0

O tesouro escondido

Posted by Cottidianos on 00:58

Terça feira, 10 de outubro

***

Vontade de falar da vitória do Joe Biden nesta postagem. Este blog falará dela, brevemente. Hoje o coração me pediu para falar de outra vitória, antes de falar da vitória do norte-americano. Corda tinha para amarrar os dois textos. Mas preferi fazer dois feixes diferentes. Assim fazemos duas fogueiras. As duas ornadas pelo fogo da vitória.

***


Pompéia, a cidade soterrada

É engraçado. Chega até mesmo a ser cômico. Seria comédia, se não fosse trágico.

O home sobe num pedestal. Bate no peito. Muitos até se colocam no lugar de Deus.

Mas, belo dia, as forças da natureza se irritam com tanta prepotência e mostram quem é que manda.

Foi assim que aconteceu na sofisticada cidade romana de Pompéia. Cidade rica, próspera também em arte e cultura, era na região que os abastados romanos mantinha suas colônias de férias. Talvez por isso, a cidade fosse tão movimentada, badalada, e procurada.

Porém, certo dia, mas precisamente no ano 79 d.C. o Monte Vesúvio ficou bastante irritado, e de sua boca saíram cinzas, pedras, e fogo, que caíra em abundância sobre a cidade, soterrando-a, e matando seus 20.000 mil habitantes.

Apesar de se pensar que a população da cidade tenha sido morta por ter sido engolida pelas cinzas do vulcão, estudos mostraram que a causa da morte da maioria foi o calor excessivo. Os habitantes da região foram expostos a uma temperatura que chegava a 250 graus, que podia ser sentido mesmo por quem estava a cerca de 10 quilômetros de distância da cidade. Que ser humano resistiria a um calor tão grande? Mesmo pessoas que estavam abrigadas em edificações acabaram morrendo em decorrência desse calor.

A cidade se manteve oculta sua tragédia por 1.600 anos, até que, em 1748 foi descoberta por acaso. Caprichosamente, as cinzas e lama fervente que sairam do vulcão, formaram como que um molde, que preservou pessoas, coisas e objetos, exatamente do mesmo jeito em que estavam quando foram surpreendidos pela tragédia.

O povo de Pompéia já havia recebido uma espécie de aviso da mãe natureza. Pois no início do ano de 62, um forte terremoto, que historiadores avaliaram entre 5 e 6 graus na escala Richter, causou graves danos na região, especialmente, em Pompéia. Muitas pessoas deixaram a região após a tragédia, outras ficaram e decidiram reconstruir a cidade. Foi durante essa reconstrução que Vesúvio se enfureceu e a morte engoliu a todos.

E assim, vez ou outra, a humanidade tem sido atingida por fenômenos naturais diante dos quais fica evidente quão frágil é o ser humano, e quão forte é a natureza.


Ayda Gezgin

Recentemente, e bem recentemente, mais precisamente em 30 de outubro, a Turquia foi atingida por um forte terremoto. O fato aconteceu na cidade de Izmir, na costa do mar Egeu. Também lá o tremor atingiu magnitude de 5 a 6 pontos na escala Richter. O terremoto deixou mais de 1.000 pessoas feridas, e mais de 100 mortos. O tremor também deixou atrás de si um rastro de destruição.

Mas, alguns seres humanos, sabe-se lá de que fibra são feitas, são resilientes. Dessas que podem sobreviver ao rastro de morte e destruição provocados por terremotos, mesmo estando elas sob as mais adversas condições. E essas pessoas feitas com fibra de qualidade superior podem ter 40 anos, podem ter 20, podem ter 60, ou podem até mesmo ter, 3 anos de idade.

Nesse terremoto na Turquia vale a pena voltar os olhos para duas pequenas guerreiras. Uma menina de apenas 3 anos foi encontrada com vida entre os escombros, quase quatro dias após o terremoto. O mundo desabando lá fora, e a menina de nome Ayda Gezgin, estava sentada, pacientemente, na cozinha de um prédio que desabou. Ela estava em um pequeno espaço que havia ficado intacto, entre a máquina de lavar e uma bancada.


Elif Perincek

Outra menina, de nome Elif Perincek, de 3 anos também foi encontrada pelas equipes de resgate em condições bem mais críticas que a primeira. O resgatista que encontrou Elif, achou que ela estava morta, pois a menina estava inerte. Coberta de poeira, a impressão que dava era a de que não estava respirando, que estava morta mesmo.

Porém, quando o homem começou a limpar o rosto da menina, ela abriu os olhos. Imaginem os senhores e senhoras a alegria e a emoção que deve ter sentido aquele homem... E que alívio deve ter sentido a menina...

Ayda ficou 91 horas embaixo dos escombros. Elif ficou 65 horas em condições inimagináveis para qualquer um de nós. E detalhe importante, impressionante. As duas ficaram sem comida, sem bebida, e praticamente, sem poderem se mover, com toneladas de concreto em cima delas.

Se a natureza é imperiosa, furiosa, alguns seres humanos, em condições muito adversas, conseguem ser iguais as rochas mais firmes. Mas qual o segredo dessas pessoas? Sorte? Acaso? Proteção divina?

Isso talvez nunca saibamos, pois esta força para vencer o adverso muitas vezes é manifesta. Algumas pessoas a demonstram com facilidade, outras as mantém escondidas e só as mostram nas horas mais necessárias.

Se você está passando por momento difíceis, lembre-se: Esta força pode estar escondida dentro de você, apenas esperando para ser despertada. Faça isso. Desperte-a. E experimente a magia do milagre. Do milagre de tornar possível o impossível. Encontre dentro de si essa força, e faça resplandecer este tesouro interior escondido dentro de você mesmo.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates