0

Plebiscito no próximo domingo decidirá criação de dois novos distritos em Campinas

Posted by Cottidianos on 19:17
Sexta-feira, 03 de outubro

Região do Ouro Verde

Neste domingo, quando os habitantes da cidade de Campinas forem às urnas eletrônicas para escolher os candidatos aos cargos públicos de Presidente da República, Governador, Senador e Deputados Estadual e Federal, não estará, para eles, encerrada a votação. Os campineiros terão ainda uma missão: decidir se as regiões de Ouro Verde e Campo Grande serão elevadas as categorias de Distrito de Campinas. Atualmente, no município de Campinas, há quatro distritos: Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Souzas e Nova Aparecida, sendo Barão Geraldo, o maior deles, com uma população estimada em 50 mil habitantes. A subprefeitura de Barão conta com um quadro de 44 funcionários.

Ao terminar a votação comum a todo o país, a tela das urnas, em Campinas, exibirão a seguinte pergunta "Você é a favor da criação do distrito de Ouro Verde?” E, em seguida, "Você é a favor da criação do distrito de Campo Grande?” Se o votante quiser que as duas regiões se transformem em Distrito, terão de digitar “60”, caso não desejem que isso aconteça, terão que digitar o número “30”. Segundo informações contidas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ouro Verde e Campo Grande são duas importantes regiões da cidade de Campinas. A população das duas regiões perfaz um total de 400 mil habitantes, distribuídos em 230 bairros. Para atender a população desses locais são disponibilizadas 78 linhas de ônibus. Além disso, há na área um contingente de 27 mil alunos, divididos em 82 escolas. Esses dados reforçam a importância das dua regiões para a vida da cidade. Apesar disso, ainda falta para essa população acesso a direitos básicos como educação, saúde e segurança.

Votarão no plebiscito, os cerca de 800 mil eleitores da cidade. A esperança é de que, com a criação dos distritos, o poder público passe a ter para as regiões uma maior atenção, uma vez que elas terão um maior poder de reivindicação. Um dos argumentos utilizados pela corrente contrária à criação dos Distritos é a de que as subprefeituras possuem autonomia administrativa, mas não possuem independência financeira. 


O plebiscito deste domingo em Campinas será o primeiro realizado junto com as eleições gerais no país. 

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates