0

OAB-Campinas e Câmara Municipal de Campinas assinam Termo de Parceria nos trabalhos de pesquisa da Comissão da Verdade

Posted by Cottidianos on 19:48
Domingo, 20 de dezembro

Da esquerda para a direita: Dr. Tagino, Dr. Ademir, vereador Carlão, Dr. Sinvaldo, professor Dagoberto, e Dra. Adriana. 


Os trabalhos dos membros da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB-Campinas seguem a todo vapor.

Na quarta-feira (16), às 19 horas, uma Solenidade realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, situada à Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta, marcou a assinatura de um Termo de Parceria entre a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Câmara. O termo permite acesso irrestrito da comissão aos documentos históricos dos arquivos da biblioteca daquela casa legislativa de Campinas.

Compondo à mesa de trabalhos estiveram; o vereador Carlão do PT, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. Carlão estava representando o presidente da Câmara Municipal, Rafa Zimbaldi; Dr. Ademir, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, e também presidente da Comissão de Igualdade Racial, ambas da OAB Campinas. O Dr. Ademir também estava representando o Dr. Daniel Blikstein, presidente da OAB-Campinas; Dra. Adriana de Moraes, vice-presidente das Comissões da Verdade e Igualdade Racial; Dr. Tagino Alves dos Santos, relator da Comissão da Verdade; Sinvaldo José Firmo, presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil; e o professor Dagoberto José Fonseca, consultor das Comissões Nacional e Regional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil.

Na plateia estava o Dr. Geraldo Amarante, secretário da Comissão da Verdade, representantes de demais comissões da OAB-Campinas, representantes de religiões de matrizes afros e representantes de diversos movimentos ligados à causa negra.

O público presente também foi brindado com uma excelente e provocadora palestra do professor Dagoberto, acerca da questão da escravidão, e dos trabalhos da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil.

O evento fez parte da programação da semana do aniversário de 218 anos da Câmara Municipal. Ao fim da Solenidade, conversei com vereador Carlão, a respeito desse momento marcante para as duas Instituições.

Vereador Carlão, a OAB-Campinas e a Câmara Municipal, duas instituições sólidas, firmam um contrato de parceria para o resgate da história do povo negro. O que representa isso para a cidade de Campinas, principalmente, para o povo negro?
Foi extremamente importante. Esse Termo de Compromisso vai ser mais uma ferramenta importante para o povo negro poder conhecer a história da escravidão em Campinas. E com isso, ser uma ferramenta fundamental para os trabalhos da comissão criada pela OAB Campinas. Isso vai poder trazer o esclarecimento, não só para a população de Campinas, mas para todo o povo brasileiro, do que significou o momento de escravidão no Brasil. E, com isso, buscar a reparação. Reparação de danos significa mais políticas públicas, mais igualdade nas escolas, mais igualdade na saúde, pra que o movimento negro possa se fortalecer, pra gente ajudar na verdadeira mudança que esse país precisa ter.
Que outro tipo de ancoragem o Sr. e a Câmara Municipal de Campinas poderão dar como contribuição para a Comissão?
Vai ser extremante importante. Eu penso que com essa parceria, vai possibilitar que a Câmara Municipal, ela possa, a partir do levantamento dos dados, produzir iniciativas de políticas públicas, aqui na Câmara Municipal, políticas públicas que possam, já, fazer o resgate histórico da comunidade negra. Então, eu acho que esse que convênio vai possibilitar a ação legislativa de uma qualidade maior, mas com um olhar diferente. Um olhar que é de resgatar a verdadeira história do povo negro aqui na cidade de Campinas.
Na próxima postagem apresentarei a vocês a palestra do professor Dagoberto, pois penso que ela fala, não apenas a Comissão da Verdade, mas a cada um de nós brasileiros, que temos marcada na história de nosso país as chagas da escravidão.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates