0

Lembranças de Elvis Presley no coração de Campinas

Posted by Cottidianos on 00:25
Terça-feira, 20 de outubro

Maybe I didn't treat you,
Quite as good as I should have.
Maybe I didn't love you,
Quite as often as I could have.
Little things I should have said and done,
I just never took the time.
You were always on my mind.
You were always on my mind

(Always On My Mind - Johnny Christopher / Mark James / Carson Thompsom)


Era noite de sábado, 17, e eu estava de pé, no balcão do Tonico’s Boteco, um bar tradicional, no centro de Campinas. O lugar no qual estava ajudava-me, de certa forma, a exercitar minha força de vontade, que era posta a prova a cada vez em que o barman entregava a algum cliente, alguma cerveja estupidamente gelada. Tenho evitado o prestigiado liquido, apesar de apreciá-lo muito. Enfim, contentei-me com alguns Schweppes que, com gelo e limão, até que ficaram deliciosos.

O ambiente estava lotado e, em meio ao burburinho, aproveitei para explorar visualmente o ambiente. Localizado no coração de Campinas, — pois foi justamente naquela região que a cidade começou a nascer — o bar está instalado em um casarão centenário — que, provavelmente, tenha sido de propriedade de algum dos barões do café — e cuidou-se para que fosse preservada a estrutura arquitetônica original, fato que transmite certa sensação de aconchego misturado com bom gosto.

Na parede do lado oposto ao qual estava havia painéis fotográficos mostrando aspectos e lugares antigos da cidade, transformados pelo tempo, mas preservados em sua lembrança naquelas pitorescas fotografias. Também havia cartazes de grandes obras de Carlos Gomes, tais como, Il Guarani, Maria Tudor, Salvator Rosa, Lo Schiavo, dentre outras. Na verdade, o lugar é um tributo a Carlos Gomes, a começar do nome, Tonico, que era o apelido carinhoso com o qual o famoso maestro era chamado na intimidade pelos familiares e amigos. A obra de Tonico também está presente no cardápio, cujos pratos receberam nomes de grandes Óperas de autoria dele.

Quando passo pelo Largo do Carmo, lugar onde está instalado o Tonico’s Boteco, tenho sempre a sensação de que há um toque de passado em meio à modernidade da cidade. Algumas ruas ainda conservam os paralelepípedos, e muitos prédios ainda conservam o jeito de antigos casarões. A movimentada Rua Benjamim Constant divide ao meio duas praças: Bento Quirino, defronte da qual fica a Igreja do Rosário, e a Praça Antonio Pompeu, na qual fica o monumento túmulo a Carlos Gomes, no lado oposto à igreja.

Durante o dia, o lugar é um movimentado centro comercial e, à noite, reduto da boemia. Enfim, no Largo do Carmo convivem pacificamente e harmoniosamente, passado e presente, sagrado e profano.

banda Memphis Tenessee

Após esse rápido passeio por fora do ambiente, voltemos ao bar. A noite estava gostosa, embora logo mais, à meia-noite, soubéssemos que nos seria roubada uma hora devido ao avanço dos ponteiros do relógio rumo ao horário de verão. Olhei o palco montado a um canto do bar, onde logo estariam Johnn  Elvis e Banda Memphis Tenessee, apresentando o show, Elvis in Concert.

Johnn Elvis é cover do grande astro da música americana, Elvis Presley, há pelo menos quatorze anos. Ele sempre se apresenta usando replicas das Jump-Suits, ou os famosos macacões que passaram a fazer parte do figurino de Elvis na década de 70 e que ficaram para história como sua marca registrada, além, obviamente, de sua potente voz.

Já eram quase dez horas quando os músicos da banda Memphis Tenessee subiram ao palco e colocaram fogo na plateia, ao interpretar grandes clássicos dos Beatles e de música americanas. Vozes perfeitas casavam-se harmônica e melodiosamente com o som do baixo, teclado, guitarra e bateria. Assim que a banda começou aqueles rocks clássicos e representativos de uma época de ouro da música, o público começou a se levantar e a movimentar o corpo ao ritmo daquele ritmo dançante e gostoso. A maioria preferiu ficar sentada em suas mesas, saboreando suas bebidas e petiscos, e curtindo o som que invadia o ambiente.

Enquanto me deixava envolver pelo som da banda, meu pensamento voou até Memphis da década de 50. Naquela época, a cidade era uma fonte de boa música. Uma fonte de boa música, não seria bem o termo apropriado, afinal eram tantos artistas fazendo música de qualidade que é melhor dizer que Memphis era um manancial de música. Era tudo o que um adolescente apaixonado pelas mais diversas correntes musicais, queria. Fiquei imaginando o jovem Elvis, antes do estrelato, bebendo naquelas fontes de onde brotavam a toda hora e a todo o momento, acordes maravilhosos e vozes idem. Acordes e vozes que muito influenciariam a formação musical de um dos artistas mais marcantes da música americana, e porque não dizer mundial.

Johnn Elvis e banda Memphis Tenessee

Após cerca de uma hora de show, foi a vez de Johnn Elvis se juntar ao grupo... E sua entrada foi triunfal, bem ao estilo do rei rock, com direito a, See See Rider, música que acompanhava a chegada de Elvis aos palcos. Vestindo sua bela Jump branca, adornada de pedras azuis, ostentando sua vasta cabeleira, Johnn  Elvis subiu a palco, pegou o microfone, e mostrou que sua semelhança com o rei do rock não estava apenas no visual, mas na voz. Uma voz afinada e potente, acompanhada dos bem executados e afinados acordes da banda Memphis Tenessee, encheu o ambiente, e incendiou ainda mais o público.

Já havia participado de um show de um cover do Elvis, também aqui mesmo da cidade de Campinas, mas creio que o show do Johnn Elvis expressou melhor a obra de Elvis Presley. Elvis era um artista bastante versátil. Cantava com propriedade o rock, as baladas românticas, o country, o R&B, e o gospel, e o cover campineiro mostrou que sabe captar muito bem a alma do artista americano, ao passear, com maestria por todos esses estilos.

Também não faltou no show de Johnn a descontração que havia nos shows de Elvis. Certamente, a interpretação dos grandes sucessos de Presley, na voz de John Elvis, foi um agradável modo de iniciar o horário de verão.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates