0

Instabilidades

Posted by Cottidianos on 23:19

Quinta-feira, 21 de julho

                                      Encontro de Bolsonaro com embaixadores

Não é o objetivo nesse artigo fazer uma biografia do presidente Jair Bolsonaro — mas vamos dar aqui algumas pinceladas antes de prosseguirmos antes de abordar o assunto do encontro do presidente com os embaixadores na segunda-feira, 18, em Brasília.

Bolsonaro começou sua carreira no serviço militar na Escola de Cadetes de Campinas, São Paulo. Aqui chegou — digo aqui, pois é de Campinas que escrevo este blog — em 08 de março de 1973, apenas duas semanas antes de completar 18 anos.  A Escola de Cadetes foi a porta de entrada do jovem Jair Bolsonaro para o serviço militar.

A partir daí seguiu seu caminho nas Forças Armadas. Colegas de Jair no serviço militar o descrevem como alguém com grande aptidão física e disposto ao serviço, porém não foi por isso que ficou “famoso” por lá.

Naquele ambiente ele já demostrava sua capacidade de provocar instabilidade. Em 1986, ele escreveu um artigo publicado na revista Veja, na qual fazia críticas aos baixos salários pagos aos soldados e oficiais de baixa patente pelo alto comando das Forças Armadas.

No artigo, intitulado, “O salário está baixo”, ele escreve: “Como capitão do Exército brasileiro, da ativa, sou obrigado pela minha consciência a confessar que a tropa vive uma situação crítica no que se refere a vencimentos”. Por causa disso, ficou 15 dias preso num quartel.

No ano seguinte, a Veja publicou uma reportagem que revelava os supostos planos de Jair Bolsonaro e o amigo Fábio Passos, de explodir bombas em instalações militares a fim de pressionar o alto comando dos militares a aumentar os salários.

Foi instalada uma investigação. Os dois negaram os fatos. No primeiro julgamento foram condenados. Recorreram então ao Superior Tribunal Militar (STM). Ali foram absolvidos por falta de provas por 9 votos a 4.

Por levantar a bandeira de melhores salários para os oficiais e soldados de baixa patente, Bolsonaro era admirado por eles nessa época. Amado pelos soldados e odiado pela alta cúpula.

Talvez tenha sido por essa razão: ser admirado pelos colegas de farda, é que Jair Bolsonaro tenha sido absolvido naquele julgamento. Talvez os juízes tenham tido receio de aplicar a ele uma pena severa a ele, e causar indignação e revolta nos baixos oficiais, talvez até um motim. E assim, Bolsonaro saiu livre e solto das acusações.

Após esses fatos, Jair Bolsonaro deixou o serviço militar e foi tentar a carreira política. Se deu bem. Já na primeira tentativa foi eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro, em 1989, tendo como plataforma de campanha a defesa dos interesses corporativistas.

Em seguida, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, e conseguiu. O primeiro mandato dele como deputado deu-se entre 1991 e 1995. O ex-campeão do exército passou 27 anos na Câmara dos Deputados na qualidade de deputado medíocre, baixo clero, sem conseguir aprovar nenhum projeto de grande relevância.

Chamava a atenção por lá, não pela sua capacidade, inteligência, e disposição para elaborar projetos de grande relevância, nem para o povo do Rio, nem para a nação brasileira.

Naquela casa legislativa ele chamava a atenção por suas falas homofóbicas, preconceituosas contra mulheres, negros, indígenas, homossexuais. A uma coisa Bolsonaro foi fiel: ao corporativismo militar. Dessa base, ele sempre atendeu os interesses. Daí se explica o apoio que os militares deram a sua campanha.

O jornal O Estado de Minas, fez uma compilação de 10 frases ditas por Bolsonaro quando ele era deputado, se o leitor quiser lê-las basta clicar no link, reproduzirei aqui apenas uma: “O erro da ditadura foi torturar e não matar”. Disse Bolsonaro em entrevista a uma rádio, em junho de 2016.

Pois bem, o tempo foi passando e Bolsonaro resolveu se candidatar a presidente. Quando lançou sua candidatura à presidência da República, em agosto de 2018, ninguém o levou muito a sério. Mas, para espanto de todos, e surfando na onda do antipetismo, ele conseguiu.

Veio o governo de Jair Bolsonaro e a história toda vocês acompanharam. Uma tragédia para o Brasil. Época de retrocessos em TODAS as áreas.

Em 2018, havia o sentimento antipetista como já disse acima. E Bolsonaro se anunciou como aquele que iria combater a corrupção. Deixar a “velha política” fora do jogo. Logo as máscaras caíram e a corrupção também apareceu no governo dele. A Lava Jato foi assassinada, morta e enterrada.

A velha política voltou ainda com mais força, tendo o Centrão como grande destaque. Como recompensa por tanta dedicação, o Centrão ganhou a chave do cofre do orçamento na Câmara dos Deputados, e o poder de indicar quem quiser e puder para cargos em todos os escalões do governo. Tornou-se íntimo dos habitantes do Palácio do Planalto. Passou da sala para a cozinha com muita desenvoltura.

Uma prova da grande influência dos abutres do Centrão nesse governo foi a aprovação da PEC 1/2022, apelidada de PEC-Kamikaze. Uma PEC que cria benefícios em ano eleitoral, o que é proibido pela Lei Eleitoral.  Porém, o governo armou as coisas de um jeito tão bem amarrado que oposição e situação votaram pela sua aprovação mesmo assim. Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira fez verdadeiros malabarismo para que a PEC fosse aprovada a todo custo.

E assim o capitão vai prosseguindo: governando pouco ou quase nada, e cometendo muitos crimes. Por muito menos, a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment.

Em 2018, o inimigo era o PT. Mas agora o presidente Jair Bolsonaro não tem a mesma moral para se autoproclamar um governante que luta pelo combate à corrupção, pois ela está entranhada no seu governo, e na sua família.

Mas é preciso haver um inimigo. Criar narrativas. E quem foi o escolhido dessa vez? Adivinhem! Ela a urna eletrônica. Essa, sim, segundo ele, é a grande vilã das eleições brasileiras. Ela que foi lançada nas eleições de 1996 e desde então se tornou a principal protagonista da maior eleição informatizada do mundo, se tornou para Jair Bolsonaro, a inimiga.

Vejam, notem o detalhe: A urna eletrônica foi usada pela primeira vez nas eleições de 1996. E Jair Bolsonaro, contando o tempo de sua eleição como vereador, em 1989, foi eleito, na grande maioria das vezes através desse instrumento. E o mais impressionante ainda: três de seus filhos entraram na vida pública e também foram eleitos pelo sistema de votação eletrônica. E nunca, nenhum deles, falou qualquer coisa a respeito da confiabilidade das urnas eletrônicas.

Bastou o ex-presidente Lula voltar a disputa para que as urnas eletrônicas se tornassem a grande vilã, sendo que, desde que elas começaram a ser usadas, não houve nenhum episódio comprovado de que elas tenham sido fraudadas. Houve acusações é verdade, mas todas elas já foram desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Já faz tempo Jair Bolsonaro faz esses ataques. Ora ele ataca os ministros do TSE, ora ele ataca os ministros do STF, ora ele ataca as urnas eletrônicas. Tudo isso numa tentativa de desqualificar, não apenas o processo eleitoral brasileiro, mas o Judiciário como um todo. É isso que as instituições brasileiras não podem e não devem permitir.

Bolsonaro já fez live, deu entrevistas, falou no cercadinho contra as urnas eletrônicas, mas a último ato dele nesse sentido foi inacreditável e, simplesmente, ridículo.

Na segunda-feira, 18, o presidente usou a máquina governamental e a estrutura do Palácio do Planalto e ali reuniu embaixadores de diversos países. Ancorado numa apresentação em power point — com erros de inglês — o presidente repetiu a mesma ladainha que nós já estamos acostumados a ouvir.

Também sem apresentar provas, o presidente lançou dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, e sobre o processo eleitoral brasileiro. Jair Bolsonaro também aproveitou a ocasião para atacar o ex-presidente, Lula, que concorre ás eleições deste ano e está em primeiro lugar nas pesquisas.

Sobrou veneno para Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e também para Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, ambos do Supremo Tribunal Federal STF.

Auxiliando Bolsonaro nessa tragicomédia estavam os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Acho que nunca houve algo parecido em outro lugar no mundo, essa coisa de um presidente da República chamar os embaixadores para um evento para falar mal das instituições de seu próprio país, e o que é ainda pior, fazer a elas acusações sem provas.

Várias autoridades e partidos de oposição deram declarações contra as falas de Bolsonaro. Só quem silenciou foram Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Augusto Aras, Procurador-Geral da República. O primeiro, como já disse, tem a chave do cofre na mão, e faz parte do Centrão, que, hoje, é quem, de fato, governa o país. O segundo, está de olho em uma vaga no STF. Como diz o ditado, “para bom entendedor, meia palavra basta.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates