0

Bolsonero

Posted by Cottidianos on 02:15

 Segunda-feira, 23 de agosto

Os bombeiros todos ganham

Os trinta dinheiros pra aquecer o fogo

Mas eu vejo a chama e tremo, por que sou daqui

Entendo o fogo porque sou daqui

E estas paredes porque sou daqui

E os meus amigos porque sou daqui

E os meus perigos porque sou daqui

(Fagner – Incêndio)

 

Em comunicado do dia 29 de março deste ano, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva anunciou que deixaria o cargo. O ministro não informava o motivo pelo qual estava saindo do comando do ministério da Defesa. Azevedo ficou à frente da pasta por 2 anos e três meses. Marinha, Exército, e aeronáutica são vinculadas ao ministério da Defesa.

Uma frase no comunicado emitido por Fernando Azevedo soou como enigmática. Após agradecer o Presidente da República, e por destacar o tempo que serviu na pasta, ele diz: “Preservei as Forças Armadas como instituições de Estado”. Depois, veio a se saber que o ministro fora demitido por Jair Bolsonaro. Os motivos, porém, permaneceram ocultos.

Um dia depois da saída de Azevedo, os comandantes do Exército (Edson Leal Pujol), da Marinha (Ilques Barbosa), e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica), entregaram os cargos. Isso representou um fato inédito, pois nunca antes na história da república brasileira havia ocorrido a demissão dos três chefes da Forças Armadas de forma simultânea, e marca também mais um capítulo na grave crise institucional na qual o país está mergulhado, em grande parte, devido aos arroubos autoritários do presidente, Jair Bolsonaro.

Se, Fernando Azevedo e Silva, ainda guardava algum pudor em não jogar as Forças Armadas dentro do caldeirão político, o seu substituto, o general Walter Braga Neto, que comandava a Casa Civil antes de ir para o ministério da Defesa, faz o jogo do presidente, apoiando em suas esdrúxulas ideias antidemocráticas.

Conforme dito acima, uma frase no comunicado de Fernando Azevedo, quando da sua saída do ministério da Defesa, pareceu enigmática. Em entrevista à revista Veja, publicada em 19 de agosto, Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa e Segurança Pública no governo de Michel Temer no período de maio de 2016 e janeiro de 2019, esclarece o fim do ministério da saída dos chefes das três Forças Armadas que entregaram em fins de março deste ano.

Segundo ele os três foram demitidos por não se dobrarem ao autoritarismo do presidente e seus ataques às instituições. “Foi por não endossar os achaques ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional e aos governadores, pelas políticas engendradas na pandemia, que, pela primeira vez, os chefes da Aeronáutica, Marinha e Exército foram demitidos. Eles não se dobraram. Os três foram demitidos porque se recusaram a envolver as Forças Armadas nas declarações e nos atos do presidente da República. Toda vez que ele se sente ameaçado, sob o tom e desrespeita os outros poderes, constrangendo as Forças Armadas a endossar esse discurso”.

Na entrevista, Raul Jungmann, vai mais além e fala do motivo real da demissão dos comandantes. “Ele (Jair Bolsonaro) chamou um comandante militar e perguntou se os jatos Gripen estavam operacionais. Com resposta positiva, determinou que sobrevoassem o STF acima da velocidade do som para estourar os vidros do prédio”, diz o ex-ministro.

Diz ainda que os chefes das Forças Armadas questionaram Bolsonaro sobre o absurdo desse pedido e, por isso, foram demitidos. Jungmann, obviamente, não cita a fonte, mas diz ter depoimento a respeito do assunto. Como ex-ministro da Defesa, ele conhece muito bem os bastidores das Forças e Armadas.

Na entrevista à Veja, Raul Jungmann também demonstra preocupação com as eleições do ano que vem diante dos conflitos e confrontos gerados pelo Presidente.

A semana terminou com o presidente jogando mais lenha numa fogueira que já está pra lá de ardente... e abre uma crise sem precedentes entre Poderes na história recente do país.

Ministros e aliados do governo bem que tentaram impedir, mas não obtiveram sucesso algum.  Na sexta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu a promessa e apresentou ao senado um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Bolsonaro cumpriu a promessa pela metade, é verdade, mas cumpriu. Ele tinha ameaçado apresentar pedido de impeachment também contra o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Carlos Barroso.

Na ação apresentada ao Senado, assinada apenas por ele, Bolsonaro acusa Moraes de crime de responsabilidade e diz que ele atua “como verdadeiro censor da liberdade de expressão ao interditar o debate de ideia e o respeito à diversidade, e ao descumprir compromisso expressamente assumido com este Senado Federal”.

No mesmo dia em que apresentou ao Senado o pedido de impeachment de Moraes, o presidente também apresentou uma ação no próprio STF na qual questiona a constitucionalidade das decisões do órgão no inquérito das fake news. Nele Bolsonaro argumenta que os atos processuais praticados nesse processo estão “contrariando as liberdades individuais e os princípios constitucionais”.

No procedimento, chamado de Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o presidente questiona, por exemplo, o fato de o inquérito ter sido instaurado pelo próprio STF, que também é o órgão julgador. E pede a suspensão do inquérito das fake news até que seja julgada ação. A ADPF é assinada pelo presidente e por Bruno Bianco Leal, novo advogado-geral da União.

Antes prosseguirmos, é interessante relembrar o que é o inquérito das fake news, dessa forma percebemos o quão fora da realidade estão o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, e a ação que questiona a constitucionalidade de decisões do próprio STF.

O inquérito das fake news, foi instalado pelo STF em março de 2019. E por que ele foi instalado? Porque começaram a surgir por parte de grupos bolsonaristas muitas ameaças aos ministros do STF, inclusive ameaças de morte. Os bolsonaristas, como ainda hoje fazem, também lançavam ameaças a democracia, quando defendiam, e ainda hoje defendem, o fechamento do Supremo.

Durante a investigações, as ameaças aos ministros da Corte, que por si só, já eram graves, ficaram em segundo plano, pois as investigações revelaram uma verdadeira rede criminosa de produção de notícias falsas. Foram realizadas operações de busca e apreensão. Perfis bolsonaristas que ajudaram a eleger o presidente foram bloqueados. Prisões de pessoas responsáveis por espalhar as fake news foram presas.

Antes do ataque do presidente ao sistema eleitoral, o STF praticamente se limitava a divulgar notas de repúdio quando o presidente falava ou fazia alguma asneira, porém, depois disso, o STF resolveu agir de forma mais incisiva, dizendo de outro modo, resolveu partir para o combate contra aquele que estava lhe jogando pedras.

No início desse mês, Alexandre de Moraes incluiu o presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news por suas falas mentirosas contra as urnas eletrônicas. Na sexta-feira, 13, o ministro Alexandre de Moraes mandou prender preventivamente o ex-deputado Roberto Jeferson. O bolsonarista também faz muito barulhos nas redes sociais. O ministro também determinou o bloqueio de contas do ex-deputado nas redes sociais, apreensão de armas e munições, e apreensão de computadores.

Na fundamentação do pedido de prisão, o ministro listou vários crimes, dentre eles; calúnia, difamação, e incitação ao crime. Depois das falas golpistas do cantor Sérgio Reis, o ministro determinou busca e apreensão em endereços ligados ao cantor, e também em endereços ligados ao deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ), e de mais oito pessoas.

Moraes também determinou que os investigados se mantenham a pelo menos um quilometro da Praça dos Três Poderes, suspendeu os perfis deles nas redes sociais, e determinou que o Banco Central bloqueasse a chave de Pix para financiamento de protestos convocados pelos bolsonaristas para 7 de setembro.


Ministro Alexandre de Moraes

Enfim, os leitores perceberam pelos relatos acima que o ministro Alexandre de Moraes está tendo muito trabalho. Finalmente, os ministros do STF compreenderam que não basta soltar notas de repúdios para as asneiras do presidente, mas sim, mostrar a ele toda a força das instituições.

Na verdade, quem deveria estar pondo freios aos arroubos do presidente era a Procuradoria Geral da Presidência, mas o procurador-geral da República, Augusto Aras, de olho numa vaga no Supremo, fecha os olhos para todas as barbaridades cometidas pelo presidente.

Eis então os motivos para Bolsonaro estar com tanta raiva de Alexandre de Moraes, e de Luís Roberto Barroso, é porque eles estão impondo limites ao presidente, aos seus filhos, e a toda a legião de fanáticos bolsonaristas.

Na verdade, Bolsonaro sabe que o pedido de pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes não prosperará. O presidente do senado, Rodrigo Pacheco, já disse que não dará andamento a esse pedido do presidente. As manifestações vieram fortes de todos os lados no mundo político. O que Bolsonaro pretende, e, na verdade já conseguiu, é incendiar a sua militância como Nero, dizem, incendiou Roma.

Os Bolsonaristas estão loucos. Acham que Alexandre de Moraes é bandido da história e Jair Bolsonaro é o mocinho, injustamente perseguido por um juiz tirano. E nessa loucura insana estão vários setores bolsonaristas, inclusive pastores evangélicos, incitando seus fiéis ao crime ao defenderem o fechamento do STF. Eles estão se organizando para ir às ruas no feriado de 7 de setembro, contra o que consideram o cerceamento da liberdade de expressão.

Pobres coitados! Completamente manipulados pela indústria de fake news, que, apesar de acuadas pelo STF, ainda continuam bem atuantes no Zap profundo, não conseguem distinguir a diferença entre liberdade de expressão e a ofensa e incitação ao crime.

Por todos os lados e ângulos que se observe, o pedido de impeachment protocolado por Bolsonaro é medíocre, tanto nos argumentos, como nos fundamentos, como medíocre é o próprio presidente. Para ele, Moraes é um péssimo ministro e comete crime de responsabilidade, por agir contra as milícias digitais que atentam contra a democracia e contra a vida, como foi o caso das fake news por eles divulgadas no combate à pandemia de Covid-19.

Em editorial publicado neste domingo, 22, intitulado Um arruaceiro naPresidência, o jornal o Estado de São Paulo, diz aquilo que muitos de nós já pensamos: que o bolsonarista é um ser a ser estudado: “O bolsonarismo é caso a ser estudado. No meio de uma pandemia, com inflação em alta, emprego em baixa, nível de confiança caindo, investimentos em compasso de espera, o presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores tentam instigar medo no País, para que o Senado remova indevidamente um ministro do Supremo em razão de suas decisões judiciais”, diz trecho do editorial.

Enfim, caros leitores, o presidente, Jair Bolsonaro, abriu mais uma fenda na relação entre os poderes e colocou mais gasolina na crise institucional que já é grave. Para Bolsonaro, dane-se o país, dane-se os brasileiros que não estão no seu cercadinho. Ele não está nem aí nem para as pessoas que morreram e morrem de Covid. Não está nem aí para um país que precisa de uma retomada econômica depois da Covid-19. Nem muito menos está preocupado com os brasileiros desempregados.

Em sua mente lunática, ele está sempre procurando inimigos imaginários para perseguir. Está sempre com os dentes afiados para proteger os filhos e a ele próprio das acusações que pesam sobre eles, e com a sua reeleição no ano que vem.

Como um Nero brasileiro, o presidente vai incitando a sua militância ao ódio, e subvertendo os valores democráticos.

Que ateiem fogo a si mesmos e aos seus próprios reinos, porque o Brasil resistirá a essa gente, como Roma sobreviveu as loucuras do imperador romano Nero.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates