0

Estupidez Humana

Posted by Cottidianos on 01:45
Quarta-feira, 29 de julho

Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
(Perfeição – Legião Urbana)


Reserva Biológica de Araras
Reserva Biológica de Araras



Quando a gente pensa que já viu de tudo, sempre pode se surpreender mais um pouco com a estupidez humana...
A Reserva Biológica de Araras vestida com seu manto verde no qual vem habitar várias espécies da nossa fauna e flora, é um lugar belíssimo, situado em Petrópolis, região serrana do Rio. É rainha da natureza, e como toda rainha assenta-se nos tronos mais altos. No caso de Araras, ela está localizada em Serras muito altas com diversos afloramentos rochosos que enaltecem ainda mais a sua beleza.
Não apenas pela beleza a reserva é importante para a região. Ela também presta um serviço fundamental ao meio ambiente ao abrigar uma grande biodiversidade e servir de abrigo para animais e plantas nativas, e também por abrigar várias espécies raras e ameaçadas de extinção.
Porém, para nossa tristeza, parte dessa bela e importante joia natural arde em chamas desde segunda, 27. Uma área de cerca de 6 km já foi consumida pelo fogo. Para amenizar o sofrimento da floresta e das espécies que nela vivem, foi montada uma verdadeira operação de guerra.
Um grupo de 72 pessoas formado por bombeiros, e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (IBAMA), Defesa Civil Municipal e Guarda Civil Municipal (GCM) se mobiliza para combater esse incêndio de grandes proporções. O grupo conta com o apoio de 19 viaturas e 1 helicóptero.  
Os grileiros e madeireiros ilegais tem ganhado destaque nos noticiários ao provocar queimadas em nossas florestas, especialmente, na Amazônia para satisfazer as suas necessidades mesquinhas à custa de destruir a mãe natureza. O governo, de certo modo, tem facilitado a vida dessa gente, bandidos, na verdade, que não está nem aí para o desenvolvimento de uma economia sustentável.
Mas dessa vez, eles não tem nada a ver com o incêndio que consome parte da Reserva Florestal das Araras. Dessa vez, a causa desse incêndio tem origem numa tentativa de golpe de seguro de automóvel.
Aconteceu o seguinte.
Ás 8hs da segunda-feira, 27, Hélio Barroso, um aposentado de 66 anos, procurou a 106a Delegacia de Polícia de Petrópolis e comunicou aos policiais que tinha sido vítima de roubo de carro, que os bandidos tinham incendiado o carro dele, e as chamas tinha se alastrado pela mata. Ao fazer a comunicação do crime o homem disse ter tido que andar vários quilômetros a pé. Ora, quem anda vários quilômetros a pé, ou fica cansado, ou sujo. O homem não estava nem uma coisa nem outra.
Os policiais desconfiaram da atitude do homem, mas fingiram acreditar na história que ele contava. Foram averiguar o fato e descobriram uma história absurda. Eles foram até o local onde o havia ocorrido o fato e concluíram que realmente o fogo na mata tinha começado devido ao veículo incendiado.
Enquanto uma equipe analisava câmeras de segurança do local, outra equipe percorria postos de gasolina também em busca de imagens. Os PMs percorreram vinte postos de combustíveis e ouviram diversas testemunhas. Em um desses postos os policiais encontraram imagens do aposentado comprando galões de gasolina e colocando dentro do carro. O líquido inflamável havia sido comprado no domingo, 26, no município de Três Rios. Os policiais agiram rápido e descobriram que o homem tinha colocado fogo no próprio carro na tentativa de reivindicar o recebimento do seguro do automóvel.
O homem fez a falsa comunicação de crime às 8h da manhã e à 1h da tarde já estava preso. E agora, não vai ter nem carro velho, nem novo, mas sim, passará um bom período na cadeia. Somadas as penas dos crimes cometidos pelo homem podem chegar a 15 anos de cadeia. Ele responderá pelos crimes de estelionato tentado e incêndio.
Com certeza, terá muito tempo para pensar na estupidez de seu ato insano e na tragédia que provocou.
Na música, Perfeição, Renato Russo, e sua Legião Urbana, cantam:
Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos covardes
Estupradores e ladrões
Discordando do genial poeta Renato, e sua formidável Perfeição, eu acho que a estupidez humana deve ser punida e não celebrada. Cadeias para os criminosos e corruptos. É isso que eles merecem.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates