0

Muito prazer! Sou o coronavírus.

Posted by Cottidianos on 18:23

 Domingo, 04 de outubro




Em março deste ano, o coronavirus começava a se espalhar pelo país. Dia 16, as mortes pela doença já chegavam a 234. Muitas pessoas assustadas com a situação. Outras nem tanto.

O cantor, sertanejo Cauã, da dupla, Cleber e Cauã, estava entre estes últimos. Sentado tranquilamente em sua residência, tomando umas e outras com os familiares, o cantor dava risada e batia no peito, dizendo: “Deita em nós coronavírus. Entra coronavírus, vem em nós”. Gravaram a cena e postaram nas redes sociais”. Não apenas o cantor, mas também as outras três pessoas que aparecem no vídeo, zombavam do vírus.

Passaram os meses e a pandemia no Brasil foi piorando dia após dia. Milhares de pessoas perderam a vida por causa da doença, e milhões foram contaminados. Dentre esses contaminados, ironicamente, estava o Cauã. E o caso dele não foi nem um pouco leve.

O cantor começou a sentir os primeiros sintomas no dia 07 de agosto. Foi parar na UTI de um hospital de Goiânia, em estado grave. Chegou a ficar com 75% do pulmão comprometido. Não mudou de plano espiritual, pois alguém lá em cima deve ter pedido ao chefe para dar mais uma chance ao moço.

Não apenas o Cauã pegou coronavírus, mas também o pai e a mãe dele chegaram a ficar hospitalizados, vítimas da doença. Felizmente, os três recuperaram-se. Passaram maus bocados, mas conseguiram sair da “gripezinha” com vida.

No dia 25 de agosto ele esteve no programa da Fátima Bernardes. Estava em um quarto do hospital, mas ainda deitado na cama. Continuava precisando de oxigênio, porém, uma forma mais branda do que na Unidade de Terapia Intensiva. Ele havia saído de lá no dia anterior, após dez dias de internação. Sem contar os dias que já tinha ficado no hospital antes da passagem pela UTI.

Na entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, o cantor relatou que às vezes ele pensava que se morresse seria mais vantagem, tanta era a dor e o desconforto que sentia. Mas de repente, segundo ele, veio aquela força interior, e ele sentiu que precisava ser curado, não apenas do Covid-19, mas de toda uma vida e atitudes erradas que vinha tomando.

Entre essas atitudes estava a ansiedade, a inquietude. Um cara que só pensava em ganhar dinheiro. Nem férias tirava. Dez anos sem gozar desse benefício que todo trabalhador goza. Ele também revelou que era arrogante e que, nem aos próprios filhos amava direito. Mas de repente, veio a doença e o jogou num leito de UTI. Ali ele ficou diante da fragilidade da vida. Entre a vida e a morte, ele teve bastante tempo para refletir.  

Assim, é o coronavírus. Ele gosta de gente que o desafie. Pois, ao desafiá-lo, não tomam os cuidados necessários. Coisas simples, mas de grande eficácia contra o vírus, como por exemplo, usar máscaras, limpar as mãos com álcool gel, evitar aglomerações, e assim por diante.

Foi assim com o Cauã. Foi assim com tanta gente. Também chegou a vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na madrugada de sexta-feira, 02, o presidente anunciou que ele e a primeira-dama, Melania haviam sido contaminados com o coronavírus. “Esta noite, Melania e eu testamos positivo para Covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso juntos!” Postou ele em rede social.

Na manhã de sexta-feira, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, informou que o estado de saúde do presidente era bom, que ele sentia sintomas leves, e que deveria permanecer trabalhando no cargo. Porém, ainda na sexta-feira, após sentir febre e cansaço, o presidente foi transferido para um hospital militar nos arredores de Washington.

O susto veio para o casal presidencial veio quando eles foram informados de que Hope Hicks, 31 anos, assessora do presidente, havia contraído o vírus. A assessora havia viajado com eles no mesmo avião com destino a Cleveland, onde ele participaria do primeiro debate eleitoral com o Joe Biden, candidato do Partido Democrata.

Na quarta-feira, 30, ela também havia acompanhado o presidente em um comício realizado em Minnesota. No evento, muitas pessoas não usavam máscaras.

A equipe médica do presidente diz que ele se sente bem, mas Trump é duplamente grupo de risco por causa da idade e do sobrepeso. Então mais um motivo para se ter ainda mais atenção e cuidado. Ainda segundo os médicos, Trump pode ter alta já nesta segunda-feira, 05.

Parece que esse de tal de coronavírus é bem caprichoso. À uma ironia, ele sempre paga com outra ironia. Todos sabem que o presidente Donald Trump, minimizou a pandemia, e minimizou também os cuidados recomendados para combatê-la, inclusive o uso de máscaras. Vários foram os eventos em que ele foi visto sem usá-la.

Foi somente quando o pandemia já havia se alastrado pelo país que ele reconheceu a seriedade da situação. Porém, esse parece ter sido um reconhecimento apenas oficial, pois na prática, nas atividades cotidianas, o presidente continuou a desafiar o vírus.

E eis que a apenas 30 dias das eleições presidenciais norte-americanas, na qual Trump, figura como candidato, o coronavírus resolve se apresentar para ele, e dizer: “Muito prazer, presidente Donad Trump! Eu sou o coronavírus”. E lança sobre os Estados Unidos uma incógnita.

Mesmo que deixe o hospital já nesta segunda-feira, o presidente Trump e sua mulher, terão que cumprir um período de quarentena. E como ficarão os debates que ainda restam entre ele e Joe Biden? E os comícios?

E os assuntos que ficaram em segundo plano por causa do anúncio da contaminação por Covid-19 do presidente, como por exemplo a sonegação de impostos, e o processo de confirmação da juíza conservadora, Amy Coney Barlett, para o Supremo Tribunal? Como reagirá o eleitorado americano diante desses novos fatos? 

Diante de tudo isso, a única certeza é a vantagem nas pesquisas eleitorais do Democrata sobre o Republicano. Porém, se essa vantagem indicará uma vitória de Biden sobre Trump, isso é outra incógnita. 


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates