0

Apenas uma pausa para o BBB

Posted by Cottidianos on 21:31

 Quarta-feira, 24 de fevereiro

 


Karol Conká e Nego: participantes do BBB-21


Não acompanho a edição 21 do Big Brother Brasil. Respeito quem gosta e quem acompanha o programa. Eu mesmo já acompanhei algumas edições dele. Já votei. Já torci. Já me irritei e me alegrei com este ou aquele participante. Antes o programa era comandado pelo jornalista Pedro Bial. O Bial é sempre genial, mesmo comandando um reality show ele dava um jeito de fazer sua estrela de jornalista brilhar. Seus textos, por ocasião da eliminação dos candidatos eram sempre muito bons.

Entretanto, depois fui perdendo o entusiasmo pelo BBB. É como uma novela sempre com o mesmo enredo e os mesmos tipos de personagem. Preferi sair da tela da TV e ir para a janela, acompanhar o BBB da vida real. Pelo menos nesse, aqui e acolá, variam os personagens. O enredo é o mesmo de dentro da casa, mas, enfim, é vida real. Vida que segue.

No jogo da vida também, às vezes ganhamos, à vezes perdemos, às vezes eliminamos alguém, às vezes somos eliminados,  outras vezes damos ou recebemos o presente do anjo, e por aí vai. Como disse: vida que segue. O importante é seguir sem mágoas, sem ressentimentos. Até porque essas coisas são venenos. Se decidirmos beber do cálice tóxico cheio dessas substâncias o problema é só nosso. Somos nós, compreendidos como corpo e espírito, físico e espiritual, quem sentirá as consequências. E quem bebe veneno não espere nada de bom.

Enfim, como já disse, não acompanho o BBB. Mas, por não gostar de uma coisa,ou de um programa, não devemos nos desligar de todo. Sempre tem que ter uma antena ligada, pois, de tudo podemos extrair uma reflexão, uma lição para a nossa própria vida.

Mesmo não estando ligado na casa mais vigiada do Brasil, é impossível, nestes tempos de Internet, não ficar sabendo de algumas coisas que se passam lá dentro. Não tem como fugir disso. Você abre um site e de lá já salta uma manchete relacionada ao assunto. Na TV. O BBB é produto da Globo. Então nos programas do canal também se fala disso. É produto e toda empresa tem que divulgar seus produtos. Isso é normal.

Então, estava vendo o Bom Dia Brasil, na quarta-feira da semana passada, dia 17, e ao final do programa foi anunciado que, Nego Di, um humorista, participante do reality show havia sido eliminado na noite anterior com uma taxa de rejeição de 98,76%, e seria o entrevistado do programa Mais Você, apresentado pela Ana Maria Braga. Curioso, até para ver como estava um cara que tem uma taxa de rejeição tão alta. E o cara estava arrasado. Conversava normal com a Ana Maria, mas dava para ver que a eliminação tinha mexido com ele.

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga, conversa com o participante e vai mostrando cenas do programa, onde ele teria errado, e questionando-o sobre aqueles comportamentos. Não vou entrar aqui em detalhes sobre as falhas do Nego Di dentro da casa, mas mesmo sem acompanhar o programa, só por aqueles trechos, já, dava para ver que ele tinha, como diz o ditado popular, “pisado na bola” com alguns participantes, tivera algumas atitudes egoístas mesmo.

Durante a entrevista, também fiquei sabendo que havia uma participante no programa, uma cantora chamada Karol Conká, que estava tumultuando o ambiente e agindo como uma vilã: ofendendo e magoando todo mundo. Depois comecei a prestar mais atenção e vi que em outros programas, inclusive de rádio, se fazia referência a ela.

Tudo bem, correu a semana, fiquei refletindo sobre a eliminação de Nego Di e sua alta taxa de rejeição.

Por coincidência, estava, no dia de hoje, novamente assistindo o Bom Dia Brasil, quando a apresentadora, Ana Paula Araújo, anunciou que Ana Maria Braga entrevistaria, logo em seguida ao Bom Dia Brasil, justamente a participante Karol Conká. Não consegui deixar de ver a entrevista.

Soube pela Ana Maria que a participante havia sido eliminada na noite anterior com um índice de rejeição ainda maior: 99, 17%. Karol bateu o recorde de rejeição de todas as edições do BBB. O recorde de Nego Di durou apenas uma semana e já foi cedido para a Karol.

Ao ver as cenas da participante na casa logo ficou evidente sua atitude má e egoísta. Ela se justificou dizendo que ela não era daquele jeito e que sua atitude na casa se devia a traumas pelos quais ela havia passado durante fases de sua vida.

Porém nada justifica. Tanto Nego Di quando Karol Conká entraram no reality show e deram o que de pior havia dentro deles. Se tivessem deixado aflorar dentro da casa suas melhores qualidades, certamente, não teriam tido índices de rejeição tão altos por parte do público. Adotaram, dentro da casa mais vigiada do Brasil, uma atitude que pode, inclusive, prejudicar suas carreiras profissionais.

A vida também é uma espécie de reality show. Nós, todos os dias, desempenhamos nossos papéis. Vivemos nossas vidas, e nem nos damos conta de que, em algum lugar do universo há um Big Pai que, desse lugar sagrado, observa todas as nossas atitudes, e, ao final, pode nos dar o grande prêmio, ou não.

Portanto, cabe a nós, todos os dias, examinarmos nossas consciências e nossas atitudes. Nunca é demais dar um mergulho dentro de si e fazer uma análise de como está sendo o nosso agir para conosco mesmos e para com aqueles que nos rodeiam, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer lugar a que formos.

O comportamento do público que assiste ao BBB-21 talvez também nos dê um recado para os tempos sombrios em que estamos vivendo, no qual são constantes os discursos de ódio e os ataques a este ou aquele. A sociedade está cansada desses comportamentos e desses discursos proferidos por bocas raivosas.

Queria Deus que as pessoas estejam se dando conta de que uma sociedade alicerçada no ódio não poderá produzir outra coisa senão ódio. E que num país onde o governante privilegia as armas de fogo, em vez de incentivar a educação e a cultura apenas será como um livro de capa colorida e bem ilustrada por fora, mas vazio de conteúdo por dentro.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates