0

Alguém maior que você e eu

Posted by Cottidianos on 02:25
Sábado, 21 de março



O desejo do homem de acreditar em algo superior a ele é tão antigo quanto antiga é própria história humana na face da terra. Não haveria necessidade de se criar religiões para que se elevasse o pensamento a esse mistério que está acima de nós e, ao mesmo tempo, dentro de nós. Mas por uma série de razões, motivos e sentimentos, o homem inventou de inventar as religiões. E elas, no decorrer da história, foram causas de muitas dissensões, separando os homens no exato ponto em que deveriam uni-los.

 Infelizmente ainda hoje é assim. A religião é uma faca de dois gumes: tanto pode levar os homens ao céu, quanto pode levá-los ao inferno. O que torna má as religiões e, consequentemente, os homens que dão vida e sentido a elas, é o veneno do fanatismo religioso. Deus, do alto de seu trono, deve achar grandes hipócritas os adeptos do fanatismo. Por obstinação a que se entregam ao fanatismo, muitos homens seguem em direção ao inferno, certos de que estão caminhando para o céu.  Alguns até se auto-proclamam Estado, mas não deveria Estado pressupor bem-estar dos cidadãos?

No decorrer da história muitos foram os filósofos que se proclamaram o fim da religião. Todos falharam. A modernidade, a tecnologia e a ciência não mataram a religião, ao contrário, estão descobrindo que aliar-se a ela, é o melhor modo de curar o homem. Queira Deus que as religiões também não se tornem intolerantes, de modo a atravancar o caminho da ciência, como já o fizeram durante séculos. Que as religiões tenham luz e sabedoria para fazer da ciência uma aliada.

Temos acompanhando nos noticiários tantos casos de corrupção e escândalos que muito nos entristecem. As religiões funcionam de certa forma como um freio para nossos instintos mais primitivos. Antes esse freio era bem mais forte, hoje em dia já nem tanto, mas o fato é que continua inibindo os homens em seus maus pensamentos e ações. Aproximar-se de Deus. Crer nele nos torna seres humanos melhores. Quem ama a Deus não tira o alimento da boca de seu semelhante no momento em que ele mais precisa.

Quando vejo, esses homens, distintos nas roupas caríssimas e joias valiosas com que adornam seus corpos materiais, objetos estes conquistados à custa da fome de tantos dos meus semelhantes, de tantos irmãos em humanidade, penso que estes homens podem até bater no peito e dizer “Deus é meu senhor e salvador”, mas quão distantes estão desse mesmo Senhor que louvam apenas com os lábios... Se eles pudessem ver a si mesmo em espírito veriam o quanto suas roupas são trapos e frangalhos e suas joias valiosas nada mais que pesadas correntes a lhes dificultar a caminhada, talvez, só assim se dispusessem a agir com retidão.

Talvez a inspiração para estas coisas das quais vos falo na madrugada que precede o amanhecer do sábado, tenha vindo da escuta do repertório gospel do inspirado Elvis Presley, do versátil Elvis, que gravou um pouco de tudo: Gospel, R&B, rock, country e baladas românticas.

Traduzi para vocês uma canção interpretada pelo Elvis, a qual acho de uma beleza singular, tanto na melodia, quanto na letra. Trata-se da canção Somebody Bigger Than You and I.

A referida canção foi gravada no album How Great Thou Art, do ano de 1967. O Wikipédia é só elogios para esse álbum: “How Great Thou Art será sempre avaliado como um álbum histórico na carreira de Elvis Presley, sendo considerado um dos "divisores de águas" na carreira do rei do rock. Foi o terceiro álbum gospel de Elvis sendo o segundo em formato de LP, e é constantemente considerado como o seu melhor trabalho em se tratando da temática gospel. Com este trabalho, Elvis foi laureado com o Grammy Award de "Melhor Perfomance Religiosa"; diante dos fatos, podemos dizer que este álbum se tornou em um sucesso de crítica e público, alcançando ótimas posições nos charts americanos e britânicos, afinal, tratava-se de um trabalho no gênero gospel, e devido a isso, as boas posições que o trabalho atingiu eram consideradas de difícil êxito, no entanto, foram possíveis por causa da qualidade da obra. Segundo analistas, críticos e fãs, este álbum é decorrente de radical mudança em sua produção musical. O álbum de certa forma surpreendeu o mundo da música, e gradativamente transformou-se em um grande sucesso de crítica e público. De alguma forma, o fonograma – considerado de grande qualidade – e seus resultados aguçaram e excitaram musicistas, produtores, fãs e o grande público. Bem produzido e com peças esmeradas, Elvis Presley dera indícios de sua vitalidade e criatividade, ainda em franca ascensão e plena maturidade musical. Fundou-se, portanto, um tempo de bons arranjos e melhor seleção musical. Ocorreram profundas mudanças em seus tons, na própria tessitura vocal e, consequentemente, em seus registros. Gradativamente, a própria extensão seria privilegiada”, diz a enciclopédia eletrônica.

Comentário com o qual eu concordo plenamente. O álbum é mesmo uma preciosidade, com canções do quilate de How Great Thou Art, Stand By Me, Without Him, Where Could I Go But To The Lord,  além de outras igualmente belíssimas.

Temos que correr atrás de nossos afazeres e atribuições? Temos. Mas isso não nos impede de elevarmos os nossos pensamentos ao Deus altíssimo, independente de denominações religiosas.

Abaixo, deixo com vocês a belíssima letra da canção Somebody Bigger Than You and I, da autoria de Hy Heath , Johnny Lange , J. Francis Burke, e divinamente interpretada pelo inesquecível, Elvis Presley.

***



Somebody Bigger Than You And I
Alguém maior que você e eu

Who made the mountains, who made the trees
Quem fez as montanhas, quem fez as árvores
Who made the rivers flow to the sea
Quem fez os rios que correm para o mar
And who sends the rain when the earth is dry
E quem envia a chuva quando a terra está seca
Somebody bigger than you and I
Alguém maior que você e eu

Who made the flowers to bloom in the spring
Quem fez as flores que desabrocham na primavera
Who made the song for the robins to sing
Quem fez a canção para os pintarroxos cantarem
And who hung the moon and the stars in the sky
E quem pendurou a lua e as estrelas no céu
Somebody bigger than you and I
Alguém maior que você e eu

He lights the way when the road is long
Ele ilumina o caminho quando a estrada é longa
He keeps you company
Ele o mantém em sua companhia
And with His love to guide you
E o guia com seu amor
He walks beside you
Ele caminha ao seu lado
Just like He walks with me
Assim como caminha comigo
When we're filled with despair
Quando estamos cheios de desespero
Who gives me courage to go from there
Quem me dá coragem de seguir adiante
And who gives me faith that will never die
E quem me dá certeza de que nunca morrei
Somebody bigger than you and I
Alguém maior que você e eu



0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates