0

Programa do Jô: Um talk show que deixará saudades

Posted by Cottidianos on 00:38
Terça-feira, 23 de fevereiro

“A amizade não tem um tempo físico,
porque a gente não se vê a não sei quantos anos,
e quando a gente se vê, parece que foi ontem.”
(Jô Soares)



Jô Soares não é nenhum psicanalista. Mas pelo seu divã já passaram nomes famosos e não famosos, engraçados e sérios, homens e mulheres, jovens e velhos, políticos, escritores, cantores, pintores, esportistas, enfim uma grande quantidade de tipos humanos já foi objeto de entrevista no Programa do Jô.

O apresentador é um destes homens que, mesmo sendo apenas um só, conseguem ser múltiplos. Ator, músico, jornalista, escritor, diretor de teatro, humorista, pintor, apresentador de TV. Tudo isso é José Eugênio Soares, Jô Soares, ou simplesmente, Jô. Ele nasceu na terra do Cristo Redentor, em 16 de janeiro de 1938. Naquele mesmo mês, mais precisamente no segundo dia do ano, dias antes do nascimento de Jô, o programa radiofônico, A Voz do Brasil, havia iniciava suas transmissões para todo o país. A vida política no país estava agitadíssima, no dia 03 de janeiro, havia ocorrido o golpe de estado de Getúlio Vargas, também naquele ano, os integralistas se revoltaram contra o governo autoritário de Vargas. Foi também em 1938 que o Brasil ouviu, pela primeira vez, uma transmissão de partida de Copa do Mundo, diretamente da França.

É possível que todo esse movimento tenha influenciado a personalidade prá lá de dinâmica de Jô. Filho de Orlando Soares, um empresário paraibano, e Mercedes Leal, dona de casa, o pequeno Jô sonhava em ser diplomata, mas sua criatividade e humor inatos o levaram aos palcos.

Após passagens e participação em vários humorísticos, estreou, em 1988, no SBT, a sua marca registrada, o programa, Jô Soares Onze e Meia, canal de TV no qual ficou até o ano de 1999. No ano 2000 saiu do SBT e levou o talk show para a Globo, praticamente com o mesmo formato. Ao todo, contando o tempo no SBT e na Globo já se somam 28 anos de um bem sucedido talk show que vai ao ar nos fins de noite.

Divertindo, entrevistando, informando, o talk show, sob a estrela brilhante de seu apresentador tem feito história na TV brasileira. A temporada 2016 do Programa do Jô tem estreia prevista para março, entretanto, a Globo anunciou nesta segunda-feira, 22, através de um comunicado de sua assessoria de imprensa, que o talk show ficará no ar até dezembro deste ano. Segundo a emissora, este acerto já constava da última renovação do apresentador com a emissora. Nesses 28 anos foram feitas pelo Jô, cerca de 15 mil entrevistas.

Após tanto trabalho, o Jô merece um descanso, porém, descanso para alguém tão agitado e criativo como o Jô, não significa inércia. Ele já anunciou que pretende dirigir duas peças de teatro, sendo uma delas, uma criação de Shakespeare.  Ele também anunciou que está terminando um livro para a Companhia das Letras, e também não descarta novos projetos televisivos.

Em seus 78 anos de idade, e 56 anos de atividades, Jô ainda tem muita energia para gastar, e muito talento pra esbanjar. Sorte nossa.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates