebido com gritos de “mito” e “homem extraordinário”. Para chamar Bolsonaro de homem extraordinário é porque a pessoas já chegou a um alto grau na escala dos zumbis.

Ainda em Londres, o presidente foi a um posto de gasolina fazer vídeos e fotos para suas redes sociais comparando o preço da gasolina na Inglaterra e no Brasil, sem mencionar para os seus eleitores a diferença entre o salário e nível de vida do povo de lá em relação ao povo daqui. Obviamente, a atitude de Bolsonaro foi muito criticada pelos jornais britânicos.

Depois de Londres, Bolsonaro foi a Nova York, onde fez o discurso de abertura na Assembleia das Nações Unidas (ONU). Durou vinte minutos o discurso do presidente, e mais vez, ele usou o palco da ONU para fazer campanha eleitoral e para fazer uma coisa que ele sabe fazer bem: mentir. Bolsonaro, em seu discurso, fez um balanço do próprio governo, atacou gestões petistas, e defendeu itens da pauta conservadora.

A duas semanas das eleições Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro. Em Londres, em entrevista ao SBT, Bolsonaro disse que acredita que vencerá no primeiro turno e que se isso não acontecer é porque algo de errado existe dentro do TSE. “Se nós não ganharmos no primeiro turno, algo de anormal aconteceu dentro do TSE”, disse ele.

Segundo todos os institutos de pesquisa, inclusive aqueles aos quais ele pagou para fazer pesquisa, dizem que ele está em segundo lugar nas pesquisas, e que tem alta rejeição por parte da população. O ex-presidente Lula lidera as pesquisas. A fala de Bolsonaro é uma senha que o presidente dá aos seus eleitores para que eles ajam com violência, caso ele perca as eleições. Como o bolsonarismo parece roubar cérebros, é isso mesmo que os eleitores do presidente fazem: Reagem com violência ao que foram chamados. Foi assim em diversos momentos do governo, e acredito que não será diferente agora.

Outro dia, um amigo me chamou a atenção para a questão da distribuição dos santinhos de propaganda eleitoral. Ele me falou que quase não via santinhos de candidatos do PT. Então eu comecei a observar melhor. Andando pelas ruas da cidade, aqui e acolá eu vejo bandeiras do Brasil estendidas nas janelas dos apartamentos. Como já disse aqui nesse blog, os bolsonaristas se apoderaram dos símbolos nacionais e os transformaram em símbolos de campanha eleitoral. Porém, andando nas ruas dessa mesma cidade eu não vejo nas ruas nem nas janelas dos apartamentos, símbolos que remetem ao PT.

Isso mostra que a polarização no Brasil está intensa, porém, existe um lado mais violento que o outro. Então aqueles que temem sofrer alguma violência, se resguardam um pouco.

Enquanto Bolsonaro, fazia sua campanha no funeral da rainha e em Nova York, o ex-presidente tratava de formar uma espécie de frente ampla. O candidato reuniu oito ex-candidatos à presidência em torno de sua campanha. Lula trabalha, arduamente, para ser eleito no primeiro turno.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates