0

Um olhar de gratidão sobre o mundo que nos rodeia

Posted by Cottidianos on 01:00
 Quarta-feira, 03 de dezembro



Recebi, em minha caixa de e-mails, um vídeo enviado por Marlene, uma amiga muito querida para mim. Achei-o tão cheio de beleza que resolvi compartilhar com vocês, tendo o cuidado de fazer a transcrição do texto para que possam apreciar a mensagem com mais tranquilidade. 

O vídeo do autor, diretor de cinema e fotografo americano Louie Schwartzberg, mostra belíssimas imagens de natureza e de pessoas. O autor do vídeo quer na verdade mostrar com isso que somos todos natureza e que estamos todos conectados, em qualquer lugar do planeta onde estejamos vivendo. No vídeo, Schwartzberg usa a maior parte do tempo para apresentar o projeto, e depois para apresentar a mensagem propriamente dita, transcrita abaixo, em itálico. Resolvi transcrever o texto completo, pois a introdução também faz parte do todo do texto, tornando-o mais belo e mais profundo.

Na verdade, em nossa correria cotidiana, passamos tão rápido pelas coisas belas e simples da vida, que, muitas vezes, nos esquecemos até de que temos olhos para apreciar toda a maravilha de cores e sensações que nos rodeiam.

Quando nos abrirmos para toda essas bençãos que são colocadas em nosso caminho todos dias, então seremos capazes de perceber que o dia de HOJE é o nosso grande presente e nossa grande benção.

***



FELICIDADE REVELADA
Louie Schwartzberg

Olá todo mundo. Estou vivendo uma espécie de reestreia. Isso é maravilhoso! De volta às minhas origens em São Francisco, quando eu me graduei na UCLA, eu me mudei para o nordeste da Califórnia e vivi numa cidadezinha chamada Elk. Eu não tinha um telefone ou televisão, mas tinha o correio dos Estados Unidos. A vida era boa naquele tempo. Pelo que me lembro, eu tinha que ir à loja geral para tomar uma xícara de café e um “brounie”, e enviar, por navio, o meu filme para São Francisco e esperar por dois dias até que aparecesse na minha porta. O que era uma maneira melhor que ter que enfrentar o trafego de Hollywood.

Eu não tinha muito dinheiro, mas eu tinha tempo e um sentido de imaginação. Eu comecei a tirar fotos em “time lapse”. Eu demorava um mês para fotografar 1 metro de filme porque aquilo era tudo o que eu podia comprar. Eu venho fazendo fotos prolongadas de flores, continuamente, por 4 horas, todos os dias, 7 dias por semana, por mais de 30 anos, e vê-las se mover é uma dança da qual eu nunca me canso. A beleza dela nos imerge em cor, gosto, toque e também nos provê com um terço dos alimentos que comemos.

A sedução da beleza é uma ferramenta da natureza para sobreviver, porque nós protegemos aquilo que nos aproximamos e abre nossos corações e nos faz compreender que nós somos parte da natureza e não separados dela. Quando vemos que fazemos parte da natureza, fica claro que estamos todos conectados. As pessoas que veem minhas imagens, muitas vezes dizem: “Oh, meu Deus!” Se pensarmos no que isso significa, veremos que: “Oh” significa que chamou, trouxe sua atenção para o presente. O “meu” significa que o conectou com algo profundo em sua alma, abrindo um portão para uma voz interna acordar e ser ouvida. E “Deus”? Deus é uma jornada pessoal em que todos querem estar, para se inspirar, para sentir que estamos conectados com o universo e celebrar a vida.

Vocês sabiam que 80% da informação que nós recebemos vêm através dos olhos, e que se você comparar a energia da luz com escalas musicais, será apenas 1/8 o que podemos ver a olho nu o que estaria bem no meio? E não estaríamos gratos aos nossos cérebros, que podem tomar esse impulso elétrico que vem da energia da luz para criar imagens que nos permitem explorar nosso mundo? E não estamos gratos por termos corações que podem sentir as vibrações, que nos permitem sentir o prazer e a beleza da natureza?

A beleza da natureza é um presente a ser cultivado com reverência e gratidão. O presente particular que quero compartilhar hoje aqui é um projeto no qual eu venho trabalhando que é chamado “Felicidade Revelada” e ele vai nos dar um vislumbre nessa  perspectiva do ponto de vista da criança e do idoso nesse mundo.

Depoimento criança (menina):

Quando eu assisto TV, é apenas alguns programas fora do padrão. E quando você explora, você tem mais imaginação do que você já tinha e depois quando você tem mais imaginação, isso faz você querer ir mais fundo, assim você pode ter mais e ver mais. Como se tivesse um caminho que pode levar você a uma praia ou algo assim e então isso pode ser bonito.

Louie Schwartzberg

Você acha que isso é apenas mais um dia na sua vida. Não é apenas mais um dia. É “O” dia que é dado a você HOJE. Ele é dado a você, é um presente. É o único presente que você tem nesse exato momento, e sua única resposta apropriada é a GRATIDÃO. Se você não fizer mais nada, mas apenas cultivar essa resposta para o grande dom que este dia único é, se você o responder como se fosse o primeiro dia em sua vida, e o último dia, então você vai ter passado o dia de hoje muito bem!

Comece abrindo os seus olhos e se surpreenda porque você tem olhos através dos quais pode abrir essa incrível escala de cores que é constantemente oferecida a nós, para nosso puro prazer.

Olhe para o céu. Nós raramente olhamos para o céu e note como ele se transforma de momento a momento com as nuvens indo e vindo. Nós pensamos no tempo (clima) e mesmo em relação ao tempo, nós não percebemos que existem muitos nuances, apenas pensamos que há, bom tempo ou mau tempo.

Esse dia de hoje é um tempo único e pode ser que nunca mais haja um tempo extamente igual, pois esse arranjo de nuvens no céu, nunca será o mesmo de agora. Abra seus olhos e olhe para isso. Olhe para o rosto das pessoas que você conhece. Cada uma tem uma incrível história, por trás de sua face, uma história que você nunca poderá penetrar inteiramente, não apenas a história própria, mas a história dos antepassados, para não irmos tão longe. E neste momento, neste dia, todas as pessoas que se encontram, toda a vida de gerações, e de muitos lugares ao redor do mundo fluem para encontrar você aqui como um fonte de água da vida e basta você abrir seu coração e beber.

Abra seu coração para o incrível presente que a civilização nos dá, quando giramos uma chave e há luz elétrica, quando abrimos uma torneira e há água quente e fria, e água potável. Isso é um presente que milhões e milhões de pessoas no mundo nunca vão experimentar. Esses são apenas alguns poucos, do enorme número de presentes para os quais podemos abrir nosso coração. Eu desejo que você abra o seu coração para todas essas bençãos e deixe-as fluir através de vocês, para que todos que venham a encontrá-los neste dia, seja abençoado por vocês, apenas pelos seus olhos, pelo seu sorriso, pelo seu toque, apenas por sua presença. Deixe a gratidão fluir em benção ao seu redor. Então, esse será realmente, um bom dia!

***

Vale a pena conferir o vídeo com imagens no YouTube.






0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates