0

O mar não tá pra peixe

Posted by Cottidianos on 00:15
Sábado, 08 de junho

Na quarta-feira, 05, foi a vez da seleção canarinho entra em campo para mais uma partida. Dessa vez foi contra a seleção do Catar. O Brasil não teve muita dificuldade para vencer a seleção catariana pelo placar de 2 a 0, ainda no primeiro tempo, com gols de Richarlison e Gabriel Jesus. No final da partida, já nos acréscimos, o Catar teve a chance de diminuir o placar, quando o juiz marcou um penalti para a equipe que foi cobrado por Khoukhi. Mas a bola bateu no travessão e não entrou no gol.
O jogo aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasilía, e foi em preparação para a Copa América 2019. Neymar, o prinicipal astro da seleção e que enfrenta mais um momento de turbulência em sua carreira, estava em campo. Porém, só conseguiu jogar 16 minutos. Em uma bola dividida com um jogador catariano, Neymar torceu fortemente o tornozelo direito e precisou de ajuda para sair de campo. O jogador saiu de muletas do Mané Garrincha, em seguida, foi ao hospital para os exames médicos necessários.
Os exames revelaram rompimento no ligamento do tornozelo direito. Ainda na madrugada da quarta para quinta-feira, a CBF divulgou nota confirmando a lesão sofrida pelo jogador e sua exclusão do quadro de atletas que disputarão a Copa América deste ano. “Devido à gravidade da lesão, Neymar não terá condições físicas e tempo de recuperação suficiente para participar da Copa América Brasil-2019” dizia a nota.
O astro do futebol havia se apresentado na Ganja Comari, em Terezopólis, na manhã de sábado (25), para os treinos preparatórios da seleção para a Copa América, antes da data prevista. Animado, ele revelou a imprensa, “Cheguei antes. Estou louco para me incorporar com a equipe. O foco é total aqui e estou 100%”.
Porém, sob essa animação aparente, desabava uma tempestade na vida pessoal do atleta. Tempestade que, de uma forma ou de outra, afeta sua imagem como jogador.
No sábado, 01 de junho, as manchetes de jornal estampavam a notícia de que uma mulher que não teve a identidade revelada naquele momento, havia feito um boletim de ocorrencia, no qual afirmava que havia sido vítima de estrupo por parte do jogador. A denúncia, que se tornou pública no alvorecer de junho, havia sido feita, na verdade, em 31 de maio, e havia sido registrada em uma delegacia de São Paulo.
Segundo a mulher, os dois haviam se conhecido pelo Instagram, e marcado um encontro na capital francesa, em 15 de maio, onde ela hospedou-se no Hotel Sofitel Paris Arc Du Triomphe, local que teria sido palco das agressões e do suposto estupro. De acordo com o relato da jovem, Neymar havia pago a passagem e hospedagem no hotel. Ainda segundo ela, por estar emocionalmente abalada, não registrou a denúncia em outro país e naquela ocasião, preferindo fazê-la, posteriormente, em São Paulo, onde reside.
No relato feito à policia a jovem disse que Neymar havia chegado ao hotel por volta das 20 horas, e que estava aparentemente embriagado. Os dois haviam trocado carícias, e que, depois, o jogador teria se tornado agressivo e, mediante violência havia praticado relações sexuais com ela, sem que esta consentisse.
Ao saber que o caso se tornara público, ainda no sábado (01) Neymar divulgou, em uma rede social, vídeo e fotos íntimas da mulher que o acusara de estrupro. “Estou sendo acusado de estupro. É uma palavra pesada, uma coisa muito forte, mas é o que está acontecendo no momento. Bom, fui pego de surpresa. Foi muito ruim e muito triste escutar isso, porque quem me conhece sabe do meu caráter e da minha índole, sabe que eu jamais faria uma coisa desse tipo. A partir de agora vou expor tudo, expor toda a conversa que tive com a menina, todos os nossos momentos, que são íntimos, mas é necessário abrir e expor para provar que realmente não aconteceu nada demais”.  Afirmou o jogador em um vídeo publicado no Instagram.
Na madrugada da segunda-feira (03), o vídeo foi retirado da conta de Neymar, no Instagram. A assessoria da rede social comunicou à imprensa que havia removido o vídeo porque ele violava as Diretrizes da Comunidade do Instagram.
Em seguida, são dedicados vários minutos para mostrar a troca de mensagens amorosas e íntimas, que haviam sido trocadas entre os meses de março e maio. As postagens mostravam também fotos íntimas da jovem nas quais ela aparecia nua, ou em roupas íntimas.
Antes da divulgação do vídeo de Neymar, em entrevista ao programa “Aqui na Band”, exibido pela TV Band, o pai de Neymar disse que o filho estava sendo vítima de extorsão.
Agora, além da acusação de estrupro, Neymar também lida com acusação de praticar crimes de Internet. O artigo 218, tipifica este tipo de crime: “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio – inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”, diz o texto do artigo referido.
O Código Penal prevê pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o fato não constitui crime mais grave. A pena é aumentada de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços) se o crime é praticado por agente que mantém ou tenha mantido relação íntima de afeto com a vítima ou com o fim de vingança ou humilhação.
Ainda de muletas, Neymar foi à delegacia para prestar depoimento sobre a divulgação das fotos de Najila Trindade, modelo que não tinha mais como ficar no anonimato após a grande repercussão do caso.
Se Neymar está sendo vítima de extorsão ou não, as investigações dirão. Se Najila foi agredida e estruprada, as investigações também confirmarão ou não essa versão.
A despeito de tudo isso, fato é que Neymar, devido a sua imaturidade, parece ter se metido em mais uma enrascada, e que arranha à sua imagem que só vem sendo desgastasda desde a sua participação na última edição da Copa do Mundo, na qual explodiram mundialmente os memes com suas simulações de agressões em campo.
Observando algumas reações de Neymar durante sua carreira, é possível afirmar que, por trás daquele sorriso simpático, se esconde um homem agressivo, impaciente, e mimado.
Em abril deste ano, o Paris San-German disputou a final da Copa da França, no Stade de France, tendo como adversário o Rennes. O Paris foi surpreendido pelo adversário azarão e o jogo terminou empate em 2 a 2, resultado que levou a disputa para os pênaltis. Nas penalidades o Rennes foi melhor e conquistou a sua terceira Copa da França.
Os atletas do Paris San-German subiam as escadas para receber as medalhas de vice-campeão. Nesses momentos sempre surgem algumas piadas, gozações, da torcida vencedora para com os perdedores, e ali também não foi diferente. Os outros colegas de equipe tiraram isso de letra... e passaram soberanos.
Neymar, ao contrário, irritado com a derrota, parou diante de um torcedor que fazia filmagens com o celular, e discute com ele. O homem deve ter feito alguma piada que Neymar não gostou. O atleta se vira e desfere um soco no torcedor. As imagens repercutiram nas redes sociais gerando muitas críticas ao atleta. Por causa da atitude antiesportiva do atleta, a Federação Francesa de futebol puniu Neymar por três jogos. Antes de deixar o estádio onde ocorreu o lamentável episódio, Neymar ainda criticou os colegas do próprio time.
No final de março o jogador já havia sido punido por falar mais do que devia. O PSG jogava a Liga dos Campeões contra o Manchester United, em Paris, no dia 06 de março. Neymar estava se recuperando de uma lesão no quinto metatarso, e acompanhava a partida da arquibancada. O PSG perdia o jogo por 2 a 1, mesmo assim, garantia a classificação. No último lance da partida, o zagueiro francês Kimpembé colocou o braço na bola. Na dúvida, o caso foi para o arbitro de vídeo (VAR), que confirmou a mão na bola. Pênalti foi marcado e o Manchester aumentou o placar, vencendo o jogo por 3 a 1, tirando a classificação do PSG.
Mais uma vez, Neymar ficou irritado, e em suas redes sociais, o craque, postou imagens do lance e, junto com elas, críticas a arbritragem. “Isso é uma vergonha!Ainda colocam quatro caras que não entendem nada de futebol para ficar olhando o lance em câmera lenta. Isso não existe. Como o cara vai colocar a mão nas costas? Vai para a PQP!” Escreveu ele.
A UEFA abriu processo disciplinar contra Neymar e o suspendeu o jogador em trê partidas da Liga dos Campeões, punição a ser cumprida no próximo ano. O clube entrou com recurso para evitar que o craque deixe de disputar as partidas na Liga dos Campeões 2019-2020.
Voltando um pouco no tempo, quando Neymar ainda jogava no Santos, surge a primeira grande confusão na carreira profissional do jogador. Foi em 2010. Neymar, era a jóia rara do Santos. Tinha 18 anos à época e era o grande craque do time. O técnico da equipe naquela ocasião era Dorival Junior. Era meados de setembro daquele ano e o Santos jogava           uma partida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, casa do Santos. O adversário era o Atlético de Goiás.
O Santos conseguiu o que parecia impossível: uma virada espetacular sobre o time rival, vencendo o jogo por 4 a 2. A polêmcia aconteceu ao final da partida. O árbitro marcou um pênalti a favor do Santos e, como Neymar já havia desperdiçado três das últimas seis penalidade que havia cobrado, o técnico resolveu então que o cobrador do pênalti naquela partida seria o jogador Marcel. Neymar então ficou muito bravo e xingou o treinador. O capitão do time, Edu Dracena também foi xingado por Neymar por tê-lo repreendido por ele ter feito mais uma daquelas firulas, que se tornaram clássicas ao longo de sua carreira e lhe renderam muitos memes durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
No vestiário, Neymar chegou a atirar uma garrafa plástica em um dos auxiliares técnicos. O clima ficou tenso no Santos depois daquela partida e nos dias que se seguiram.
O próximo combate do Santos pelo Campeonato Brasileiro naquele ano seria contra Corinthians.  Dorgival surpreendeu a todos ao anunciar que Neymar não estava escalado para a partida. Um veto. Uma briga comprada... de Dorival com a diretoria. Era uma forma do técnico punir o craque pelo comportamento no jogo anterior. A diretoria não gostou da decisão do técnico e o demitiu por “insubordinação”.
Até o técnico do Atlético-GO, Renato Simões, se sentiu constrangido com o que aconteceu na partida, jogada na Vila Belmiro. “Em nome dessa arte de jogar futebol, da qual eu sou partidário, estamos criando um monstro. Temos que fazer um dossiê pelo número de vezes que ele se joga. A televisão tem que mostrar”, disse ele, e acrescentou: “O que esse rapaz tem feito é inaceitável. Algo precisa ser feito, Neymar tem de ser educado logo. Desse jeito, ele vai virar um monstro. Fui ao Dorival dizer que estava certo ao repreendê-lo. Neymar, hoje, não é um homem, nem um grande jogador, é um projeto disso tudo. Fiquei decepcionado com o futebol depois desse episódio”.         
Em partida pela seleção brasileira o craque também teve seus momentos de destempero, o maior deles aconteceu durante uma partida pela Copa América, em 2015. O Brasil perdeu a partida para a Colômbia por 1 a 0. Naquela partida, o nervosismo de Neymar começou a aflorar já no primeiro tempo. Irritou-se com a não marcação de algumas faltas cometidas pelos adversários, reclamou demais com o árbitro chileno, Enrique Osses, e levou cartão amarelo — fato que, por si só, já lhe acarretava suspensão automática para o próximo jogo. Por pouco não foi expulso ainda no primeiro tempo.
O tempo no vestiário após o primeiro tempo da partida não serviu para que o jogador acalmasse os ânimos. Ele voltou para o segundo tempo tão nervoso quanto saíra no primeiro. Chutou a bola em cima do lateral Pablo Armero, irritou-se com Murilo, autor do gol colombiano. Resultado desse destempero: Neymar foi expulso de campo, juntamente com o jogador colombiano Bacca. Ao final da partida, reclamou da arbitragem: “Os colombianos não me tiraram do sério. Só fico p…com os árbitros, que não apitam direito”.
Mas a confusão não parou por aí. Após a partida, Neymar se desentendeu com os jogadores colombianos e foi suspenso por quatro partidas.
Mais recentemente, há um mês mais para ser mais preciso, o pau quebrou dentro do vestiário do PSG. O time havia perdido para o rival Montpellier por 3 a 2. Após a partida, ainda no vestiário, o jogador alemão Julian Draxler, criticou as atitudes de Neymar, tanto no campo, quanto no vestiário. Neymar não gostou das críticas e retrucou: “Quem é você para falar assim comigo? Só passa a bola para trás”. O alemão não gostou do comentário e partiu para cima de Neymar, dando início a confusão. A briga foi tão feia que os dois tiveram que ser separados pelo diretor de futebol, Antero Henrique, e pelo técnico Thomas Tuchel.
E, se formos continuar falando do mau comportamento de Neymar, dentro e fora do campo, vamos nos deparar com mais de uma dezena deles. O fato é que Neymar, ao longo do tempo, foi muito blindado, protegido, tanto pela comissão técnica da seleção brasileira, quanto pelos seus dirigentes, quanto pela imprensa brasileira.             
Se os dirigentes do Santos, há nove anos, tivessem permitido com que Dorival punisse Neymar, talvez tivessem feito muito melhor para ele, talvez o tivessem poupado de muitos vexames.
Também é preciso que Neymar compreenda que não é mais nenhum menino, e que precisa crescer. É preciso que entenda que, na vida, por mais dinheiro que se tenha — como é o caso dele — e, principalmente, quando se trabalha em equipe, é preciso ter, acima de tudo, humildade, para aceitar as vitórias e as derrotas.
Humildade também signfica aprender. Por exemplo, Neymar passou belos 4 anos jogando no Barça, junto com genial Messi. Por que não aprendeu com ele lições de comportamento e humildade? Alguém, por acaso, já ouviu falar do Messi metido em alguma confusão? Ao contrário, vemos no ídolo argentino um cara centrado no jogo, na profissão, e, principalmente, na vida.    

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates