0

Gols, champanhe no pódio, doces, brincadeiras e velas acesas num fim de semana superespecial

Posted by Cottidianos on 16:21
Domingo, 12 de outubro

Vamos estourar os fogos, acender as velas e soprar os balões coloridos, afinal este é um fim de semana de festas. É tempo de esporte, de Fórmula 1 e, para os católicos, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil... E dia das crianças. É ou não é para comemorar?!




Comecemos por ontem, sábado (11). Do outro lado do mundo, em Pequim, na China, foi realizado o Superclássico das Américas de 2014. Não entendo porque tiveram que jogar o clássico das Américas, na China, mas tudo bem. O fato pode até ser inusitado, mas o Superclássico é bem antigo. Segundo cálculos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é a 100a vez que os gigantes Brasil x Argentina se encontram nesse duelo. Segundo a Federação de Futebol Argentino, ou melhor, segundo a  Asociación del Fútbol Argentino (AFA), trata-se de 98a edição do torneio. Fiquemos com as contas da CBF e comemoremos esse momento especial, repleto, no decorrer da história, de bom futebol, muita rivalidade, muitas piadas e bom humor de ambos os lados.

É bom ressaltar que um jogo entre Brasil e Argentina, mesmo que seja amistoso, recebe a atenção e seriedade dos grandes eventos, de grandes finais de um campeonato, imagine esse que valia taça. O Superclássico das Américas começou em meio à guerra. Foi em 1914, e fazia apenas dois meses que fora declarada a 1a Guerra Mundial. Então essa guerra dentro de campo faz sentido em sua origem sem as atrocidades daquela.

Uma vitória da Seleção Brasileira é sempre bom. Uma vitória da Seleção Brasileira em cima da Argentina é melhor ainda.

Dentro do gramado do estádio chinês, Ninho de Pássaro, a Argentina chegou com mais moral, mais toque de bola, pelos menos nos primeiros quinze minutos da partida. Dunga soube armar bem o time, fechado, não dando espaço para o futebol à moda espanhola dos argentinos. O Brasil jogou bonito.

Falharam as estrelas de Leonel Messi e Neymar. O primeiro perdeu um pênalti, muito bem defendido, diga-se de passagem, pelo goleiro Jefferson. O segundo foi perseguido dentro de campo — como sempre acontece — igual uma presa é perseguida por caçadores na floresta. Ainda bem que a estrela de Diego Tardelli brilhou bem alto e forte. Ele conseguiu fazer dois gols e contribuiu com isso, para que a equipe brasileira levantasse a taça de campeão.

Este é o terceiro jogo da Seleção Brasileira sob o comando de Dunga, após a equipe brasileira, ainda sob o comando de Felipão, ser atropelada pela Alemanha, durante a Copa do Mundo. O primeiro foi um amistoso contra a Colômbia, no dia 05 de setembro, nos Estados Unidos. Na ocasião, o Brasil venceu pelo placar de 1 x 0: Um golaço de Neymar. Na segunda partida, também nos Estados Unidos, o Brasil venceu a Equador pelo placar de 1 a 0. O próximo jogo amistoso será contra o Japão, no dia 14 de outubro, terça-feira, no Estádio Nacional de Cingapura. Em novembro o Brasil enfrentará a Turquia e a Áustria em novos amistosos.



Neste domingo (12), a Fórmula 1 viveu um momento especial e histórico. Os pilotos correram no circuito de Sóchi, cidade russa que entra para a história ao receber, pela primeira vez, um GP de Fórmula 1. O circuito tem com jeito e cheiro de novo, “novinho em folha”. Antes da corrida, houve uma cerimônia, da qual participaram cerca de mil pessoas. Ainda antes de entrarem nos carros, os pilotos se reuniram na reta principal do circuito e fizeram uma oração pela recuperação de Jules Bianchi, que sofreu grave acidente na corrida da semana passada, e ainda está internado em estado grave, no Japão. O circuito é de primeira categoria, com uma pista que permite boas ultrapassagens e que elas sejam feitas com segurança, fato que, com certeza, acrescentará uma pitada a mais de emoção às corridas. 

Quem se deu bem em Sochi foi o inglês Louis Hamilton, que estourou champanhe e ainda levantou o trófeu de campeão, atingindo assim a nona vitória na temporada. Hamilton fez uma corrida tranquila. Já o companheiro de equipe, Nico Rosberg, teve que mostrar garras de tigre para conquistar o segundo lugar no pódio.

Hamilton, quase sempre, é vítima da própria ansiedade. Desta vez, porém, quem provou desse veneno foi Rosberg, que ao fazer uma manobra de ultrapassagem, em cima do inglês, logo no início da prova, acabou fazendo uma péssima manobra, o que o fez devolver a posição à Hamilton e, pior, teve que ir aos boxes trocar pneus, o que levou ás últimas posições. Sem o companheiro de equipe para lhe ameaçar, Hamilton voou livre no novíssimo circuito russo e administrou bem a corrida e a vitória. Nico Rosberg aguentou bem com os pneus macios e levou a corrida até o fim, conseguindo uma excelente recuperação e chegando em segundo lugar.

Completando o pódio, em terceiro lugar, estava o companheiro de Fellipe Massa, na Willians, Valtteri Bottas.

Quem também se deu bem na Rússia, foi a equipe Mercedes, que com a dobradinha Hamilton x Rosberg, levou o título antecipado de campeã do Mundial de Construtores.



Há ainda, neste domingo, as festas e homenagens às crianças. Em todo o país ocorrem atividades recreativas, educativas e culturais, para alegria e diversão da garotada. Crianças são como pequenas sementes de esperanças: quanto mais cuidado, carinho e atenção tivermos para com elas, tanto mais elas crescerão e se tornarão como arvores frondosas e cheias de frutos. “Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes”, diz Dalai Lama.



Festa também no Santuário de Aparecida, maior templo católico do Brasil, e em todo o país, por ocasião do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, deve receber neste domingo, cerca de 160 mil fies que lá acorrerão para fazer suas orações e homenagens. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul há quase trezentos anos e, desde então, tem atraído a devoção dos fieis e romeiros, fazendo com que Aparecida seja conhecida como a capital da fé.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates