0

Esperança

Posted by Cottidianos on 00:44
Sexta-feira, 12 de junho



Acho que todos tem acompanhado os protestos contra o racismo no Estados Unidos. No início do mês vi, nos noticiários televisivos, a filha de George Floyd, o homem negro morto por um policial branco nos Estados Unidos.
Uma menininha de apenas seis anos de idade.
Ela estava participando de uma dessas manifestações sentada nos ombros do tio. Tinha ido com a família visitar o local onde o pai havia sido morto, e que havia sido transformado em memorial.
Curiosamente, ela não estava triste, ao contrário, demonstrava uma alegria, que pode, na atual circunstância, ser entendida como orgulho. E, de cima dos ombros do tio, olhando a multidão ao redor, ela dizia, com orgulho: “Meu pai mudou o mundo!”.
Fiquei tão esperançoso que isso, realmente, signifique uma mudança...
Espero, pequena Gianna, que a morte de seu pai tenha servido para mudar algo na sociedade norte-americana, e que essa mudança respingue nos outros países do globo terrestre, inclusive no Brasil, onde muitas vidas negras também são tiradas em abordagens policias violentas e preconceituosas.
Pois assim como o Covid-19 já vitimou milhões de pessoas mundo afora, também o vírus do racismo também já matou milhões de negros em todo o mundo, a começar pelos nossos irmãos africanos que foram roubados da África, sua terra e seu chão, e jogados mundo afora nas piores condições. Esse vírus maldito chamado racismo continua matando negros e também roubando deles sonhos e esperanças de uma vida melhor.
Na tarde da terça-feira, 9, George Floyd foi enterrado em Houston, no Texas, ao lado da mãe.
No dia 25 de maio, enquanto tinha o pescoço sob o joelho do policial, em momento de agonia, enquanto dizia ao policial que não conseguia respirar, foi pela mãe que ele chamou.
Os gritos de Floyd devem ter ecoado na eternidade, e a mãe dele, certamente, deve ter vindo em seu auxílio e, se não conseguiu tirar o joelho do policial de cima do pescoço de seu amado menino — pois para as mães os filhos serão sempre meninos e meninas a precisar de cuidados, não importando a idade que tenham — certamente, com muito carinho, ajudou o filho a atravessar a porta que divide os mundos material e espiritual.
E lá se foi ele para sua nova e eterna jornada.
Boa sorte em seu novo mundo, em sua nova vida.
E que de lá, jogue luz sobre seu povo, sobre o povo negro, e faça o mundo entender que uns não são melhores que outros por causa da cor de suas peles. Que negros e brancos podem caminhar juntos, sim, em direção a um mundo mais fraterno, mais humano, e mais justo.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates