0

We Are The World: 30 anos de sucesso

Posted by Cottidianos on 00:32
Segunda-feira, 04 de maio



Música, doce e sublime música. Que ouvidos ficam indiferentes as suas notas, as suas melodias e vibrações? Que corações e mentes ficam indiferentes as mensagens e sentimentos contidos nas letras de suas canções?

Algumas músicas servem para estimular nossos sentimentos, dar um toque colorido ao cinzento céu da vida. Outras despertam nossa consciência para os dramas e problemas humanos, comuns a toda a humanidade.

Nas duas modalidades, já foram produzidas canções belíssimas que conquistaram o mundo e deixaram sua marca registrada para sempre nas páginas de ouro da história da música. Canções das quais a gente se recorda com saudade.

Em 1985, um estrondoso sucesso invadia, como uma onda poderosa, as paradas de sucesso do mundo inteiro. Quem não cantou este belo e profundo refrão?

We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice were making
Were saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving

A canção é We Are The World (Nós somos o mundo), uma obra prima, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, que, neste ano de 2015, completa 30 anos. Uma canção em defesa da vida, da esperança em mundo mais humano, mais justo e mais fraterno. 

Afinal de contas não é isso mesmo? Todos nós somos o mundo? Todos nós não somos ou fomos crianças? Cada um de nós não pode fazer com que o dia seja mais brilhante? Que a vida seja mais iluminada e feliz? Então porque não começar a nos doar para que isso aconteça?

A gravação da canção envolveu 45 astros e estrelas do mundo da música, como Michael Jackson, Ray Charles, Bob Dylan, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, Diana Ross, Cyndi Lauper e Tina Turner e Lionel Richie, dentre outros de igual talento.  O dia? 28 de janeiro de 1985. A hora? Nove da noite. O local? Uma sala do estúdio da gravadora A&M, em Hollywood. A cidade? Los Angeles. A música? We Are The World. O interprete? Não era apenas um, mas um time de 45 grandes vozes afinadíssimas. A causa? Era nobre: Combater as doenças e a fome na África.

Michael Jackson foi o primeiro a chegar. Com ansiedade, aguardava a chegada dos demais. Às dez e meia, o time estava completo e pronto para a gravação. Muitos demoraram a chegar por causa da premiação do American Music Awards, que havia ocorrido naquela mesma noite. O responsável pela produção da gravação do single foi Quince Jones.

O single foi lançado em 07 de março daquele mesmo ano, e logo se tornou um enorme sucesso, conseguindo arrecadar a fabulosa quantia de US$ 75 milhões. Apenas nos Estados Unidos, o single foi o responsável por cerca de 7 milhões de cópias vendidas. O clipe gravado pelos cantores, também foi outro enorme sucesso, seguindo o mesmo caminho do single. As televisões de todo o mundo exibiram vezes sem conta o clipe, que mostrava os astros e estrelas, juntos no estúdio, formando uma espécie de coral. Abraçados, eles interpretavam a canção com seus estilos característicos, o que tornou a canção ainda mais bela e original.

Além da quantia arrecadada, a canção vendeu mais 20 milhões de discos, e ganhou três prêmios Grammy. Ainda nos tempos atuais, a canção continua ostentando o título de uma das mais vendidas de todos os tempos. Por sua beleza e pela causa a que se propôs, a homenagem pelos seus 30 anos é mais que justa, não acham?

O projeto de ajuda humanitária não parou por aí. Aliado a ele, foi organizado o Hands Across América, outro evento beneficente, que reuniu cerca de 7 milhões de pessoas. O evento foi realizado no dia 25 de maio de 1986. As pessoas formaram uma corrente humana, na qual ficaram de mãos dadas por quinze minutos, formando um longo caminho por diversas cidades dos Estados Unidos. Para garantir um lugar na fila, cada pessoa tinha que doar dez dólares. As duas iniciativas, juntas, arrecadaram a quantia de 100 milhões de dólares.

Com, We Are The World, falei das músicas que despertam uma consciência política e humanitária.



Neste domingo (03), pela manhã, fui andar de bicicleta com os amigos Ricardo Silva e Marcelo Massarela. Como de costume, levei meu dispositivo portátil — sempre cuidando para que o volume de som estivesse em um nível razoável. Até juntar-me a eles, tenho que pedalar 15 quilômetros, sozinho. Trinta quilômetros se somar ida e volta. Então, aproveito esse tempo no qual pedalo sozinho para ouvir minhas músicas e cantores preferidos. Nesse dia, resolvi ouvir John Denver.

As canções, às vezes brincam de esconde-esconde conosco ou, talvez sejamos nós a não lhes dar a devida atenção. De um jeito ou de outro, as ouvimos, porém não nos damos conta de sua singela beleza e profunda mensagem.

Foi o caso da canção Annie's Song. Letra e música da canção são, simplesmente, belíssimas. Annie's Song (Canção de Annie) é um folk rock, escrito pelo cantor e compositor John Denver (1943 – 1997), lançado no álbum Back Home Again, de junho de 1974. A canção é um poema de amor, escrito por Denver em homenagem a Annie Martell, esposa dele na época.

O interessante é que esta bela canção foi escrita em cerca de dez minutos, em julho de 1973, enquanto o compositor subia tranquilamente ao topo da montanha do Ajax, em Aspen, Colorado, em um teleférico de esqui. John Denver e Annie Martell estavam vivendo um momento especial de vidas, momento de intensa paixão.

Imerso na beleza das cores da paisagem e nos sons que ouvia o cantor e compositor foi presenteado por sua imaginação com esta joia, com a qual presenteou a sua mulher. Simples assim, ele saiu para esquiar e voltou com esse presente para a amada.

Abaixo, compartilho links onde os leitores podem apreciar letra, música e tradução das canções citadas. Não coloquei aqui pelo fato de que a postagem iria ficar por demais extensa.

***
We Are The World

Annie's Song
http://www.vagalume.com.br/john-denver/annies-song-traducao.html


***

Ou se preferir pode ver belos vídeos das duas canções no site do Youtube.
John Denver - Annie's Song

USA for Africa - We are the World




0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates