0

Dicas, cultural e cidadã

Posted by Cottidianos on 22:42
Segunda-feira, 08 de setembro

Estar antenado, ligado, atento a tudo ao que acontece ao nosso redor é boa ferramenta para compreendermos melhor o mundo que nos rodeia. Principalmente, em uma época,  na qual, nos preparamos para eleger os representantes que irão gerir os destinos da nação. Já pensou que grande responsabilidade?! Você está dando poderes a alguém para que este lhe represente, represente seus direitos. “Mas é tanta roubalheira, tanta corrupção, que não dá vontade de votar em ninguém”, argumenta você. Fique ciente de que, com ou sem o seu voto, alguém vai assumir uma cadeira nas diferentes esferas do poder e, se esse alguém, não condiz, nem merece o nome de “político”, lembre-se: Não adianta chorar, e se chorar, lembre-se de que “você” agiu como Pilatos, lavando as mãos. O encontro promovido pelo Instituto Campinas Sustentável discutirá essas e outras questões com enfoque no público jovem, mas que é de interesse de toda a sociedade, em todas as faixas etárias.

Quanto mais esclarecimento você adquire, soma-se a ele mais cultura. Esse é o tema em discussão, proposto pelo Conselho de Desenvolvimento Cultural (Condec), da UNICAMP que discutirá temas que aprofundam e promovem o debate sobre a Política Cultural para a Universidade, costurando elementos que permitam uma melhor articulação com a sociedade através desse viés.

Compartilho abaixo, duas dicas enviadas por Odair Marques da Silva, coordenador do CIS Guanabara. Aproveito para desejar uma semana repleta de paz e alegria a todos!

***



O Voto do Jovem Cidadão Eleitor

Instituto Campinas Sustentável promove encontro para conversar com jovens eleitores sobre questões como participação social, voto nulo e em branco e quociente eleitoral, entre outras.

Cidadania na Rede é um programa do Instituto Campinas Sustentável destinado à promoção da cidadania e participação social. O encontro do dia 10/09 versará sobre O Voto do Jovem Cidadão Eleitor, no qual alunos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, participarão de uma roda de conversa sobre questões como o voto nulo e em branco, e o quociente eleitoral.

Cada encontro do Cidadania na Rede se dá em torno de um tema relevante para o momento e envolve convidados (2 ou 3) especialistas no assunto que apresentam seus pontos de vista e respondem às questões dos presentes e dos internautas. Os encontros têm transmissão ao vivo pela internet potencializando seu alcance.

Neste encontro teremos a presença de 40 alunos do ensino médio estadual cujas perguntas serão respondidas por um advogado da área eleitoral, um vereador em exercício e uma pedagoga. O objetivo não é cobrir o tema completamente, mas responder a dúvidas e provocar o jovem a se questionar e buscar mais informação qualificada.

O programa Cidadania na Rede é organizado pelo Instituto Campinas Sustentável (ICS) em parceria com o CIS-Guanabara, CDI, Socializando Saberes e SinTPq, tem por objetivo fomentar o diálogo sobre temas relacionados à cidadania e seu efetivo exercício no meio social.

Como pano de fundo para todos os encontros está o levantamento de propostas para ações de melhoria relacionadas com o tema em questão, a serem amplamente divulgadas em nossa rede e encaminhadas aos órgãos e entidades relacionadas com o assunto.

O Instituto Campinas Sustentável (ICS) tem por missão a promoção da Participação e do Controle Social, e a Educação Cidadã, incidindo na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Coordena o movimento Campinas Que Queremos cujo objetivo é participar de uma Rede Cidadã pela transparência das informações públicas e participação social, assim como no estabelecimento de políticas públicas e no acompanhamento cidadão de sua execução.

Cidadania na Rede – O Voto do Jovem Cidadão Eleitor

Dia 10/09 – quarta-feira – das 20:00 ás 22:00h

Local: CIS-Guanabara, rua Mario Siqueira, 829 – Campinas

Transmissão web: socializandosaberes.net.br

Mais informações:



(19) 3385-5535

***



Cultura e Extensão Universitária: um diálogo necessário

A Cultura é hoje considerada em suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica, estando associada à ideia de desenvolvimento das nações e sendo, inclusive, preconizada como solução para problemas de desigualdade e de inclusão social. No Brasil, a amplitude do conceito de Cultura aplicado às políticas públicas em todas as esferas de governo reflete a complexidade que o tema adquiriu nos últimos anos.

Paralelamente, a universidade pública – por meio da articulação Ensino / Pesquisa / Extensão – possui os suportes necessários para subsidiar as ações e as reflexões voltadas a essa área. O documento Política Nacional de Extensão Universitária, produzido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), em maio de 2012, reafirma esses princípios:

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. (p.15)

As áreas de atuação prioritárias, na articulação da Extensão Universitária com as políticas públicas, são as seguintes: [...]

- promoção do desenvolvimento cultural, em especial a produção e preservação de bens simbólicos e o ensino das artes” (p.26)

Na Unicamp, o Conselho de Desenvolvimento Cultural (Condec), presidido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tem o compromisso de construir uma Política Cultural para a Universidade e, consequentemente, um Programa de Desenvolvimento Cultural que permita sua implementação. A construção e a concretização de políticas passam pela promoção de debates para o aprofundamento da temática, por meio de diálogos que permitam ouvir a comunidade, tanto interna quanto externa – acadêmicos, gestores, produtores, consumidores –, seus conhecimentos e experiências.

Este fórum pretende ser o instrumento da discussão dessa temática e também uma ferramenta que permita somar elementos à articulação com a sociedade, por meio deste viés.

PROGRAMA

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura:

Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da UNICAMP

Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp

9h30 – 10h45 – Dimensões das políticas públicas de cultura

Convidado: José Roberto Zan - Sociólogo da Cultura e da Arte. Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes – Unicamp

10h45 – 11h00 – Coffee Break

11h – 12h15 – A construção de políticas culturais

Convidada: LIA CALABRE - Integra o setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa. Professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UAM).

12h15 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h20 – Mesa Redonda “O diálogo entre saberes acadêmicos e saberes populares”

Convidados:

ALESSANDRA RIBEIRO MARTINS – coordenadora de projetos na Fazenda Roseira e no jongo Dito Ribeiro, em Campinas, SP

SILMAR DE OLIVEIRA – Maestro do Conservatório Municipal de Salto, SP e articulador do Espaço Cultural Barros Junior, no mesmo município

Debatedor: JULIO AMSTALDEN – Músico, doutorando da FE Unicamp

15h20 – 15h40 – Coffee Break

15h40 – 17h00 – Mesa Redonda “O diálogo entre a universidade e as instituições culturais”

Convidados:

EVANDRO CENEVIVA – Gerente do SESC Campinas

MÁRIO MAZZILLI – Gerente Geral CPFL Cultura

Debatedora: SYLVIA FUREGATTI – Professora do Departamento de Artes Visuais do IA Unicamp

17h00 – Encerramento


Para realizar sua inscrição escolha uma das opções:

Caso você seja novo no site Fóruns Permanentes acesse o link:
Cadastrar-se no site dos Fóruns Permanentes

Caso já possua cadastro no site dos Fóruns Permanentes acesse o link:


INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp

Data: 15 de Setembro de 2014

Horário: das 9h00 às 17h00

ORGANIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural

Cis-Guanabara

Coordenadoria de Assuntos Comunitários

Espaço Cultural Casa do Lago

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates