0

O problema do trânsito: Uma pedra no calcanhar de qualquer grande cidade ao redor do mundo

Posted by Cottidianos on 00:21
Quinta-feira, 05 de março



Acordar cedo. Pegar o caminho do trabalho. Deixar as crianças na escola. Ir ao médico. Fazer compras no supermercado. Ir à universidade. Ir ao cabeleireiro. Ir ao clube. Voltar do trabalho. Buscar as crianças na escola. Voltar do médico. Voltar do supermercado...

Você já parou para pensar que, todos os dias, estamos sempre indo e voltando de algum lugar, numa frenética correria que parece não ter fim. Para dar conta de tantos compromissos faz-se uso do carro. E muita gente faz uso do carro. Muita gente. Muitos carros. Poucas ruas para abrigar tanta correria e tantos carros. O resultado é que temos um problema que acomete todas as grandes cidades, em qualquer parte do planeta: os engarrafamentos.

Engarrafamento é quando você fica ali, parado, andando devagar igual a uma tartaruga, não por sua culpa, mas por força das circunstâncias. Aí você tem vontade de agarrar-se aos ponteiros do relógio e, numa luta desesperada, tentar fazer com que ele ande na sua velocidade. Entretanto, relógios são seres insensíveis. Eles não querem saber se você está preso no transito ou não. O destino deles é correr. Desde que estejam com pilhas ou baterias cheias, eles pouco se importam com engarrafamentos.

Outras vezes, você tem vontade de que o carro criasse asas, igual aos automóveis dos intrépidos super-heróis — que você se acostumou a ver nos desenhos animados — e sair daquela situação maçante.

Diante do descaso do relógio ou da normalidade do seu carro, você se desespera, se angustia, irrita-se, fica com sono, impacienta-se, enquanto a vida corre, do lado de fora do carro. E você preso. Preso num congestionamento. Igual pássaro preso na gaiola, querendo alçar voo, mas sem ter como fazer isso. Raras são as pessoas que encontram algum modo de driblar essa situação e aproveitar o tempo que ficam paradas dentro de seus carros.

Essa situação independe de você estar no Brasil ou em qualquer país desse nosso imenso mundo.

Poderíamos comparar tudo isso a um organismo?

Vejamos: A grande metrópole é o corpo. As ruas são as veias e artérias que levam o sangue (movimento) para todo o corpo (cidade). Os carros? Bem os carros em excesso nas ruas são a gordura que prejudica o corpo e o faz caminhar mais devagar.

Considerando tudo isso, estamos todos dentro de um grande organismo afetado pela doença do problema da mobilidade urbana.

Como já disse, o trânsito é um grande problema que afeta a todas as grandes cidades. Ele mata: Veja a grande quantidade de acidentes que ocorrem todos os dias. Ele contribui para que gases poluentes inundem a atmosfera, retornando a nós em forma de problemas respiratórios e ambientais. Afeta a economia. Deixa tensos os indivíduos e faz com que eles desperdicem muito tempo de suas vidas.

A solução para esse problema? O melhor meio de se resolver esse problema seria a implantação de um transporte público rápido e eficiente. Essa questão demanda um grande esforço por parte dos governantes e da população, mas pode resultar em inúmeros benefícios e qualidade de vida.

Abaixo, compartilho com vocês a matéria Top Ten Cities With the World’s Worst Traffic (As dez principais cidades com o pior trânsito do mundo), publicada no site VOA Learning English, cuja tradução para o português foi feita por mim. Procurei fazer uma tradução mais livre, mais solta, procurando deixá-lo com a leveza do texto original. Desculpem qualquer incorreção. Não domino a língua inglesa, apenas tenho curiosidade.


***




As dez principais cidades com o pior trânsito do mundo


Se você parar para pensar, a vida é uma serie de contínuas viagens interligada.

A maioria de nós começa o dia em deslocamentos rotineiros ou viagens ao trabalho. Nós deixamos nossas crianças na escola. Nós vamos ao médico, ou ao mercado comprar alimentos. Corremos para casa pra ver nossos familiares.

A vida é mais agradável quando estas viagens são fáceis e diretas. Quanto mais fáceis os deslocamentos, maior é sua qualidade de vida.

Ficar preso no trânsito não é fácil ou direto. Trânsito demorado pode ser estressante. Ele desperta o que há de pior nas pessoas. Trânsito demorado também reduz sua qualidade de vida. Alguns lugares são piores que outros. Três das dez cidades com pior trânsito ficam no sudeste asiático.

Pessoas que moram em grandes cidades gastam muito tempo falando sobre trânsito. Pessoas demais nas ruas pode ser um grande problema.

Nem todo tráfico é o mesmo. Há alguns termos que você precisa saber quando falar sobre tráfico.

Um destes termos é engarrafamento. Engarrafamento é quando ninguém consegue ir a lugar algum. As estradas tornam-se um grande estacionamento.

Há também o para-para. Isso é quando você avança um pouco, e então para. Avança um pouco. Então para. Ambos são igualmente estressantes.

O trânsito pode estar parado. Isto quer dizer que há tantos carros nas ruas que eles parecem estar se tocando. Marcha lenta significa que seu carro está correndo, mas você está andando… para lugar nenhum.

Um outro termo a ser conhecido é “hora do rush”. A hora do rush acontece mais ou menos na mesma hora, todos os dias — Quando as pessoas estão indo e vindo do trabalho.



Mas que lugar do mundo tem o pior transito?

Em 2014, a Castrol Magnatec Stop-Start Index, analisou as condições de trânsito em 78 cidades do planeta. Motoristas em diversas áreas usaram o dispositivo TomTom GPS. Cada GPS calculava o tempo gasto e as condições de trânsito experimentadas pelos motoristas. 

A Castrol é uma companhia produtora de lubrificantes automotivos com sede no Reino Unido. A companhia afirma que todo esse para-avança e a marcha lenta prejudicam o motor de seu carro. E, para ajudar, ela quer vender a vocês os produtos Castrol.

O estudo descobriu um aumento, tanto no trânsito pesado, quanto no avança-e-para.

Aqui estão os resultados.

As dez principais cidades com pior trânsito são:

10. Buenos Aires, Argentina

9. Guadalajara, Mexico

8. Bangkok, Tailânida

7. Roma, Italia

6. Moscou, Russia

5. St. Petersburg, Russia

4. Surabaya, Indonesia

3. Cidade do Mexico City, Mexico

2. Istambul, Turquia

E a número 1 com pior tráfico no planeta é…

1. Jacarta, Indonesia



Em Shangai, na China, foram encontrados problemas de trânsito piores que em Pequim. Os motoristas em Shangai gastam 33% do tempo na estradas, em marcha lenta. Em Pequim, as pessoas gastam 27% de suas viagens em marcha lenta, sem fazer nada, mas com os motores funcionando e desperdiçando combustível.

Então, o que fazer para reduzir o problema do trânsito?

Uma coisa que as cidades podem fazer é fornecer mais transporte público.

Vamos dar uma olhada rápida na cidade com o pior trânsito do mundo — Jacarta. A região metropolitana de Jacarta abriga cerca de 24 milhões de pessoas. Mas somente 13% de todas as viagens são feitas no transporte público.



Os investimentos em transporte público na capital indonésia começaram em 2004. Trabalhadores estão construindo a primeira parte de um sistema de transporte público, conhecido como ferrovia Mass Rapid Transit.

Outra coisa que as cidades podem fazer para reduzir o trânsito é cobrar pedágio em algumas partes da cidade. No próximo ano, Jacarta planeja começar a cobrar pedágio em duas congestionadas rodovias.

Agentes de trânsito de Jacarta proibiram o uso de motocicletas em muitas ruas da cidade.

Até que as cidades com problemas de trânsito encontrem modos de transportar as pessoas de um ponto A para um ponto B com mais eficiência, elas apenas podem sentir inveja das pessoas que moram em Tampere, na Finlândia, e Rotterdam, na Holanda. A pesquisa descobriu que estas duas cidades possuem o trânsito mais rápido do mundo.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates