0

Acreditar sempre, desesperar jamais

Posted by Cottidianos on 01:04
Segunda-feira, 15 de abril

Jeremias Reis

O que é música senão essa arte milenar que nos leva em instantes da alegria à melancolia e vice-versa?
As obras musicais são como entidades espirituais: não as vemos, mas as sentimos. Elas agem em nossa vida mesmo que não as percebamos com os nossos sentidos físicos. Assim são as melodias que ouvimos.
Os olhos da música são os ouvidos. É por eles que os sons nos veem, nos percebem, e é também por esse órgão da audição que nos vemos e percebemos a música. E parece ser tudo tão simples. Basta apenas ter uma escala musical formada por Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si... e a mágica se faz. Esses sete sons distintos parecem se combinar, se entrelaçar, e fazer o milagre da multiplicação dos sons.
No momento da composição cada artista parece ser, naquele momento, um Deus. Pois quando estavam reunidos em um lugar afastado: Jesus, discípulos e multidão, o discípulos lembraram ao mestre que já era tarde e que eles se encontravam em lugar afastado e que era preciso encerrar a pregação a fim de que o povo conseguisse chegar a alguma aldeia mais próxima a fim de se alimentar. Depois de saber que, entre a multidão, alguém trazia consigo cinco pães de dois peixes, Jesus viu ali solucionado o problema. Daquela pequena porção, ele fez multiplicar alimento em abundancia que deu para satisfazer a todos e ainda sobraram cestos de alimento.
Assim é o músico, o compositor, o cantor: com aquelas sete notas musicais ele faz multiplicar os sons e consegue saciar milhares de ouvidos e corações famintos de sentimentos. Quando a obra musical consegue conquistar um universo considerável de corações, seja a nível nacional ou internacional, ela se torna o que se costuma chamar de “clássico”. Há uma música para cada momento e para cada ocasião: para rezar, para curar, para relaxar, para extravasar a alegria, e assim por diante.
Viajar nas notas musicais e pegar carona nas canções. É esquecer, momentaneamente, o mundo conturbado no qual vivemos e sermos transportados para um mundo de sons e magia, do qual voltamos melhores do que quando entramos nele.  
Na tarde deste domingo, 14, aconteceu a grande final do The Voice Kids, transmitido pela TV Globo. Mas, antes de falar na final e no vencedor do concurso musical, volto à semifinal do mesmo, exibida no domingo anterior. Um dos concorrentes, um menino de onze anos, chamado Jeremias Reis, interpretou a canção Pétala.
O menino cantou com tanta intensidade e sentimento dando a música de Djavan uma nova roupagem que a música nem parecia de Djavan, e sim, dele, Jeremias. “Por ser exato, o amor não cabe em si, por ser encantado o amor revela-se, por ser amor, invade, e fim”, diz a letra da canção. E o pequeno interprete cantou o amor e tocou o coração do público. Quando eu vi aquela interpretação já soube naquele momento quem seria o campeão do The Voice Kids.
Quis escrever um texto naquele mesmo domingo sobre o fato, mas a inspiração me sussurrou baixinho ao ouvido que esperasse mais um pouco. Que emoção não deve ter sido para Jeremias quando, na fase das audições às cegas, todos os jurados viraram suas cadeiras para ele. Também pudera, ele cantou a canção, Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha, com tanta ternura que seria até um pecado ouvidos treinados em música desperdiçarem aquela joia preciosa. Como técnicas o pequeno cantor escolheu a dupla de cantoras sertanejas, Simone e Simara. E com elas rumou seguro para final. Claro, melhorando a cada dia, pois se a música é perfeição, o bom interprete tem que persegui-la dia a dia.
E eis que chegou o dia da grande final que se deu, como já dito acima, na tarde deste domingo. E os técnicos devem ter tido muito trabalho para irem fazendo suas escolhas de quem continuava na competição, bem como o público que votava e assistia a atração em suas casas.
Afinal, se a idade dos candidatos era pouca, o que sobrava neles eram talento. Realmente, não foi uma escolha fácil. Mas, alguém tinha que levantar o troféu de campeão. No final, nem meu sexto sentido, nem minha inspiração falharam: o vencedor foi mesmo Jeremias Reis. Mais uma vez o pequeno cantor voltou a brilhar e a emocionar os técnicos e o público.
Ontem um menino que brincava me falou
que hoje é semente do amanhã...
Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!
nós podemos tudo,
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

Esses são os versos da canção que Jeremias, Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha que o interprete mirim cantou em sua primeira apresentação no programa. E não poderia ter feito melhor escolha. Os versos da canção se encaixam, perfeitamente, na história de vida do garoto.
Jeremias Reis, o vencedor da quarta edição do The Voice Kids, com 58, 19% dos votos vem de uma família humilde do estado do Espírito Santo. No final do ano passado, as fortes chuvas que caíram no estado levaram, literalmente, a casa onde o menino morava, e hoje ele mora numa casa emprestada, no bairro Jardim Central, na Serra.
O menino faz parte de um projeto social chamado Projeto Legal que este ano completa 20 anos de fundação, e fica no bairro Central de Carapina, na Serra. Foi lá que ele desenvolveu o dom de cantar. Desde os 06 anos ele participa do projeto.
A vida para Jeremias não é nada fácil, assim como para milhões de meninos negros e pobres Brasil afora. Para se ter uma ideia, no final do ano passado, nem dinheiro a mãe dele — Fabíola Rodrigues Pereira, 30 anos, auxiliar de serviços gerais — tinha para leva-lo ao Shopping Center da cidade, para que o menino pudesse ver e tirar fotos com o Papai Noel.
Mas Jeremias também é um exemplo para milhões de meninos negros e pobres — bem como para os grandinhos de todas as classes sociais — de que jamais se deve cruzar os braços quando se tem um sonho e se quer alcança-lo. Quando as adversidades sobrevierem torne-as pequenas e faça-se maior que elas, pois acima das adversidades e daqueles que as sofrem está um Deus que está pronto a dar a mão aqueles que nele confiam plenamente. E em vez de lamentar-se, deve-se trabalhar com afinco naquilo que se tem em mente, e melhorar, um pouco a cada dia, para que, ao final da batalha, estejamos no melhor de nós mesmos e possamos merecer o título de campeão.
Como prêmio do programa, Jeremias receberá R$ 250 mil, e um contrato com Universal Music. E muitas outras portas certamente se abrirão. Antes mesmo de ser anunciado o vencedor do programa, a dupla Simone e Simara, que haviam sido técnicas de Jeremias, anunciaram que, quem vencesse a competição gravaria uma música com elas.  
Também, ainda neste domingo, também antes de saber do anuncio do vencedor do programa, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, escreveu em sua rede social: “Hoje é dia de The Voice Brasil Kids e o Espírito Santo está na final! Vamos torcer e votar com muito orgulho no talento do Jeremias. Estamos confiantes na sua vitória! Mas, independentemente do resultado, o Jeremias já está convidado a juntar-se à Faculdade de Música do Espírito Santo, em parceria, para desenvolver um trabalho como solista em uma das excelentes orquestras formadas pela Fames. É o nosso reconhecimento pela forma brilhante com a qual que ele vem nos representando na competição. O convite está feito, Jeremias!
Para quem não tinha nem casa para morar, é um bom começo.
Que a luz desse garoto continue a brilhar pelo Brasil afora. Que este seja apenas o começo de uma carreira vitoriosa. Que a luz também desça sobre o coração dos homens públicos para que, os que estão envolvidos no negrume da corrupção consigam sair de lá, e os que não estão não se envolvam em tamanho lamaçal de podridão, para que todos, enfim, possam ser sinal esperança na vida de meninos e meninas que tem um sonho e por ele batalham, e de todos aqueles que, acima e apesar de tudo, ainda acreditam na pátria amada Brasil.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates